A Junta de Freguesia de Vidais, nas Caldas da Rainha, entregou no passado sábado, saquinhos alusivos ao “Pão por Deus” a 75 crianças e jovens com idade igual ou inferior a 17 anos.
Cada saco estava recheado com guloseimas típicas, maças e peras produzidas nas terras de Vidais, ricas na agricultura. Os saquinhos tinham ainda um texto impresso sobre a origem do “Pão por Deus”.
Foi a forma como a Junta de Freguesia festejou a temática com o intuito de incentivar as crianças a manter vivas as tradições. O presidente da Junta, Rui Henriques, acompanhado por Teresa Filipe, elemento do executivo, foi às casas dos jovens entregar os saquinhos do “Pão por Deus”.
“A iniciativa foi divulgada e houve inscrições com uma adesão muito grande e é também uma forma de conhecermos as famílias da freguesia”, apontou o autarca.
A iniciativa teve como objetivo também que as crianças utilizassem os sacos no dia 1 de novembro para pedir o “Pão por Deus”.
No texto entregue aos jovens é referido que o “Pão por Deus” é “uma tradição antiga e bem portuguesa. Remota a 1 de novembro de 1755, quando a cidade de Lisboa sofreu a maior catástrofe da sua história. O terramoto, que aconteceu no Dia Todos os Santos, afetou grande parte da população, deixando-a sem recursos. De forma a saciar a fome, os sobreviventes pediam o pão”.
Ao longo dos anos o costume manteve-se, tornando-se uma comemoração feita pelas crianças, pedindo de porta em porta o “Pão por Deus”. Uma celebração simbolizada pela partilha e amor pelo próximo.
0 Comentários