Q

Previsão do tempo

10° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 14° C
11° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 14° C
11° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 14° C

Junta de Freguesia de Vidais entrega 75 sacos alusivos ao “Pão por Deus”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Junta de Freguesia de Vidais, nas Caldas da Rainha, entregou no passado sábado, saquinhos alusivos ao “Pão por Deus” a 75 crianças e jovens com idade igual ou inferior a 17 anos. Cada saco estava recheado com guloseimas típicas, maças e peras produzidas nas terras de Vidais, ricas na agricultura. Os saquinhos tinham ainda […]
O presidente da Junta, Rui Henriques, e Teresa Filipe, do executivo, entregaram os sacos a Dinis Salema e Matilde Silva

A Junta de Freguesia de Vidais, nas Caldas da Rainha, entregou no passado sábado, saquinhos alusivos ao “Pão por Deus” a 75 crianças e jovens com idade igual ou inferior a 17 anos.

Cada saco estava recheado com guloseimas típicas, maças e peras produzidas nas terras de Vidais, ricas na agricultura. Os saquinhos tinham ainda um texto impresso sobre a origem do “Pão por Deus”.

Foi a forma como a Junta de Freguesia festejou a temática com o intuito de incentivar as crianças a manter vivas as tradições. O presidente da Junta, Rui Henriques, acompanhado por Teresa Filipe, elemento do executivo, foi às casas dos jovens entregar os saquinhos do “Pão por Deus”.

“A iniciativa foi divulgada e houve inscrições com uma adesão muito grande e é também uma forma de conhecermos as famílias da freguesia”, apontou o autarca.

A iniciativa teve como objetivo também que as crianças utilizassem os sacos no dia 1 de novembro para pedir o “Pão por Deus”.

No texto entregue aos jovens é referido que o “Pão por Deus” é “uma tradição antiga e bem portuguesa. Remota a 1 de novembro de 1755, quando a cidade de Lisboa sofreu a maior catástrofe da sua história. O terramoto, que aconteceu no Dia Todos os Santos, afetou grande parte da população, deixando-a sem recursos. De forma a saciar a fome, os sobreviventes pediam o pão”.

Ao longo dos anos o costume manteve-se, tornando-se uma comemoração feita pelas crianças, pedindo de porta em porta o “Pão por Deus”. Uma celebração simbolizada pela partilha e amor pelo próximo.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Sessão “Gestão e Cuidado do Voluntário”

O projeto CLDS 4G (Contrato Local de Desenvolvimento Social) vai promover no dia 3 de dezembro, entre as 15h e as 17h, no Centro de Recursos Comunitário das Caldas da Rainha, uma sessão com o tema “Gestão e Cuidado do Voluntário”, onde se pretende abordar a importância do voluntariado numa perspetiva do crescimento pessoal que este proporciona, permitindo adquirir novas competências, sendo a técnicos e dirigentes das entidades da rede social das Caldas da Rainha.

Pedro Seixas candidata-se à presidência do PS/Caldas

Pedro Seixas, militante do Partido Socialista, anunciou que será candidato à presidência da concelhia do PS de Caldas da Rainha, explicando que “este é o momento para avançar, numa candidatura unificadora, que sai da reunião de vontades de um conjunto bastante alargado de militantes”, num projeto que tem como mote “A militância que nos une!”.

seixas