Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
17° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C

Mês do Mar pretende aumentar a consciência azul da sociedade

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), em Peniche, numa parceria com diversas entidades liderada pela Reserva da Biosfera das Berlengas (UNESCO), está a promover o Mês do Mar para assinalar o papel relevante que o mar assume nas mais diversas vertentes da sociedade.
Evento assinala o papel relevante que o mar assume

A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), em Peniche, numa parceria com diversas entidades liderada pela Reserva da Biosfera das Berlengas (UNESCO), está a promover o Mês do Mar para assinalar o papel relevante que o mar assume nas mais diversas vertentes da sociedade.

Através da dinamização de palestras, workshops, conferências, ações de limpeza, exposições, entre outras atividades, ao longo do mês de novenbro a ESTM pretende fomentar a difusão de conhecimento, aumentar a consciência azul da sociedade e alavancar a economia do mar.

A iniciativa é dinamizada no âmbito do Dia Nacional do Mar, comemorado anualmente a 16 de novembro. “Historicamente, Peniche é um território com fortes ligações ao mar, relação que continua bem presente na atualidade e é assumidamente uma aposta de futuro para o desenvolvimento socioeconómico da região, assente no conhecimento, na inovação, no empreendedorismo e na exploração sustentável dos recursos marinhos”, pode ler-se no texto de apresentação do evento.

A ESTM conta com a colaboração de vários parceiros para a promoção de um conjunto de iniciativas assente em quatro áreas temáticas. “Ecologia e Sustentabilidade” foi o tema desta primeira semana, com a promoção do Congresso “Reservas da Biosfera como Laboratórios de Sustentabilidade”, que decorreu no dia 3 de novembro, e de várias apresentações sobre a temática da semana, no dia 4.

“Conhecimento, Inovação e Empreendedorismo” é a temática em destaque na segunda semana, com apresentações do MARE de Ciência e visitas guiadas ao CETEMARES do Politécnico de Leiria, bem como apresentações sobre o tema da semana.

Segue-se a semana três sob o mote “Economia do Mar”, com apresentações sobre o tema no dia 15 de novembro e a realização da Expo Fish, numa organização da Docapesca com o apoio do Politécnico de Leiria, nos dias 16 e 17 de novembro.

O Mês do Mar termina com uma semana dedicada à “Sociedade Azul”, com o evento Tecpescas – IPMA (23 de novembro), apresentações sobre a temática da semana (24 de novembro), uma visita guiada e um workshop no Clube Naval de Peniche (27 de novembro) e a realização de limpezas subaquáticas na zona portuária (28 de novembro).

Além destas iniciativas decorrem exposições permanentes durante todo o mês, nomeadamente “Peixes by Pedro Salgado”, na sala de leitura da ESTM; “Por Nós, Mãos ao Mar!”, no átrio da ESTM; “Escultura de Lixo Marinho”, na Lota de Peniche; e “Pescadores e Aves Marinhas – Aliados por um Mar Sustentável”, também na Lota de Peniche, a partir do dia 20 de novembro.

Os parceiros são o Município de Peniche, Reserva da Biosfera das Berlengas/Peniche (UNESCO), Docapesca, Smart Ocean Peniche, Clube Naval de Peniche, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas – Reserva Natural das Berlengas, Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Peniche Surfing Clube, Rotary Club de Peniche, SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, CITUR – Politécnico de Leiria, MARE – Politécnico de Leiria, AcuaSubOeste – Centro de Mergulho, Adega do Mar, Associação David Melgueiro, Blue Atlantic Project, Flying Sharks, Haliotis Dive Center Peniche, Just Dive Academy Peniche, Município de Peniche, Sea Lovers – Catering & Events e SEAentia.

As iniciativas são de acesso livre.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss