Ser encarregado de educação é cada vez mais exigente, dado que o próprio sistema educativo se tornou, também ele, complexo e rendido ao corporativismo. Já não basta ser um pai/mãe presente, onde simplesmente se marca presença nas reuniões com o diretor de turma, quando este convoca uma reunião. É preciso integrar-se nos meios que compõem o sistema educativo, pois só assim terá mais facilidade em resolver assuntos (in)diretamente relacionados com o seu educando.
A larguíssima maioria dos encarregados de educação apenas se preocupa em acompanhar o mínimo indispensável acerca do seu educando, sempre argumentando que “há falta de tempo”. Mas quando há algum problema por resolver, individual ou coletivo, as dúvidas são mais do que muitas devido há natural aflição por não estar suficientemente informados acerca de como agir na melhor defesa dos interesses do aluno, e nem sempre o diretor de turma está disponível ou é a melhor solução.
O simples facto de pertencer a uma associação de pais tem a vantagem de estar inserido num grupo onde a partilha da informação é generalizada, beneficiar de entreajuda constante, além de que o seu coletivo permite, através da troca de experiências, ter sempre alguém que sabe o caminho para resolver as situações. Questões fiscais, burocráticas, a (des)informação geral das escolas e das turmas, a segurança, as cantinas, os meios informáticos, o corpo docente e discente, enfim, uma lista interminável de situações em que qualquer encarregado de educação se pode ver envolvido e necessitar de ajuda, podendo posteriormente também assumir o papel de quem ajuda.
No caso do agrupamento de escolas Raul Proença, tem havido um esforço hercúleo no sentido de apoiar cada vez mais pais, alunos, professores e auxiliares para que o sistema melhore, tendo sido levado a cabo, entre outros, campanhas de angariação de material informático para famílias carenciadas (sempre acompanhado de formação informática), avaliação da qualidade das cantinas, da segurança das escolas, enfim, tudo o necessário numa articulação com os conselhos executivos das escolas, assim como com os diretores de turma, e até câmara municipal.
Convidam-se assim os encarregados de educação do agrupamento de escolas da Raul Proença a marcar presença no dia 29 de janeiro, pelas 21h, no pavilhão da escola Raul Proença, onde terá lugar uma Assembleia Geral da Associação de Pais e Encarregados de Educação do agrupamento Raul Proença com vista à eleição dos seus representantes no Conselho Geral. Neste dia poderão conhecer melhor a APEARP, colocar dúvidas, pedir apoio, enfim, integrar-se definitivamente. Quem não puder estar presente, pode consultar a página www.apearp.pt para mais informações.
0 Comentários