Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 21° C
15° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C
15° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 24° C

Campanha de recolha de alimentos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Mais uma Campanha Saco de recolha de alimentos vai desenrolar-se nos dias 27 e 28 de novembro, estando na região a ser coordenada pelo Banco Alimentar Contra a Fome do Oeste (BAO), nos armazéns da Refer, nas Caldas da Rainha.

Mais uma Campanha Saco de recolha de alimentos vai desenrolar-se nos dias 27 e 28 de novembro, estando na região a ser coordenada pelo Banco Alimentar Contra a Fome do Oeste (BAO), nos armazéns da Refer, nas Caldas da Rainha.

A missão é “lutar contra o desperdício, recuperando excedentes alimentares, para os levar a quem tem carências alimentares, mobilizando pessoas e empresas que a título voluntário se associam a esta causa”.

Nesta campanha nos supermercados procura-se angariar alimentos básicos, relativamente aos quais não existem excedentes (como leite, arroz, massas, azeite, óleo, grão e feijão, atum, salsichas, bolachas e cereais de pequeno almoço) e incentivar a partilha com as pessoas que não têm alimento à sua mesa.

Para além desta campanha existe a Ajuda Vale, de 27 de novembro a 5 de dezembro, através de vales de produtos selecionados (como azeite, óleo, leite, salsichas e atum), em que cada vale representa uma unidade do produto e inclui um código de barras próprio, através do qual é efetuado o controlo das dádivas. Ao realizar o pagamento, o dador entrega o vale na caixa registadora e os produtos ficam claramente identificados no talão de caixa. A logística de transporte para os Bancos Alimentares contra a Fome fica a cargo de cada uma das cadeias de distribuição.

Na campanha online, no mesmo período, através da plataforma www.alimentestaideia.pt, permite a doação de alimentos online e assim a participação na campanha de pessoas que habitualmente não se deslocam ao supermercado ou que residam fora de Portugal, nomeadamente os emigrantes. O pagamento é feito por multibanco, tal como com qualquer outro pagamento de serviços ou compra online, ou cartão de crédito, usando a referência e o código que são enviados automaticamente por correio eletrónico, assim como o recibo de donativo com relevância fiscal, concluída a doação.

Na região Oeste, que abrange os concelhos de Alcobaça, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos e Peniche, o produto da campanha é distribuído localmente às cerca de dez mil pessoas com carências alimentares comprovadas, através das 62 Instituições de Solidariedade Social parceiras, previamente selecionadas e acompanhadas ao longo de todo o ano por voluntários visitadores.

No entanto, e atendendo ao complicado contexto de pandemia em que vivemos, esta vai ser uma Campanha Saco limitada e atípica.

“Por estarmos com muita dificuldade em constituir equipas de voluntários para os supermercados, fomos obrigados a recomeçar esta campanha apenas em algumas superfícies de cada concelho. Infelizmente, não iremos poder estar presentes fisicamente em todas as lojas”, refere o BAO.

“De igual modo, e pela proximidade sem distância de segurança que implicava, não vamos ter equipas de voluntários no armazém, ficando todo o trabalho de separação dos alimentos angariados a cargo dos poucos voluntários que prestam serviço diariamente no BAO”, indica.

O BAO assegura que “apesar de todas estas dificuldades, não vamos baixar os braços e tudo faremos para que a campanha seja um sucesso” e para tal conta com a colaboração de toda a comunidade.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Os Golpe lançaram novo álbum “Terra do Diabo”

O grupo musical Golpe lançou um novo álbum, intitulado “Terra do Diabo”. O quinteto é da Benedita, mas tem dois elementos que são das Caldas da Rainha.
Da banda fazem parte Carlos Marques (voz, baixo e guitarra acústica), Samuel Lucas (guitarra e back vocals), João Carlos (teclados) e os músicos das Caldas da Rainha, Luís Agostinho (teclados) e Louie Russo (bateria e back vocals).

golpe 1

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia