Q

Previsão do tempo

15° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 27° C
15° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 27° C
15° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 26° C
  • Friday 30° C

Faianças Bordallo Pinheiro homenageiam Julião Sarmento

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Fábrica de Faianças Bordallo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, apresenta no dia 11 de novembro, a partir das 18h30, na galeria Cristina Guerra Contemporary Art, em Lisboa, a peça Barnett Newman, da autoria do artista Julião Sarmento, falecido a 4 de maio.
Julião Sarmento

A Fábrica de Faianças Bordallo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, apresenta no dia 11 de novembro, a partir das 18h30, na galeria Cristina Guerra Contemporary Art, em Lisboa, a peça Barnett Newman, da autoria do artista Julião Sarmento, falecido a 4 de maio.

Neste último trabalho desenvolvido para o projeto WWB – Worldwide Bordallianos celebra-se a carreira de sucesso do multifacetado artista que deixa o seu nome ligado a várias formas de arte, como a escultura, a fotografia, o cinema e o vídeo, entre outras.

Ao longo do seu percurso, Julião Sarmento utilizou um registo figurativo facilmente reconhecido: a representação do desejo e do corpo feminino. No entanto, embora menos mencionadas, as referências artísticas aos protagonistas das vanguardas artísticas são também fundamentais no seu percurso. Uma delas, provavelmente a mais recorrente, alude à pintura monocromática.

Foi precisamente a partir deste pressuposto, combinando ironia e sincera homenagem, que desenvolveu o projeto cerâmico para a Bordallo Pinheiro, integrado na coleção WWB. Trata-se de uma alusão a um conjunto de quatro pinturas do artista norte-americano Barnett Newman, que dá nome a esta peça – Who is afraid of Red, Yellow and Blue – realizadas entre 1966 e 1970. As obras de Newman são, elas mesmas, uma referência à peça de teatro de Edward Albee, Who is afraid of Virginia Woolf. É, portanto (e em última instância), uma homenagem à escritora britânica, figura fundamental do modernismo literário. Mas é, sobretudo, uma ponte entre as formas tradicionais e animistas da cerâmica de Bordallo e o modernismo do século XX, aqui evocado na figura de uma das suas personalidades femininas mais proeminentes.

A peça “Barnett Newman” vai estar à venda pelo valor unitário de 2.100€, numa série numerada e limitada a 135 exemplares.

A coleção WWB é um projeto no qual nomes nacionais e internacionais ligados às áreas criativas das artes plásticas, do design e da moda, são convidados da Bordallo Pinheiro a reinterpretarem “Bordallo”, à luz da sua própria arte e do seu próprio processo criativo. Às peças Figo, de Paula Rego, Banana Prata da Madeira, de Nini Andrade Silva e a Quimera, de Alexandre Farto aka Vhils e DORA by Estudio Campana, junta-se “Barnett Newman” de Julião Sarmento.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Incêndio consome artigos para famílias carenciadas

Um incêndio em instalações da Paróquia de Peniche, que serviam de espaço de armazenamento de artigos para ajudar famílias carenciadas, consumiu parte dos produtos, entre roupas e alimentos, na tarde desta terça-feira, 4 de outubro.

stella

Tributo a Chico Buarque

"Quem Te Viu, Quem Te Vê" é o título de um tributo a Chico Buarque, que acontecerá no dia 13 de outubro, pelas 21h30, no Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

chico