Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
14° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
14° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 25° C

A chegada do Pai Natal passou a ser “o momento mais marcante” no Bombarral

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ

Os desejos do executivo da Câmara são uma melhoria das condições de vida para os bombarralenses

Em Portugal, o natal tem fortes tradições, sendo que nesta altura do ano centenas de famílias se reúnem para celebrar o nascimento de Jesus, trocando prendas e reforçando os laços familiares. Os doces como as filhós e as fatias douradas são populares em todo o país. Os presépios têm forte tradição de norte a sul do país. No entanto, cada concelho tem uma tradição especial que faz parte da sua história.

Qual o natal tradicional do Bombarral que reavive memórias e tradições? Em entrevista ao JORNAL DAS CALDAS, o presidente da Câmara do Bombarral fala do natal naquele concelho, destacando o famoso o arroz de golada, broas de natal e pão de ló da avó.

JORNAL DAS CALDAS: Qual a tradição típica do Bombarral no natal?

Ricardo Fernandes – No Bombarral, desde que este executivo tomou posse, a chegada do Pai Natal passou a ser o momento mais marcante e ansiado.

J:C: Quais são os pratos e doces tradicionais no natal no Bombarral?

R.F. – Para além dos pratos e doces típicos um pouco por todo o país, conseguem-se encontrar algumas referências ao arroz de golada, broas de natal e pão de ló da avó.

J.C.: A Câmara Municipal do Bombarral proporciona às famílias todos os anos um programa diversificado para celebrar esta quadra. O que destaca deste natal?

R.F. – O programa desenvolve-se em todo o mês de dezembro e é muito variado. No entanto, o epicentro é na Praça do Município com o Aldeia do Pai Natal, o Mercadinho de Natal e a Pista de Gelo (ecológico).

J.C.: Este ano continuamos com a pandemia a assombrar o Natal, qual a mensagem de esperança do Município à população? 

R.F. – Sendo um período propício a fortes convívios há que ter cuidados redobrados e seguir as orientações das autoridades de saúde. A vacinação é até ao momento a ferramenta mais poderosa para se evitar a doença grave, mas não evita a transmissão do vírus. Devemos testarmo-nos com frequência e seria muito conveniente fazê-lo antes dos convívios desta época.

Não descurar o uso da máscara e higienizar frequentemente as mãos deverão ser outras preocupações presentes. Só com estes cuidados podemos encarar esta época com alguma tranquilidade, em harmonia e família.

J.C.: O que está a ser feito para ajudar o comércio local neste natal?

R.F. – Todo o programa de animação de Natal tem como objetivo trazer gente ao Bombarral e mais gente possibilita mais hipóteses de negócio para os nossos comerciantes.

J.C.: O natal também é sinónimo de várias ações de solidariedade social. O que é que o Município do Bombarral está a fazer neste natal em prol das famílias e pessoas mais carenciadas?

R.F. – O Município mantém a entrega de cabazes de natal às famílias com carências identificadas pelos serviços de ação social.

J.C: Quais são os seus desejos para o concelho do Bombarral para 2022?

Os desejos de que em 2022 o Município consiga desenvolver toda a sua ação como tem planeada, porque isso significaria uma melhoria das condições de vida para os bombarralenses e para quem cá trabalha e nos visita.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Livro de Inês Sofia “O segundo lado da perfeição” alerta para romances tóxicos

“O segundo lado da perfeição” é como se designa o livro da jovem Inês Sofia que foi lançado no passado dia 7 na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral.
É o segundo livro da autora, de 19 anos, e é uma história de amor entre dois adolescentes. “É sobre um relacionamento abusivo. Os seus sinais, a forma como se expressa, a maneira como se faz sentir, e, principalmente, a culpa com que as vítimas ficam”, contou.

ines 1

Os Golpe lançaram novo álbum “Terra do Diabo”

O grupo musical Golpe lançou um novo álbum, intitulado “Terra do Diabo”. O quinteto é da Benedita, mas tem dois elementos que são das Caldas da Rainha.
Da banda fazem parte Carlos Marques (voz, baixo e guitarra acústica), Samuel Lucas (guitarra e back vocals), João Carlos (teclados) e os músicos das Caldas da Rainha, Luís Agostinho (teclados) e Louie Russo (bateria e back vocals).

golpe 1

Relançamento do Prémio Literário Armando Silva Carvalho pelo Município de Óbidos

O Prémio Literário Armando da Silva Carvalho, atribuído pelo Município de Óbidos, vai ser retomado. O anúncio foi feito no dia 12 de abril, por Margarida Reis, vereadora com o pelouro da Cultura na autarquia obidense, no Jantar Literário promovido pela Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) e que decorreu no Convento São Miguel, nas Gaeiras.

jantar literario 1