Q

Previsão do tempo

14° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 13° C
14° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 14° C
14° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 14° C

Organização corrigiu mote do carnaval da Nazaré

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A organização do carnaval da Nazaré decidiu alterar o mote inicialmente para o carnaval 2022 para “não ferir suscetibilidades”, passando a ser “Havias de levar um smice c’mo fume”.
O carnaval é uma das festas mais aguardadas na Nazaré

A organização do carnaval da Nazaré decidiu alterar o mote inicialmente para o carnaval 2022 para “não ferir suscetibilidades”, passando a ser “Havias de levar um smice c’mo fume”.

Assumida como uma das festas ainda mais aguardadas pela Nazaré, depois de uma pausa forçada pelo agravamento da pandemia desde a sua declaração, o carnaval do próximo ano ia ter como mote “Havias de levar um smice c’má Redinha”.

A expressão da linguagem local era “uma alusão a uma embarcação de pesca desaparecida no mar da Nazaré, e, ao mesmo tempo, ao vírus da Covid-19, que todos queremos ver controlado”, tinha explicado o vereador Manuel Sequeira na altura do anúncio da calendarização.

Numa mensagem dirigida aos “amigos da Nazaré”, o autarca explicou que “nunca esteve em causa a honorabilidade das nossas gentes”, pedindo desculpas se alguém tenha sentido que os entes queridos não foram respeitados.

O mote do carnaval é sempre algo que as gentes locais dão importância, uma vez que é usualmente uma expressão tipicamente nazarena, usada nas conversas.

Em anos anteriores foram escolhidos como mote, por exemplo, “Beu áuga da fontinha” (“bebeu água da fontinha”, o que significa que alguém de fora se enamorou pela Nazaré), “Agarr’á bossa” (expressão típica da região e ligada ao mar, numa alusão à “bossa” ou “boça”, o cabo que se fixava no olhal da proa da embarcação, para a rebocar, de onde derivou a expressão “agarr’á bossa”, ainda utilizada no quotidiano por todos os nazarenos, com um sentido semelhante à expressão “espera sentado”), “Menes c’a Ninguém” (uma expressão de auto-exaltação, significando “mais (importante) que toda a gente”) ou “Ná pai pá gente” (“ninguém nos pára, somos os maiores”).

Estão previstos os tradicionais bailes de rua, a exposição do Centro Cultural da Nazaré sobre o tema, os desfiles de domingo e terça-feira e o Enterro do Santo Entrudo.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR recupera motociclo furtado

Um motociclo furtado em janeiro nas Caldas da Rainha foi recuperado em Alverca do Ribatejo, em Vila Franca de Xira, no passado dia 24, tendo a GNR identificado o indivíduo que tinha o veículo na sua posse.

motociclo

Morre atropelada por comboio

Uma mulher de 43 anos foi colhida mortalmente por um comboio que circulava na tarde deste domingo na Linha do Oeste, em Leiria, em circunstâncias que estão a ser investigadas.