Q

Previsão do tempo

18° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 13° C
  • Friday 14° C
18° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 13° C
  • Friday 15° C
19° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 13° C
  • Friday 15° C

Médica Joana Louro alerta para a “pandemia” diabetes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Cerca de 200 alunos, do 7º, 8º e 9º anos de escolaridade do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, receberam, na passada segunda-feira, uma verdadeira aula sobre diabetes, dada por Joana Louro, médica especialista em Medicina Interna e diabetes, no Centro Hospitalar do Oeste - Unidade de Caldas da Rainha.
Segundo a médica especialista em diabetes, a prevenção é a melhor solução

Cerca de 200 alunos, do 7º, 8º e 9º anos de escolaridade do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, receberam, na passada segunda-feira, uma verdadeira aula sobre diabetes, dada por Joana Louro, médica especialista em Medicina Interna e diabetes, no Centro Hospitalar do Oeste – Unidade de Caldas da Rainha.

A profissional falou de uma forma direta e frontal com os jovens de forma a reforçar a consciencialização a respeito da “doença silenciosa que é a 9º maior causa de morte em Portugal”.

Muito antes da Covid-19, a diabetes era, segundo a médica, a “pandemia mais falada e uma das mais temidas”. É a “verdadeira pandemia do nosso século”. O caso não é para menos, já que “em cada dez segundos são diagnosticados três novos casos de diabetes”. Os números são preocupantes, pois “13,6% dos portugueses vivem com diabetes e três em cada dez AVC’s ocorrem em pessoas com esta doença”. 

“A prevenção é a melhor solução”, salientou a médica, referindo que “não nos podemos esquecer que o futuro começa hoje e muitos dos nossos comportamentos hoje vão ditar a nossa vida no futuro”.

Joana Louro recordou que nas suas consultas é muito difícil dizer a um doente com diabetes que “se fizer isto daqui a dez anos não vai ter um AVC, pois é muito difícil mudar comportamentos em que o resultado e o benefício só vão acontecer daqui a muito tempo, porque nós estamos formatados para o presente e para idealizar um futuro que normalmente é de sempre de sonho”. Mas se nós “quisermos realizar os nossos sonhos no futuro teríamos seguramente de preparar o presente com muito carinho”, adiantou.  

Não menos importante, não menos valorizável, e seguramente com elevado impacto em termos de morbilidade e mortalidade é, segundo a internista, a “obesidade”. “Ou, se quisermos ser mais abrangentes, em duas pandemias gémeas que eventualmente serão o espectro de um contínuo fisiopatológico: diabetes e obesidade”, relatou.

Na comemoração do Dia Mundial da Diabetes, a profissional de saúde falou ainda de Frederick Banting (pai da insulina) e do seu assistente, Charles Best, que descobriram a insulina que garante vida para diabéticos. “Antes da descoberta da insulina há 100 anos, o diagnóstico de diabetes mellitus tipo 1 (criança e adulto jovem), era uma condenação à morte”, revelou.

Joana Louro acredita que ainda viverá para assistir à cura para a diabetes, mas até lá defende que sensibilizar para este problema de saúde pública “mantém-se uma prioridade”.

A iniciativa decorreu no âmbito do Projeto de Educação para a Saúde (PES), organizada pelo professor Rui Araújo (coordenador do PES). “Assinalamos o Dia Mundial da Alimentação e vamos continuar a realizar atividades que ajudem os nossos jovens a ter um estilo de vida mais saudável, promovendo comportamentos responsáveis em diferentes domínios, descobrir o valor da saúde e os efeitos que têm na vida”, disse o docente ao JORNAL DAS CALDAS.

A palestra foi transmitida em streaming para a comunidade escolar, através da página oficial de facebook da escola e do site do Agrupamento de Escolas, com a colaboração dos alunos do curso Técnico de Audiovisual, que também fizeram o registo fotográfico do evento.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

A-dos-Francos empata em Santarém

No passado domingo, a equipa feminina sub 15 do Grupo Desportivo e Cultural de A-dos-Francos deslocou-se a Santarém, a fim de jogar com a Académica de Santarém, tendo o encontro da 5ª jornada do campeonato interdistrital das associações de Leiria, Santarém e Portalegre acabado com um empate a uma bola.

francos 2

Sofre queimaduras em incêndio

Um jovem de 25 anos sofreu queimaduras na sequência de um incêndio numa habitação na Rua Sebastião de Lima, nas Caldas da Rainha, no passado domingo, tendo o alerta sido dado pelas 07h58.

Ciclista ferido

Um carro embateu numa bicicleta na Rua Dr. Leonel Sotto Mayor, nas Caldas da Rainha, na manhã da passada segunda-feira, cerca do meio-dia, provocando um ferido ligeiro.

atropelamento 1