Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
12° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
12° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C

Aspiring Geoparque Oeste divulgou minidocumentário sobre “Vinho e Vinha”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O projeto Aspiring Geoparque Oeste apresentou no passado dia 28, no Teatro Eduardo Brasão, no Bombarral, a terceira sessão do ciclo de cinema, na qual foi divulgado um minidocumentário sobre o “Vinho e Vinha”.
Uma das pessoas que interveio na sessão (foto José António)

O projeto Aspiring Geoparque Oeste apresentou no passado dia 28, no Teatro Eduardo Brasão, no Bombarral, a terceira sessão do ciclo de cinema, na qual foi divulgado um minidocumentário sobre o “Vinho e Vinha”.

Esta iniciativa, que engloba seis municípios do Oeste (Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras), tem como objetivo “perceber se este território tem os requisitos necessários para ser reconhecido pela Unesco como Geoparque Mundial da Unesco”, sublinhou Miguel Reis Silva, coordenador executivo do aspiring Geoparque Oeste, que acompanhado pelo vereador da Câmara Municipal do Bombarral, Bruno Santos, aproveitou o momento para destacar a importância deste projeto, considerando que todo o trabalho desenvolvido neste âmbito será uma mais valia para toda a região.

Além de destacar a importância da vitivinicultura para a região, o evento divulgou um minidocumentário que conta com o testemunho dos representantes de várias entidades ligadas ao setor, que no final da apresentação foram convidados a partilhar com todos os presentes mais um pouco do seu saber.

De acordo com Miguel Reis Silva, “o documentário sobre o vinho e vinha faz parte de um dos eixos estratégicos do nosso território, que pretendemos continuar a afirmar”.

Presente esteve o presidente da Comissão Vitivinícola Regional de Lisboa, Francisco Toscano Rico, que disse que “este é um projeto válido, que tem todas as condições para afirmar a identidade do território, onde o vinho é uma grande âncora da economia, mas também da tradição e da cultura”. Nesse sentido, “nós queremos é que as pessoas descubram este território e que venham aqui, e se deslumbrem com ele”.

Na sessão também intervirão Margarida Cardoso, da Vitioeste, empresa sediada no Pó que se dedica à produção de enxertos prontos de vinha, Carlos João da Fonseca, da Companhia Agrícola do Sanguinhal, empresa bombarralense ligada à produção de vinho que conta com quase um século de história, Vítor Napoleão, da direção da Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal, e Nádia Santos, da Adega Cooperativa da Lourinhã.

O culminar deste ciclo acontece no dia 2 de dezembro, com a apresentação do documentário “Gentes e Tradições do aspiring Geoparque Oeste”, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Área de cowork e gatil com luz verde

Os projetos “Cowork Bombarral Empreendedor 2.0” e de construção de um gatil, apresentado pela associação O Amigo Fiel, foram os mais votados na segunda edição do Orçamento Participativo, promovido pelo Município do Bombarral.

VitiOeste, líder de mercado de plantas para a vinha em Portugal

Poucos de fora do setor saberão que na freguesia do Pó, no concelho do Bombarral, sai para o mercado nacional e internacional entre 60 a 70 por cento da produção nacional de bacelos e enxertos prontos de videira, que dão origem a muitos dos vinhos produzidos e consumidos em Portugal. Este é o culminar de um trabalho de seleção iniciado há 70 anos pelos Viveiros VitiOeste, que anualmente conserva e replica milhares de genótipos de 90 castas nacionais e internacionais, tornando-a líder de mercado de plantas para a vinha em Portugal.

vitioeste

“Cosmos”, a nova coleção da marca Liliana Alves Jewelry

A designer de jóias Liliana Alves acaba de lançar a sua mais recente criação de joalharia, a “Cosmos”. Trata-se de uma coleção que tem “todo o ADN da marca Liliana Alves Jewelry, desde a versatilidade ao conceito, da forma à cor”, sendo composta por nove peças, com diferentes cores.

cosmos1 300x300 1