Q

Previsão do tempo

9° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 14° C
9° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 14° C
9° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 14° C

Juntas de freguesia de Óbidos fazem iniciativas no “Pão por Deus”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A tradição do “Pão por Deus” voltou a repetir-se no Dia de Todos os Santos nas várias freguesias do concelho de Óbidos, tendo em algumas delas as respetivas juntas se associado com iniciativas.
Junta de Freguesia de Gaeiras entregou sacos de pano às crianças

A tradição do “Pão por Deus” voltou a repetir-se no Dia de Todos os Santos nas várias freguesias do concelho de Óbidos, tendo em algumas delas as respetivas juntas se associado com iniciativas.

Em Gaeiras centenas de crianças e jovens encheram sacos e cestos com guloseimas, entre rebuçados, gomas, chocolates, chupa-chupas, bolachas, entre outros doces.

A junta de freguesia associou-se ao “Pão por Deus” e para além de oferecer sacolas com algumas guloseimas proporcionou pão cozido no forno comunitário junto ao moinho secular do Ti-Manel (oficina da semente e do pão). Houve também jogos tradicionais, no Largo de São Marcos.

“Cerca de 500 crianças percorreram as ruas da freguesia e cumpriram a tradição”, manifestou Ricardo Duque, presidente da junta.

“Queremos que na freguesia de Gaeiras continuemos a viver momentos bonitos de partilha e intergeracionalidade. Este saco, que te oferecemos, materializa a responsabilidade de também tu manteres viva esta tradição. Um dia, quando fores crescido, passa este saco ao teu filho, ao teu irmão mais novo ou ao teu sobrinho e nunca te esqueças da magia que existe sempre que uma porta se abre e um sorriso te recebe”, escreveu Ricardo Duque numa mensagem colocada nos sacos distribuídos.

Para além da satisfação por comer guloseimas, houve entusiasmo das crianças em ir ao Pão por Deus. “Vim por diversão e porque é giro”, contava uma menina participante. Outro rapaz relatava que “é divertido estar com os amigos”, uma vez que iam em grupo tocar às campainhas das casas.

Os adultos também se mostraram satisfeitos, por “fazer recordar a nossa infância”, comentou João Cardoso.

No Vau, a junta de freguesia para festejar este dia e “incentivar as crianças a manter as tradições”, entregou o “Saco e Pão por Deus”. “É com um sentimento de felicidade que distribuímos mais de 40 sacos do Pão por Deus”, transmitiu Frederico Lopes, presidente da junta.

Para a concretização desta atividade, a autarquia contou com o apoio dos utentes do Centro Social do Vau, que executaram os sacos, reutilizando restos de tecidos.

“Semear tradições”, foi o lema da manhã vivida na freguesia de Olho Marinho, onde a junta organizou a exposição “O Pão por Deus dos meus Avós” e realizou a distribuição do “Pão por Deus” a mais de cem crianças.

Na Amoreira, a junta de freguesia também manteve viva a tradição, reunindo as crianças.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Biblioteca organiza Comunidade de Leitores

A Casa José Saramago - Biblioteca Municipal de Óbidos dará início à sua Comunidade de Leitores - “Ler em Casa”, com a primeira sessão a decorrer no dia 4 de dezembro, pelas 10 horas.

Maestro Victorino de Almeida nos 50 anos da Galeria Ogiva

Na tarde deste domingo foram assinalados os 50 anos da Galeria Ogiva, em Óbidos, com uma festa que contou com a participação do maestro Victorino de Almeida, bem como com o lançamento de um livro de memórias do mestre José Aurélio, fundador daquele espaço.

ogiva

GNR recupera motociclo furtado

Um motociclo furtado em janeiro nas Caldas da Rainha foi recuperado em Alverca do Ribatejo, em Vila Franca de Xira, no passado dia 24, tendo a GNR identificado o indivíduo que tinha o veículo na sua posse.

motociclo