Q

Previsão do tempo

18° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 27° C
  • Tuesday 25° C
18° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 28° C
  • Tuesday 25° C
18° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 30° C
  • Tuesday 27° C

Inaugurada escultura “Traineira” em rotunda de Peniche

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No âmbito do programa "Novembro, Mês do Mar", foi inaugurada em Peniche, no passado dia 17, a escultura “Traineira”, da autoria do artista Miguel Neves de Oliveira.
Peça escultórica instalada na rotunda da Avenida do Porto de Pesca

No âmbito do programa “Novembro, Mês do Mar”, foi inaugurada em Peniche, no passado dia 17, a escultura “Traineira”, da autoria do artista Miguel Neves de Oliveira.

A peça escultórica, instalada na rotunda da Avenida do Porto de Pesca junto à entrada da infraestrutura portuária, foi desenvolvida ao abrigo do projeto intermunicipal “Territórios com História”, que congrega os municípios de Ílhavo, Murtosa e Peniche.

Tendo como pano de fundo a evocação da tradição de construção e manutenção naval, o escultor Miguel Neves Oliveira foi desafiado pelos três municípios para a criação artística de três embarcações com base nas memórias afetivas dos pescadores de cada localidade – o Dóri, o Moliceiro e a Traineira.

Esta peça pretende ser um veículo de expressões, memórias e imagens relacionadas com a faina associada a cada embarcação, trabalhadas na perspetiva artística de Miguel Neves Oliveira. Após a inauguração do “Dóri” na Gafanha da Nazaré, Ílhavo, e do “Moliceiro”, na Murtosa, foi a vez de Peniche acolher a recriação da sua traineira.

Os três concelhos estão ligados pela temática do mar e pelo que representa nas histórias locais, associadas à pesca longínqua, costeira e lagunar. É este passado comum, ainda presente nos dias de hoje nas atividades económicas, nas práticas, costumes e tradições de cada um destes territórios, que serve de base ao desenvolvimento deste projeto que congrega estes municípios numa rede de programação cultural no domínio artístico e do conhecimento.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Atletas do Arneirense no pódio do Mundial de Laser Run

Atletas da Associação Cultural Desportiva Recreativa Arneirense, das Caldas da Rainha, participaram no Campeonato do Mundo de Laser Run em representação de Portugal, no Especial destaque para Caetana Neves e António Barros, que contribuíram para as medalhas...

laser

Veleiro à deriva foi resgatado por embarcação salva-vidas

Um veleiro norueguês esteve à deriva sem tripulação a bordo na noite de 24 para 25 de setembro, depois de ter partido a amarração na Berlenga, devido ao vento muito forte do quadrante norte, acabando por ser resgatado pela embarcação salva-vidas do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) de Peniche.

veleiro

Embarcações fiscalizadas na área das comunicações

Os elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Peniche realizaram no passado dia 22 uma ação conjunta com a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e com a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), entre o porto de Peniche e o arquipélago das Berlengas.

comunicacoes