Q

Previsão do tempo

18° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 25° C
  • Wednesday 27° C
19° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 26° C
  • Wednesday 27° C
19° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 28° C
  • Wednesday 30° C

“99” de Vasco Trancoso novamente premiado

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Depois de em 2020 ter sido “Livro do Mês” no Blogue da Leica Fotografie International e de ter sido premiado com o 2º lugar (categoria photobook) no Prix de la Photographie de Paris, agora em dezembro deste ano - o livro “99”, de Vasco Trancoso, foi novamente premiado com o galardão Silver - categoria não profissional - na Budapest International Photo Awards (BIFA), subcategory Winner Book-Fine Art - Non-Professional.

Depois de em 2020 ter sido “Livro do Mês” no Blogue da Leica Fotografie International e de ter sido premiado com o 2º lugar (categoria photobook) no Prix de la Photographie de Paris, agora em dezembro deste ano – o livro “99”, de Vasco Trancoso, foi novamente premiado com o galardão Silver – categoria não profissional – na Budapest International Photo Awards (BIFA), subcategory Winner Book-Fine Art – Non-Professional.

O autor durante cerca de três anos (2016-2019) fotografou quase diariamente as Caldas da Rainha e Óbidos – abordando aspetos da vida diária – em lugares públicos (ruas, praias, museus e outos). O livro “99” é a etapa final desse trabalho, apresentando uma seleção com 99 fotografias.

Vasco Trancoso nasceu em Lisboa e, desde 1983, vive nas Caldas da Rainha. Foi presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar das Caldas da Rainha entre 1999 e 2009. É médico gastroenterologista e, após a reforma, retomou uma velha paixão adormecida: a fotografia.

Depois de um primeiro momento com imagens contemplativas de paisagens decidiu, no final de 2014, começar a fazer fotografia em locais públicos. Uma escolha intencional e planeada de um novo modo de vida. Durante 2015/2016, a sua “voz” fotográfica mudou e o seu trabalho passou a ser a “cores” – utilizando uma câmara compacta.

As fotografias que apresenta neste livro foram feitas, essencialmente, na cidade onde vive, nas ruas de Óbidos e na Foz do Arelho. A decisão de editar este livro é consequência da noção que as fotografias só atingem o seu estádio final quando impressas e não apenas apreciadas de modo efémero através de ecrãs. A obra contou com o contributo de dois fotógrafos consagrados internacionalmente: David Gibson (cofundador, em 2000, do coletivo In-Public – 1º blogue de Fotografia de Rua – e autor de vários livros sobre fotografia), que escreveu o ensaio no fim do livro, e de Paulo Abrantes, fotógrafo português apreciado e distinguido em plataformas de âmbito mundial, que escreveu o posfácio.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

MVC incentiva uso de sacos de pano

Chamar a atenção para a produção e consumo excessivo de sacos de plástico, propondo-se alternativas ao uso do mesmo, levou a Associação MVC - Movimento Viver o Concelho a criar o projeto “Vai à praça? O melhor plano é usar o saco de pano”, com o intuito de estimular a utilização de sacos de pano no quotidiano.

mvc

Tetra Pak junta-se à ESAD.CR para projeto de reciclagem

“Giro das Embalagens” é uma campanha desenvolvida pela Tetra Pak (empresa multinacional de origem sueca, que fabrica embalagens para alimentos) em parceria com a ESAD.CR – Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha, com o objetivo de sensibilizar e envolver toda a comunidade. Pretende-se que os consumidores, criadores, marcas e indústrias reconheçam o ecoponto amarelo como o ponto de partida de um processo de transformação do desperdício em novas matérias-primas que irão moldar o futuro da produção e do consumo.

tetra

Problemas da saúde transmitidos em audiência com secretária de estado  

A secretária de estado da saúde, Maria de Fátima Fonseca, transmitiu nesta sexta-feira ao presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Vitor Marques, que estão a ser tomadas várias medidas para reforçar a capacidade de recrutamento de médicos, um dos principais problemas que afetam o setor da saúde na região e no país.

secretaria