Q

Previsão do tempo

19° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
19° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
20° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 17° C

Grupo de Erasmus veio conhecer projetos da Fábrica da Criatividade

Redação

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Nos dias 18 e 19 de novembro um grupo de 9 pessoas, oriundas de Portugal, Espanha, Eslováquia e Eslovénia, estiveram em Óbidos para conhecer dois projetos da Fábrica da Criatividade: o Atelier e o MyMachine.
Grupo mostrou-se interessado em conhecer projetos de Óbidos

Nos dias 18 e 19 de novembro um grupo de 9 pessoas, oriundas de Portugal, Espanha, Eslováquia e Eslovénia, estiveram em Óbidos para conhecer dois projetos da Fábrica da Criatividade: o Atelier e o MyMachine.

Este grupo está a participar, em Lisboa, pela entidade CAI – Associação Internacional, no projeto europeu “Culture Youth Lab: Youth activation and emancipation through creative arts”, que engloba professores e artistas, cujo objetivo é perceber como o processo criativo pode ser utilizado como meio de ativação juvenil, sobretudo para aqueles que estão em situação mais vulnerável.

Foi com este objetivo que o grupo propôs ao Município de Óbidos, no dia 18, a visita aos ateliês das escolas, com a concepção de exercícios específicos para este grupo e, no dia 19, conhecer o projeto MyMachine e visitar alguns dos parceiros, como o Parque Tecnológico de Óbidos e a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha.

A Fábrica da Criatividade é um programa criado pelo Município de Óbidos e pretende desenvolver promover a criatividade e inovação, na escola e na comunidade. Este programa tem garantido às Escolas D`Óbidos uma projeção mundial, através do desenvolvimento de redes/parcerias ou da visita de professores e diretores de escolas que procuram conhecer melhor este programa.

O Projecto MyMachine surgiu em Kortrijk (Bélgica), através da Universidade de Howest e está implementado em diversos países (Bélgica, França, Eslovénia, Eslováquia, Portugal, África do Sul, e Oklahoma). A ideia base dos fundadores do projeto é simples: trabalhar a criatividade e a inovação na educação, capacitando os alunos com competências para intervirem no contexto onde se inserem, pensar o território, definir claramente um problema ou necessidade que identifiquem e depois dar-lhes ferramentas para que possam resolver esse problema/necessidade.

Em Portugal, Óbidos foi a primeira região a desenvolver o projecto, através do Parque Tecnológico de Óbidos, do Município de Óbidos, do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, da Escola Superior de Artes de Design de Caldas da Rainha e do CENFIM – Núcleo Caldas da Rainha.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Sporting venceu Benfica nas Caldas na final da Taça de Portugal em rugby

A final da Taça de Portugal feminina em rugby foi disputada no passado dia 21 no Complexo Desportivo das Caldas da Rainha, colocando frente a frente Benfica e Sporting, tendo o troféu sido arrebatado pelas leoas. A equipa feminina de rugby do Sporting Clube de Portugal venceu o eterno rival SL Benfica por 17-22.

taca

Caldas Rugby Clube vence no Porto

O Caldas Rugby Clube (CRC) apresentou-se no sintético do Estádio Universitário do Porto, para a partida em atraso da 7ª jornada do Grupo de Permanência do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, com o CDUP, vencendo por 38-40.

rugby

50 anos do 25 de Abril com diversos eventos e atividades

O Município de Caldas da Rainha realiza diversas iniciativas em todo o concelho, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, destacando-se a programação cultural agendada até ao dia 27 de abril.

abril1