Q

Previsão do tempo

18° C
  • Sunday 26° C
  • Monday 26° C
  • Tuesday 22° C
18° C
  • Sunday 27° C
  • Monday 26° C
  • Tuesday 23° C
18° C
  • Sunday 29° C
  • Monday 28° C
  • Tuesday 24° C

“99” de Vasco Trancoso novamente premiado

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Depois de em 2020 ter sido “Livro do Mês” no Blogue da Leica Fotografie International e de ter sido premiado com o 2º lugar (categoria photobook) no Prix de la Photographie de Paris, agora em dezembro deste ano - o livro “99”, de Vasco Trancoso, foi novamente premiado com o galardão Silver - categoria não profissional - na Budapest International Photo Awards (BIFA), subcategory Winner Book-Fine Art - Non-Professional.

Depois de em 2020 ter sido “Livro do Mês” no Blogue da Leica Fotografie International e de ter sido premiado com o 2º lugar (categoria photobook) no Prix de la Photographie de Paris, agora em dezembro deste ano – o livro “99”, de Vasco Trancoso, foi novamente premiado com o galardão Silver – categoria não profissional – na Budapest International Photo Awards (BIFA), subcategory Winner Book-Fine Art – Non-Professional.

O autor durante cerca de três anos (2016-2019) fotografou quase diariamente as Caldas da Rainha e Óbidos – abordando aspetos da vida diária – em lugares públicos (ruas, praias, museus e outos). O livro “99” é a etapa final desse trabalho, apresentando uma seleção com 99 fotografias.

Vasco Trancoso nasceu em Lisboa e, desde 1983, vive nas Caldas da Rainha. Foi presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar das Caldas da Rainha entre 1999 e 2009. É médico gastroenterologista e, após a reforma, retomou uma velha paixão adormecida: a fotografia.

Depois de um primeiro momento com imagens contemplativas de paisagens decidiu, no final de 2014, começar a fazer fotografia em locais públicos. Uma escolha intencional e planeada de um novo modo de vida. Durante 2015/2016, a sua “voz” fotográfica mudou e o seu trabalho passou a ser a “cores” – utilizando uma câmara compacta.

As fotografias que apresenta neste livro foram feitas, essencialmente, na cidade onde vive, nas ruas de Óbidos e na Foz do Arelho. A decisão de editar este livro é consequência da noção que as fotografias só atingem o seu estádio final quando impressas e não apenas apreciadas de modo efémero através de ecrãs. A obra contou com o contributo de dois fotógrafos consagrados internacionalmente: David Gibson (cofundador, em 2000, do coletivo In-Public – 1º blogue de Fotografia de Rua – e autor de vários livros sobre fotografia), que escreveu o ensaio no fim do livro, e de Paulo Abrantes, fotógrafo português apreciado e distinguido em plataformas de âmbito mundial, que escreveu o posfácio.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festa das Adiafas na Usseira

Numa organização da Associação Recreativa e Cultural da Usseira, vai ter lugar entre os dias 6 e 8 de outubro a Festa das Adiafas, um novo evento nesta localidade do concelho de Óbidos.

festa das adiafas usseira

Clube Pickleball do Oeste com 13 medalhas em Setúbal

Treze jogadores do Clube Pickleball do Oeste participaram no Open Portugal Pickleball Tour Setúbal, nos dias 16 e 17 de setembro, em duplas femininas, masculinas e mistas, obtendo treze medalhas representativas dos três primeiros lugares.

pickeball