Q

Previsão do tempo

9° C
  • Friday 10° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C
9° C
  • Friday 10° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
9° C
  • Friday 11° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C

Aspiring Geoparque Oeste divulgou minidocumentário sobre “Vinho e Vinha”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O projeto Aspiring Geoparque Oeste apresentou no passado dia 28, no Teatro Eduardo Brasão, no Bombarral, a terceira sessão do ciclo de cinema, na qual foi divulgado um minidocumentário sobre o “Vinho e Vinha”.
Uma das pessoas que interveio na sessão (foto José António)

O projeto Aspiring Geoparque Oeste apresentou no passado dia 28, no Teatro Eduardo Brasão, no Bombarral, a terceira sessão do ciclo de cinema, na qual foi divulgado um minidocumentário sobre o “Vinho e Vinha”.

Esta iniciativa, que engloba seis municípios do Oeste (Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras), tem como objetivo “perceber se este território tem os requisitos necessários para ser reconhecido pela Unesco como Geoparque Mundial da Unesco”, sublinhou Miguel Reis Silva, coordenador executivo do aspiring Geoparque Oeste, que acompanhado pelo vereador da Câmara Municipal do Bombarral, Bruno Santos, aproveitou o momento para destacar a importância deste projeto, considerando que todo o trabalho desenvolvido neste âmbito será uma mais valia para toda a região.

Além de destacar a importância da vitivinicultura para a região, o evento divulgou um minidocumentário que conta com o testemunho dos representantes de várias entidades ligadas ao setor, que no final da apresentação foram convidados a partilhar com todos os presentes mais um pouco do seu saber.

De acordo com Miguel Reis Silva, “o documentário sobre o vinho e vinha faz parte de um dos eixos estratégicos do nosso território, que pretendemos continuar a afirmar”.

Presente esteve o presidente da Comissão Vitivinícola Regional de Lisboa, Francisco Toscano Rico, que disse que “este é um projeto válido, que tem todas as condições para afirmar a identidade do território, onde o vinho é uma grande âncora da economia, mas também da tradição e da cultura”. Nesse sentido, “nós queremos é que as pessoas descubram este território e que venham aqui, e se deslumbrem com ele”.

Na sessão também intervirão Margarida Cardoso, da Vitioeste, empresa sediada no Pó que se dedica à produção de enxertos prontos de vinha, Carlos João da Fonseca, da Companhia Agrícola do Sanguinhal, empresa bombarralense ligada à produção de vinho que conta com quase um século de história, Vítor Napoleão, da direção da Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal, e Nádia Santos, da Adega Cooperativa da Lourinhã.

O culminar deste ciclo acontece no dia 2 de dezembro, com a apresentação do documentário “Gentes e Tradições do aspiring Geoparque Oeste”, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Quedas de árvores no Bombarral

Na sequência do mau tempo verificado no dia 27 de março, em particular a precipitação intensa que se registou durante a madrugada e manhã, a Proteção Civil do Bombarral registou mais de uma dezena de ocorrências relacionadas com cheias e inundações, quedas de árvores, deslizamento de terras, entupimento de valetas e aquedutos.

arvores

Cascas de caracóis iluminaram procissão no Carvalhal

A aldeia do Carvalhal, no Bombarral, mantém a tradição das Luminárias, que terão tido o seu início na última década do século XlX, pelo pároco da altura, que sugeriu à população que na noite de 19 de março iluminasse as ruas com cascas de caracóis.      

luminarias1