Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 14° C
12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 14° C
13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C

Nazaré prepara-se para a Passagem do Ano e Carnaval

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Começaram os preparativos para duas das maiores festas populares de rua na Nazaré, com a definição da programação da Passagem de Ano e do Carnaval.
Se a situação epidemiológica permitir a festa da passagem de ano terá dois dias

Começaram os preparativos para duas das maiores festas populares de rua na Nazaré, com a definição da programação da Passagem de Ano e do Carnaval.

A autarquia da Nazaré está a acompanhar o evoluir da situação epidemiológica no país e no concelho, e os calendários festivos anunciados poderão sofrer alterações, mas as duas iniciativas já começaram a ser preparadas.

“Ambas poderão não se realizar se a situação epidemiológica da Covid-19 se alterar e obrigar a alterações de procedimentos”, admite Manuel Sequeira, vereador da Cultura na Câmara da Nazaré.

A manter-se a atual situação, a Passagem do Ano será festejada com um concerto dos Função Publika e música dos anos 80, com os DJ’s Paulo Mendes e MarkSound, junto à Praia, a 31 de dezembro, dia que se despedirá de todos com o tradicional fogo-de-artifício, sobre o mar.

A festa até poderá durar dois dias, com início logo a 30 de dezembro, mas, de acordo com a autarquia, a data, tal como a programação, ainda “se encontram sob confirmação”.

Como é tradição, terminada a festa de fim de ano, a Nazaré tem por hábito assinalar o Novo Ano com um baile de Carnaval, altura em apresentará os Reis 2022 e a Marcha Geral do ano, numa iniciativa prevista para a Tenda Orbital, ao início da tarde do dia 1 de janeiro.

Assumida como uma das festas ainda mais aguardadas pela Nazaré, depois de uma pausa forçada pelo agravamento da pandemia, desde a sua declaração, o Carnaval do próximo ano terá como mote: “Havias de levar um smice c’má Redinha”.

A expressão da linguagem local é “a alusão a uma embarcação de pesca desaparecida no mar da Nazaré, e, ao mesmo tempo, ao vírus da Covid-19, que todos queremos ver controlado”, explicou o vereador.

A calendarização prevê os tradicionais bailes de rua, a exposição do Centro Cultural da Nazaré sobre o tema, os desfiles de domingo e terça-feira e o Enterro do Santo Entrudo.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Infantis obidenses vencem em futsal

Em jogo da 4ª jornada da Divisão Distrital - Grupo B de futsal em infantis, no pavilhão da EB 2-3 D. Luís de Ataíde, em Peniche, defrontaram-se no passado dia 24 o Peniche Amigos Clube “B” e a Associação Desportiva de Óbidos. O resultado foi de 2-6.

futsal

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto