Q

Previsão do tempo

17° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 22° C
17° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 23° C
17° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 25° C

Organização corrigiu mote do carnaval da Nazaré

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A organização do carnaval da Nazaré decidiu alterar o mote inicialmente para o carnaval 2022 para “não ferir suscetibilidades”, passando a ser “Havias de levar um smice c’mo fume”.
O carnaval é uma das festas mais aguardadas na Nazaré

A organização do carnaval da Nazaré decidiu alterar o mote inicialmente para o carnaval 2022 para “não ferir suscetibilidades”, passando a ser “Havias de levar um smice c’mo fume”.

Assumida como uma das festas ainda mais aguardadas pela Nazaré, depois de uma pausa forçada pelo agravamento da pandemia desde a sua declaração, o carnaval do próximo ano ia ter como mote “Havias de levar um smice c’má Redinha”.

A expressão da linguagem local era “uma alusão a uma embarcação de pesca desaparecida no mar da Nazaré, e, ao mesmo tempo, ao vírus da Covid-19, que todos queremos ver controlado”, tinha explicado o vereador Manuel Sequeira na altura do anúncio da calendarização.

Numa mensagem dirigida aos “amigos da Nazaré”, o autarca explicou que “nunca esteve em causa a honorabilidade das nossas gentes”, pedindo desculpas se alguém tenha sentido que os entes queridos não foram respeitados.

O mote do carnaval é sempre algo que as gentes locais dão importância, uma vez que é usualmente uma expressão tipicamente nazarena, usada nas conversas.

Em anos anteriores foram escolhidos como mote, por exemplo, “Beu áuga da fontinha” (“bebeu água da fontinha”, o que significa que alguém de fora se enamorou pela Nazaré), “Agarr’á bossa” (expressão típica da região e ligada ao mar, numa alusão à “bossa” ou “boça”, o cabo que se fixava no olhal da proa da embarcação, para a rebocar, de onde derivou a expressão “agarr’á bossa”, ainda utilizada no quotidiano por todos os nazarenos, com um sentido semelhante à expressão “espera sentado”), “Menes c’a Ninguém” (uma expressão de auto-exaltação, significando “mais (importante) que toda a gente”) ou “Ná pai pá gente” (“ninguém nos pára, somos os maiores”).

Estão previstos os tradicionais bailes de rua, a exposição do Centro Cultural da Nazaré sobre o tema, os desfiles de domingo e terça-feira e o Enterro do Santo Entrudo.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Administração hospitalar garante esforços para acompanhar grávidas transferidas para Leiria

O diretor do serviço de obstetrícia do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) admitiu na passada segunda-feira que enquanto decorrerem as obras de requalificação que obrigarão a que o internamento, bloco de partos e urgência obstétrica tenham de ser assegurados pelo Hospital de Leiria, a cinquenta quilómetros, vai andar “preocupado” devido à distância a percorrer pelas grávidas, mas garantiu que “tudo faremos para encaminhar bem as senhoras e tentar que os constrangimentos sejam mínimos”.

maternidade2