Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C

Faianças Bordallo Pinheiro homenageiam Julião Sarmento

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Fábrica de Faianças Bordallo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, apresenta no dia 11 de novembro, a partir das 18h30, na galeria Cristina Guerra Contemporary Art, em Lisboa, a peça Barnett Newman, da autoria do artista Julião Sarmento, falecido a 4 de maio.
Julião Sarmento

A Fábrica de Faianças Bordallo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, apresenta no dia 11 de novembro, a partir das 18h30, na galeria Cristina Guerra Contemporary Art, em Lisboa, a peça Barnett Newman, da autoria do artista Julião Sarmento, falecido a 4 de maio.

Neste último trabalho desenvolvido para o projeto WWB – Worldwide Bordallianos celebra-se a carreira de sucesso do multifacetado artista que deixa o seu nome ligado a várias formas de arte, como a escultura, a fotografia, o cinema e o vídeo, entre outras.

Ao longo do seu percurso, Julião Sarmento utilizou um registo figurativo facilmente reconhecido: a representação do desejo e do corpo feminino. No entanto, embora menos mencionadas, as referências artísticas aos protagonistas das vanguardas artísticas são também fundamentais no seu percurso. Uma delas, provavelmente a mais recorrente, alude à pintura monocromática.

Foi precisamente a partir deste pressuposto, combinando ironia e sincera homenagem, que desenvolveu o projeto cerâmico para a Bordallo Pinheiro, integrado na coleção WWB. Trata-se de uma alusão a um conjunto de quatro pinturas do artista norte-americano Barnett Newman, que dá nome a esta peça – Who is afraid of Red, Yellow and Blue – realizadas entre 1966 e 1970. As obras de Newman são, elas mesmas, uma referência à peça de teatro de Edward Albee, Who is afraid of Virginia Woolf. É, portanto (e em última instância), uma homenagem à escritora britânica, figura fundamental do modernismo literário. Mas é, sobretudo, uma ponte entre as formas tradicionais e animistas da cerâmica de Bordallo e o modernismo do século XX, aqui evocado na figura de uma das suas personalidades femininas mais proeminentes.

A peça “Barnett Newman” vai estar à venda pelo valor unitário de 2.100€, numa série numerada e limitada a 135 exemplares.

A coleção WWB é um projeto no qual nomes nacionais e internacionais ligados às áreas criativas das artes plásticas, do design e da moda, são convidados da Bordallo Pinheiro a reinterpretarem “Bordallo”, à luz da sua própria arte e do seu próprio processo criativo. Às peças Figo, de Paula Rego, Banana Prata da Madeira, de Nini Andrade Silva e a Quimera, de Alexandre Farto aka Vhils e DORA by Estudio Campana, junta-se “Barnett Newman” de Julião Sarmento.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161