Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
15° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
15° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 26° C

Centro de Vacinação vai passar para o pavilhão do Arneirense

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Município das Caldas da Rainha está a preparar um novo centro de vacinação no pavilhão da associação Arneirense, no Bairro dos Arneiros, deixando o Pavilhão da Mata, que regressará à sua missão original, o acolhimento de atividades desportivas.

O Município das Caldas da Rainha está a preparar um novo centro de vacinação no pavilhão da associação Arneirense, no Bairro dos Arneiros, deixando o Pavilhão da Mata, que regressará à sua missão original, o acolhimento de atividades desportivas.

Os preparativos para a transferência estão a ser ultimados, numa medida que vem no seguimento da necessidade de outro espaço que possa ser de fácil acesso aos utentes, tenha dimensão e permita libertar o centro de vacinação atualmente existente para o desenvolvimento dos treinos e jogos de várias modalidades.

A nave principal do Pavilhão da Mata começou por ser utilizada para a vacinação e área de recobro após a mesma, ficando a zona mais interior ocupada pela área de espera, mas quando a situação epidemiológica entrou numa evolução positiva no país as atividades desportivas voltaram a ocupar o espaço central do pavilhão.

No passado sábado, quando o JORNAL DAS CALDAS esteve na Mata, estavam a decorrer treinos de patinagem, enquanto que a sala que era habitualmente utilizada para ténis de mesa estava preenchida pela zona de espera, de vacinação e de recobro.

O aumento de casos de Covid-19 e o prolongamento da vacinação levou agora a autarquia a pensar na transferência de toda a logística dedicada à saúde para o pavilhão do Arneirense, que é grande e não está a ter muita ocupação, podendo ser utlizado para o efeito. Será também aproveitado o terreno do antigo Futebol Clube das Caldas para o estacionamento.

Aparentemente há vantagens mas também desvantagens, como por exemplo o facto do pavilhão se situar numa ponta da cidade.

Mas no Pavilhão da Mata também já havia sistematicamente queixas, sobretudo pelas filas que se geravam no exterior, agora com tempo frio e chuva, nada agradáveis para os utentes, como relatou Conceição Neves numa missiva dirigida à Câmara, onde manifestou a sua “indignação” por ter presenciado pessoas à espera da vacinação, “algumas com problemas devido à idade e mobilidade, em filas na rua, expostas ao frio e chuva”.  

“Tenho 75 anos, ótima mobilidade, já estou vacinada com a terceira dose, mas a vacina nada faz contra a revolta de pensar que a vacinação da população vai continuar nas péssimas condições em que está a decorrer”, comentou, lançando o repto de se convocar a ministra da Saúde a deslocar-se ao Pavilhão da Mata “para se aperceber de que é necessário mais espaço, com condições, para as pessoas não estarem sujeitas às intempéries climatéricas”.

Apesar de se ter passado o mesmo no último sábado de manhã, quando começou a chover, o JORNAL DAS CALDAS presenciou a correção da situação, com ordens do presidente da Câmara para “entrarem todas as pessoas para o pavilhão e ninguém ficar à chuva”. E pouco depois vinha a notícia em primeira mão: “Estamos a preparar o Arneirense para acolher o Centro de Vacinação”. A transferência deverá ocorrer dentro de poucos dias.

Confiança perante nova variante

Os utentes vacinados no último fim de semana nas Caldas da Rainha mostraram-se confiantes na eficácia do processo perante a nova variante do vírus. Só lamentam que ainda haja pessoas que não receberam qualquer dose da vacina contra a Covid-19.

A variante ómicron é encarada como mais uma barreira a ultrapassar pela vacina contra a Covid-19. A população acredita que se está no bom caminho para combater a pandemia. Contudo, faz notar que a luta só se tornará eficaz se todos procurarem ser vacinados.

Nas Caldas da Rainha o processo de vacinação está a decorrer a bom ritmo, revelou a enfermeira Paula Abreu. No sábado de manhã foram vacinadas cerca de 400 pessoas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.

afetos