Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
17° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C

Jovens estimulados a fazer voluntariado

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Óbidos Hub tem o compromisso de estimular a participação dos jovens no concelho de Óbidos. A baixa taxa de voluntariado nessa faixa etária é um problema na região. Foi neste sentido que se criou Óbidos Changemakers, um programa que pretende criar grupos de jovens agentes de mudança positiva.
Grupo de 24 estudantes finalistas vai participar em ações

A Óbidos Hub tem o compromisso de estimular a participação dos jovens no concelho de Óbidos. A baixa taxa de voluntariado nessa faixa etária é um problema na região. Foi neste sentido que se criou Óbidos Changemakers, um programa que pretende criar grupos de jovens agentes de mudança positiva.

Portugal é um dos países da União Europeia com piores índices de participação voluntária. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de voluntariado em 2018 foi de apenas 7,8%, tendo cerca de 695 mil pessoas da população residente, com 15 ou mais anos, participado em, pelo menos, uma atividade formal e/ou informal de trabalho voluntário. A maioria das pessoas voluntárias (11,3%) tinha idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos.

De acordo com o Óbidos Diário, a Óbidos Hub procurou entender qual era a realidade no concelho, através da sua investigação de campo aos jovens de Óbidos. Verificou-se que a baixa adesão ao voluntariado estava em consonância com os dados indicados no INE.

Constatou igualmente, no Encontro Criativo, junto das organizações do terceiro setor de Óbidos, que existe um interesse e mesmo uma necessidade de incluir jovens nas suas iniciativas, com uma participação mais ativa. O envelhecimento dos órgãos sociais é outra preocupação das associações e sublinha a necessidade de renovação geracional. Essa renovação geracional atinge também elementos fundamentais para criação de vínculos com a comunidade. Tradições e costumes importantes para identidade cultural perdem aderentes anualmente.

Foi neste sentido que a equipa da Óbidos Hub, “inquieta socialmente por natureza”, desenvolveu o Óbidos Changemakers, um programa que procura colmatar esta realidade neste concelho.

Este programa terá início em breve e contará com a participação de um grupo de 24 estudantes, finalistas na Escola Básica e Secundária Josefa de Óbidos. Estes jovens demonstraram interesse em fazer parte deste programa e tornarem-se agentes de mudança ativa.

O Óbidos Changemakers é um programa direcionado aos jovens do Município de Óbidos. Semanalmente serão trabalhados temas em co-criação como desenvolvimento de campanhas sociais, angariação de fundos, marketing social, voluntariado e carreira profissional. Neste percurso procuram-se também resolver problemas concretos de associações, motivando novas relações.

O programa também inclui uma fase de formação específica, orientada para o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens, promovendo competências de empatia, liderança, trabalho de equipa, comunicação direcionada a diferentes públicos, entre outras.

Tanto os jovens como as associações envolvidas neste programa são associados da Óbidos Hub, promovendo-se assim relações estáveis de colaboração e potencial emprego.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Óbidos Vila Gaming regressa de 4 a 12 de maio

Estava previsto realizar-se de dois em dois anos, mas o sucesso da primeira edição em 2023 fez com que o Óbidos Vila Gaming voltasse a repetir-se já este ano, de 4 a 12 de maio.

obidosgaming2

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss