Q

Previsão do tempo

15° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 27° C
15° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 27° C
16° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 26° C
  • Friday 30° C

Jovens estimulados a fazer voluntariado

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Óbidos Hub tem o compromisso de estimular a participação dos jovens no concelho de Óbidos. A baixa taxa de voluntariado nessa faixa etária é um problema na região. Foi neste sentido que se criou Óbidos Changemakers, um programa que pretende criar grupos de jovens agentes de mudança positiva.
Grupo de 24 estudantes finalistas vai participar em ações

A Óbidos Hub tem o compromisso de estimular a participação dos jovens no concelho de Óbidos. A baixa taxa de voluntariado nessa faixa etária é um problema na região. Foi neste sentido que se criou Óbidos Changemakers, um programa que pretende criar grupos de jovens agentes de mudança positiva.

Portugal é um dos países da União Europeia com piores índices de participação voluntária. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de voluntariado em 2018 foi de apenas 7,8%, tendo cerca de 695 mil pessoas da população residente, com 15 ou mais anos, participado em, pelo menos, uma atividade formal e/ou informal de trabalho voluntário. A maioria das pessoas voluntárias (11,3%) tinha idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos.

De acordo com o Óbidos Diário, a Óbidos Hub procurou entender qual era a realidade no concelho, através da sua investigação de campo aos jovens de Óbidos. Verificou-se que a baixa adesão ao voluntariado estava em consonância com os dados indicados no INE.

Constatou igualmente, no Encontro Criativo, junto das organizações do terceiro setor de Óbidos, que existe um interesse e mesmo uma necessidade de incluir jovens nas suas iniciativas, com uma participação mais ativa. O envelhecimento dos órgãos sociais é outra preocupação das associações e sublinha a necessidade de renovação geracional. Essa renovação geracional atinge também elementos fundamentais para criação de vínculos com a comunidade. Tradições e costumes importantes para identidade cultural perdem aderentes anualmente.

Foi neste sentido que a equipa da Óbidos Hub, “inquieta socialmente por natureza”, desenvolveu o Óbidos Changemakers, um programa que procura colmatar esta realidade neste concelho.

Este programa terá início em breve e contará com a participação de um grupo de 24 estudantes, finalistas na Escola Básica e Secundária Josefa de Óbidos. Estes jovens demonstraram interesse em fazer parte deste programa e tornarem-se agentes de mudança ativa.

O Óbidos Changemakers é um programa direcionado aos jovens do Município de Óbidos. Semanalmente serão trabalhados temas em co-criação como desenvolvimento de campanhas sociais, angariação de fundos, marketing social, voluntariado e carreira profissional. Neste percurso procuram-se também resolver problemas concretos de associações, motivando novas relações.

O programa também inclui uma fase de formação específica, orientada para o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens, promovendo competências de empatia, liderança, trabalho de equipa, comunicação direcionada a diferentes públicos, entre outras.

Tanto os jovens como as associações envolvidas neste programa são associados da Óbidos Hub, promovendo-se assim relações estáveis de colaboração e potencial emprego.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Incêndio consome artigos para famílias carenciadas

Um incêndio em instalações da Paróquia de Peniche, que serviam de espaço de armazenamento de artigos para ajudar famílias carenciadas, consumiu parte dos produtos, entre roupas e alimentos, na tarde desta terça-feira, 4 de outubro.

stella

Requalificação do Museu José Malhoa vai avançar

A cerimónia protocolar de assinatura do auto de consignação da empreitada de requalificação do Museu José Malhoa, da responsabilidade da Direção Regional de Cultura do Centro, tem lugar no dia 6 de outubro, às 15h, no museu caldense.

malhoa

“Outubro Rosa” sensibiliza para o cancro da mama

A Associação Cadaval Solidário e a Comunidade Francesa no Cadaval, com o apoio da Câmara, realizam a 16 de outubro, a partir das 10h, no Parque dos Lápis, a iniciativa “Outubro Rosa”, um dia de sensibilização ao cancro da mama.

lapis