Q

Previsão do tempo

20° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 24° C
21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 24° C
21° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 26° C

A chegada do Pai Natal passou a ser “o momento mais marcante” no Bombarral

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ

Os desejos do executivo da Câmara são uma melhoria das condições de vida para os bombarralenses

Em Portugal, o natal tem fortes tradições, sendo que nesta altura do ano centenas de famílias se reúnem para celebrar o nascimento de Jesus, trocando prendas e reforçando os laços familiares. Os doces como as filhós e as fatias douradas são populares em todo o país. Os presépios têm forte tradição de norte a sul do país. No entanto, cada concelho tem uma tradição especial que faz parte da sua história.

Qual o natal tradicional do Bombarral que reavive memórias e tradições? Em entrevista ao JORNAL DAS CALDAS, o presidente da Câmara do Bombarral fala do natal naquele concelho, destacando o famoso o arroz de golada, broas de natal e pão de ló da avó.

JORNAL DAS CALDAS: Qual a tradição típica do Bombarral no natal?

Ricardo Fernandes – No Bombarral, desde que este executivo tomou posse, a chegada do Pai Natal passou a ser o momento mais marcante e ansiado.

J:C: Quais são os pratos e doces tradicionais no natal no Bombarral?

R.F. – Para além dos pratos e doces típicos um pouco por todo o país, conseguem-se encontrar algumas referências ao arroz de golada, broas de natal e pão de ló da avó.

J.C.: A Câmara Municipal do Bombarral proporciona às famílias todos os anos um programa diversificado para celebrar esta quadra. O que destaca deste natal?

R.F. – O programa desenvolve-se em todo o mês de dezembro e é muito variado. No entanto, o epicentro é na Praça do Município com o Aldeia do Pai Natal, o Mercadinho de Natal e a Pista de Gelo (ecológico).

J.C.: Este ano continuamos com a pandemia a assombrar o Natal, qual a mensagem de esperança do Município à população? 

R.F. – Sendo um período propício a fortes convívios há que ter cuidados redobrados e seguir as orientações das autoridades de saúde. A vacinação é até ao momento a ferramenta mais poderosa para se evitar a doença grave, mas não evita a transmissão do vírus. Devemos testarmo-nos com frequência e seria muito conveniente fazê-lo antes dos convívios desta época.

Não descurar o uso da máscara e higienizar frequentemente as mãos deverão ser outras preocupações presentes. Só com estes cuidados podemos encarar esta época com alguma tranquilidade, em harmonia e família.

J.C.: O que está a ser feito para ajudar o comércio local neste natal?

R.F. – Todo o programa de animação de Natal tem como objetivo trazer gente ao Bombarral e mais gente possibilita mais hipóteses de negócio para os nossos comerciantes.

J.C.: O natal também é sinónimo de várias ações de solidariedade social. O que é que o Município do Bombarral está a fazer neste natal em prol das famílias e pessoas mais carenciadas?

R.F. – O Município mantém a entrega de cabazes de natal às famílias com carências identificadas pelos serviços de ação social.

J.C: Quais são os seus desejos para o concelho do Bombarral para 2022?

Os desejos de que em 2022 o Município consiga desenvolver toda a sua ação como tem planeada, porque isso significaria uma melhoria das condições de vida para os bombarralenses e para quem cá trabalha e nos visita.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Aluna caldense “Embaixadora UC à Frente” 

A caldense Beatriz Lopes, estudante do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas na Universidade de Coimbra, recebeu o prémio “UC à Frente”, atribuído pela Reitoria da Universidade de Coimbra (UC).

premio 1

VMER volta a ter mais saídas para situações de trauma

A Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) das Caldas da Rainha no serviço de urgência do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) voltou à situação “normal” de seis a sete saídas por turno de oito horas, número que havia reduzido nos dois últimos anos de pandemia. No dia 15 de maio foi celebrado o 20º aniversário da VMER.

vmer 1

Aluna caldense “Embaixadora UC à Frente” 

A caldense Beatriz Lopes, estudante do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas na Universidade de Coimbra, recebeu o prémio “UC à Frente”, atribuído pela Reitoria da Universidade de Coimbra (UC).

premio