Q

Previsão do tempo

14° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 23° C
14° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 23° C
14° C
  • Wednesday 26° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 25° C

Peditório da Liga Portuguesa contra o Cancro

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Peditório Nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) decorreu entre 29 de outubro e 1 de novembro, através da colaboração de milhares de voluntários, devidamente identificados com o colete da instituição e com os habituais cofres lacrados com o símbolo da LPCC. A LPCC é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, declarada […]
O peditório anual garante o desenvolvimento de atividades de prevenção do cancro

O Peditório Nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) decorreu entre 29 de outubro e 1 de novembro, através da colaboração de milhares de voluntários, devidamente identificados com o colete da instituição e com os habituais cofres lacrados com o símbolo da LPCC.

A LPCC é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública e isenta da IRC, habilitada a receber donativos de particulares e empresas, os quais, mediante o recibo emitido pela Liga, terão enquadramento fiscal em sede de IRS e IRC, respetivamente.

Não recebendo quaisquer subsídios estatais para o desenvolvimento das suas atividades e programas, os donativos concedidos à LPCC, sobretudo pela altura do peditório anual, são o garante financeiro para o desenvolvimento das atividades de prevenção primária e secundária do cancro, de apoio à formação e investigação em oncologia e de apoio social ao doente oncológico e familiares.

Cabe a cada Núcleo Regional da LPCC organizar, na sua área geográfica, o peditório anual que, para além da dedicação dos seus colaboradores, conta com o apoio e trabalho de centenas de voluntários e clubes de serviço à comunidade, como referência aos escuteiros, lions clubes, rotários, paróquias, escolas, juntas de freguesia, entre outros.

Segundo a informação veiculada na página eletrónica da LPCC, o Programa de Rastreio de Cancro da Mama (desenvolvido em estreita colaboração com os Cuidados de Saúde Primários) cobre atualmente, as regiões Centro, Alentejo e Norte do país e encontra-se em alargamento à Região de Lisboa e Vale do Tejo. Utiliza sobretudo unidades móveis que se deslocam de dois em dois anos a cada concelho e unidades fixas. São enviadas cartas-convites às mulheres em idade rastreável (50-69 anos) inscritas nos Centros de Saúde, para realizar uma mamografia (exame gratuito).

Nos últimos anos, foram já realizadas mais de 4,3 milhões de mamografias de rastreio e encaminhadas para diagnóstico e tratamento mais de 20 mil mulheres, o que permitiu um tratamento menos agressivo e mais eficaz.

Os doentes oncológicos podem procurar ajuda e aconselhamento através da “Linha Cancro” 808 255 255 e da “Linha Pulmão” 808 259 259. São projetos da LPCC que têm como objetivo o acompanhamento de pessoas com cancro, familiares e amigos em todas as fases do processo terapêutico. É uma equipa constituída por técnicos especializados, enfermeiros e psicólogos, com formação na área da oncologia. Através destas linhas, são dadas informações e esclarecimentos no âmbito do apoio social (encaminhamento para serviços de apoio), apoio psicológico, bem como informações gerais sobre a doença e sobre os direitos gerais do doente oncológico.

Os contactos, disponíveis de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 18h00, visam prestar apoio às pessoas com cancro, em geral, e com cancro do pulmão, aos seus familiares, cuidadores ou amigos.

Uma linha de apoio dedicada apenas ao cancro do pulmão explica-se devido à grande incidência e mortalidade. A cada ano surgem 1,6 milhões de novos casos e ocorrem 1,4 milhões de mortes. Em Portugal é causa de morte para 3500 pessoas por ano. Além disso, esta é a primeira causa de morte nos homens e é já o quarto tipo de cancro nas mulheres.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Unidade Local de Saúde do Oeste conclui projetos de qualidade e de desmaterialização

A Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO) anunciou que, no âmbito de candidaturas aprovadas ao Sistema de Apoio à Transformação Digital da Administração Pública (SAMA), foram concluídos diversos projetos de transformação digital e de qualidade, envolvendo um financiamento total superior a dois milhões de euros.

Festival reúne talentos seniores na Benedita

No dia 16 de abril, o Centro Cultural Gonçalves Sapinho, na vila da Benedita, será palco do Festival dos Grupos Musicais da RUTIS (rede das universidades da terceira idade). Organizado pela Universidade Sénior da Benedita, este festival promete uma tarde repleta de música, diversão e convívio.

seniores

“Páscoa 2024” da GNR com operação na Nazaré

A GNR, entre os dias 25 de março e 1 de abril, realizou uma operação de intensificação de patrulhamento, ações de sensibilização e fiscalização em todo o território nacional, com o objetivo de combater a criminalidade, contribuir para a redução da sinistralidade rodoviária e regularizar o trânsito. Tratou-se da Operação “Páscoa 2024”, que na sexta-feira santa teve uma ação de fiscalização no IC9, na Nazaré.

gnr1