Q

Previsão do tempo

14° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 13° C
  • Tuesday 13° C
14° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 13° C
  • Tuesday 13° C
14° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 13° C

Grande procura de testes rápidos gratuitos em farmácias da região

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Segundo o Infarmed (Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde), na região há farmácias que realizam testes rápidos antigénio de uso profissional 100% comparticipados, sendo assim gratuitos aos utentes do Serviço Nacional de Saúde.

Segundo o Infarmed (Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde), na região há farmácias que realizam testes rápidos antigénio de uso profissional 100% comparticipados, sendo assim gratuitos aos utentes do Serviço Nacional de Saúde.

Nas Caldas da Rainha são indicadas a Farmácia Rosa, Farmácia dos Vidais e Farmácia da Foz do Arelho. Em Óbidos é na Farmácia Senhora da Ajuda, situada nas Gaeiras, em Alcobaça na Farmácia de Alfeizerão, Farmácia de Cós e Farmácia Laborinho, em Pataias, na vila do Bombarral na Farmácia Franca e Farmácia Miguel, e no concelho da Nazaré na Farmácia Ascenso, Farmácia Maria Orlanda e Farmácia Silvério, na vila, e na Farmácia de Famalicão.

A comparticipação é limitada ao máximo de quatro testes por mês por utente.

Os interessados devem agendar o teste por telefone, e-mail ou diretamente nas farmácias aderentes ao regime excepcional de comparticipação. É de esperar existirem dias já preenchidos ou com poucas vagas disponíveis. 

As farmácias estão ligadas ao sistema de informação do Serviço Nacional de Saúde e os resultados ficam automaticamente registados, passando a estar acessíveis às equipas de saúde pública.

Esta é uma medida de reforço de testagem, sem aumentar os constrangimentos financeiros por parte dos utentes, em vigor pelo menos até ao final de dezembro.

De acordo com a Associação Nacional de Farmácias, o facto de nem todas as farmácias aderirem a este processo deve-se à dificuldade em implementar o serviço pelo valor definido pelo Governo para a comparticipação (quinze euros), o que nalguns casos é insuficiente para cobrir investimentos adicionais em espaços e pessoal que assegurem a realização dos testes.

Centro de testes rápidos nas Gaeiras

Considerando a inexistência de locais para a realização massiva de testes no concelho de Óbidos, a Junta de Freguesia de Gaeiras deliberou a instalação temporária de um Centro de Testes Rápidos Antigénio no edifício do Espaço Ó, no Largo de São Marcos, na vila de Gaeiras.

Funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h30 e das 14h às 16h30, exceto feriados.

A marcação deve ser feita pelo tel. 262958637.

Protocolo para vacinas contra a gripe

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha assinou na semana passada um protocolo de cooperação para a administração de vacinas contra a gripe com a Associação Nacional das Farmácias (ANF).

Nos termos deste protocolo, serão disponibilizadas vacinas aos munícipes que sejam utentes do Serviço Nacional de Saúde e estejam incluídos nos grupos prioritários estabelecidos pela Direção Geral de Saúde, que cumpram os critérios de elegibilidade (patologias crónicas ou outras condições) e que tenham menos de 65 anos.

Os munícipes devem apresentar uma declaração médica e solicitar a administração da vacina nas farmácias aderentes, nomeadamente, Farmácia Rostos, Farmácia Ferreira, Farmácia Maldonado, Farmácia Rosa, Farmácia Santa Catarina, Farmácia Vidais, Farmácia Freitas, Farmácia Foz do Arelho, Farmácia Tornada, Farmácia Central, Farmácia Caldense, Farmácia Perdigão, Farmácia Branco Lisboa e Farmácia de Alvorninha.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Reabilitação urbana em A-dos-Francos

Uma sessão de esclarecimento sobre o levantamento das áreas de reabilitação urbana em A-dos-Francos, nas Caldas da Rainha, vai ser realizada no dia 26 de janeiro, pelas 21h, na sede na Junta de Freguesia.

rea

Dois médicos vão reforçar Unidade de Saúde Familiar

Foi concedido um regime de exceção para a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) contratar mais dois médicos avençados para ajudar a resolver a atual fraca resposta da Unidade de Saúde Familiar do Bombarral.

usf

Colisões rodoviárias provocam dois mortos

Uma mulher de 76 anos morreu e dois homens, de 35 e 80 anos, sofreram ferimentos graves, tendo sido transportados para o hospital de Leiria, na sequência de uma colisão entre dois carros, na EN242, entre Nazaré e Pataias, junto ao cruzamento de Fanhais, na tarde...

pataias