Q

Previsão do tempo

7° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 13° C
7° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 13° C
7° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 13° C

Programa Bairros Saudáveis vai financiar requalificação do Bairro José Natário

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Reflexo do Nosso Bairro”, da Associação Viagem de Volta, com sede em Caldas da Rainha é um dos projetos vencedores do programa Bairros Saudáveis, que irá requalificar o Bairro José Natário (Bairro dos Arneiros).  Este projeto, financiado em 50 mil euros, atuará nos eixos da saúde, social, económico e ambiental, com o objetivo de melhorar […]
O projeto financiado em 50 mil euros irá melhorar as condições de vida dos moradores do bairro

“Reflexo do Nosso Bairro”, da Associação Viagem de Volta, com sede em Caldas da Rainha é um dos projetos vencedores do programa Bairros Saudáveis, que irá requalificar o Bairro José Natário (Bairro dos Arneiros). 

Este projeto, financiado em 50 mil euros, atuará nos eixos da saúde, social, económico e ambiental, com o objetivo de melhorar as condições de vida, saúde e bem-estar dos moradores.

A Associação Viagem de Volta, entidade promotora, vai até final de agosto de 2022 dinamizar 15 ações no Bairro José Natário, entre elas a requalificação de espaços comuns como o arranjo do jardim, “com a criação de um parque infantil e uma churrasqueira comunitária com mesas e cadeiras para que os moradores não façam fogueiras individuais”, disse Sara Silva, diretora técnica da associação.

Bairr’Arte é outra proposta, que consiste na criação de duas obras originais de arte urbana em dois prédios do bairro. Uma das obras irá estar virada para dentro do bairro e outra virada para fora de modo a fazer ligação com a comunidade que lá habita. “O objetivo é transformar a zona numa galeria de arte ao ar livre”, referiu a diretora.  

Levar o desporto ao bairro, promoção de saúde, reportagem fotográfica com a captação de imagens da realidade do bairro, antes e depois da intervenção do projeto, são outras atividades que vão ser dinamizadas.

A escolha deste local para a intervenção foi, segundo Sara Silva, “clara e imediata”, uma vez “que é o “bairro que se destaca nas Caldas pela severidade das problemáticas existentes”.

Salientou “carências socioecónomicas, grande taxa de desemprego, deterioração de espaços comuns, mau estado das habitações, falhas na educação para a cidadania e número de pessoas de risco em caso da Covid-19, nomeadamente idosos portadores de doenças crónicas”.

O principal objetivo é mudar “a imagem do bairro e eliminar as barreiras sociais existentes para que os moradores se sintam integrados na sociedade caldense, criando um espírito de coesão e de vizinhança porque há uma grande diversidade cultural (pessoas de etnia cigana, brasileiros, do Leste Europeu, entre outros)”, explicou a diretora.

Houve uma reunião com os moradores do bairro “antes deste programa ser efetuado para fazer o levantamento de necessidades e foi muito com base naquilo que nos disseram que acabámos por direcionar a nossa candidatura”, contou. A intervenção abrange “um minibairro, dentro do Bairro dos Arneiros, uma área de seis blocos (84 apartamentos)”.

A primeira ação, segundo esta responsável, é “chegar aos moradores que nos abram as portas do bairro que nos aceitem e acolham e que nos permitam para que a intervenção seja um sucesso”, salientou. “Vamos começar por recolher testemunhos das pessoas mais antigas do bairro para depois ser editado e lançado o livro “Histórias do Nosso Bairro”, referiu. Após a conclusão do livro, pretendem realizar uma festa de lançamento que se concretizará num dos espaços comuns requalificados. 

A candidatura da proposta de projeto ao programa Bairros Saudáveis foi feita pela Associação Viagem de Volta em parceria com o Município de Caldas da Rainha, União de Freguesias de Caldas da Rainha – Santo Onofre e Serra do Bouro, Unidade de Saúde Pública de Caldas da Rainha e Cruz Vermelha Portuguesa – Litoral Oeste Norte.

“Cabaz do Bairro” é como se designa outra atividade da entidade dinamizadora que será desenvolvida com o apoio da Cruz Vermelha Portuguesa – Centro Humanitário Litoral Oeste Norte, através da entrega de cabazes alimentares que permitam as famílias terem acesso a alimentos essenciais.

O arranque deste projeto foi assinalado com uma pequena cerimónia que decorreu no dia 30 de novembro na praça central do Bairro José Natário, com a presença dos parceiros.

A vereadora Conceição Henriques disse que esta iniciativa tem o mérito de ter olhado para “um espaço na cidade que há alguns anos não sofria remodelações e que podia beneficiar de uma intervenção desta natureza”. “Hoje é apenas o lançamento e a Câmara das Caldas, que é uma parceira nesta iniciativa, irá dar seguimento a alguns dos trabalhos que vão ser executados no exterior do Bairro”, apontou, esperando que com estas ações os “moradores se sintam mais integrados”. 

O presidente da União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro, Nuno Santos, recordou que nasceu e cresceu a poucos metros do bairro, lamentando o “facto de ser sempre esquecido”, revelando que “a intervenção é fundamental para que as pessoas se sintam orgulhosas”.

Programa Bairros Saudáveis, cuja coordenadora é Helena Roseta, vai financiar 246 projetos. A dotação disponível é de 10 milhões de euros, estabelecendo que o financiamento máximo por candidatura é de 50 mil euros.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Icónico edifício da Secla vai ser reabilitado

Depois de vários anos ao abandono e já em estado de degradação, o edifício icónico sede da Secla, nas Caldas da Rainha, vai finalmente ser totalmente reabilitado e valorizado.

secla

Candidato do BE luta “por uma linha do Oeste que responda aos desafios atuais”

O candidato do Bloco de Esquerda pelo distrito de Leiria às próximas eleições legislativas, Ricardo Vicente, viajou no passado dia 12 de comboio na Linha do Oeste, de Leiria para Caldas da Rainha, para assinalar a necessidade de requalificar da linha integralmente, e de garantir velocidades de deslocação competitivas com o transporte rodoviário, contrariamente aos resultados previstos pelo Governo para a requalificação no troço de Meleças até Caldas da Rainha.

bloco