Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
12° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
12° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C

Nazaré prepara-se para a Passagem do Ano e Carnaval

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Começaram os preparativos para duas das maiores festas populares de rua na Nazaré, com a definição da programação da Passagem de Ano e do Carnaval.
Se a situação epidemiológica permitir a festa da passagem de ano terá dois dias

Começaram os preparativos para duas das maiores festas populares de rua na Nazaré, com a definição da programação da Passagem de Ano e do Carnaval.

A autarquia da Nazaré está a acompanhar o evoluir da situação epidemiológica no país e no concelho, e os calendários festivos anunciados poderão sofrer alterações, mas as duas iniciativas já começaram a ser preparadas.

“Ambas poderão não se realizar se a situação epidemiológica da Covid-19 se alterar e obrigar a alterações de procedimentos”, admite Manuel Sequeira, vereador da Cultura na Câmara da Nazaré.

A manter-se a atual situação, a Passagem do Ano será festejada com um concerto dos Função Publika e música dos anos 80, com os DJ’s Paulo Mendes e MarkSound, junto à Praia, a 31 de dezembro, dia que se despedirá de todos com o tradicional fogo-de-artifício, sobre o mar.

A festa até poderá durar dois dias, com início logo a 30 de dezembro, mas, de acordo com a autarquia, a data, tal como a programação, ainda “se encontram sob confirmação”.

Como é tradição, terminada a festa de fim de ano, a Nazaré tem por hábito assinalar o Novo Ano com um baile de Carnaval, altura em apresentará os Reis 2022 e a Marcha Geral do ano, numa iniciativa prevista para a Tenda Orbital, ao início da tarde do dia 1 de janeiro.

Assumida como uma das festas ainda mais aguardadas pela Nazaré, depois de uma pausa forçada pelo agravamento da pandemia, desde a sua declaração, o Carnaval do próximo ano terá como mote: “Havias de levar um smice c’má Redinha”.

A expressão da linguagem local é “a alusão a uma embarcação de pesca desaparecida no mar da Nazaré, e, ao mesmo tempo, ao vírus da Covid-19, que todos queremos ver controlado”, explicou o vereador.

A calendarização prevê os tradicionais bailes de rua, a exposição do Centro Cultural da Nazaré sobre o tema, os desfiles de domingo e terça-feira e o Enterro do Santo Entrudo.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Nazaré cancela eventos do carnaval

Após o anúncio das novas medidas de controlo e mitigação da pandemia Covid-19 e da declaração do Estado de Calamidade, que irá vigorar até 20 de março, a organização do carnaval da Nazaré anunciou o cancelamento de todos os eventos festivos desta iniciativa.

carnaval

Área de cowork e gatil com luz verde

Os projetos “Cowork Bombarral Empreendedor 2.0” e de construção de um gatil, apresentado pela associação O Amigo Fiel, foram os mais votados na segunda edição do Orçamento Participativo, promovido pelo Município do Bombarral.