Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
15° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
15° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 25° C

Exposição de desenho no Museu António Duarte

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Visita”, uma exposição de desenho de Jorge Leal, está patente no Museu António Duarte, no Centro de Artes de Caldas da Rainha, entre 4 de novembro e 13 de dezembro, sendo inaugurada nesta quinta-feira às 21h.

“Visita”, uma exposição de desenho de Jorge Leal, está patente no Museu António Duarte, no Centro de Artes de Caldas da Rainha, entre 4 de novembro e 13 de dezembro, sendo inaugurada nesta quinta-feira às 21h.

“Desenho em museus desde a adolescência. É o único modo que encontro de me relacionar com as peças, de entender o que são, como foram realizadas. Ao prazer de ver acrescento o prazer de desenhar, que por sua vez me dá o prazer do conhecimento e memória profundos”, relata Jorge Leal.

Parte dos objetivos das residências artísticas que fez no Centro de Artes de Caldas da Rainha durante 2019 consistia em trabalhar a partir das suas coleções de esculturas. “Nos últimos anos continuei a aprofundar o meu conhecimento sobre as peças e a interrogá-las graficamente através de inúmeros desenhos em cadernos, no que constitui o meu modo de trabalhar qualquer tema. Os desenhos dos cadernos serviram como ponto de partida para fazer versões aumentadas no ateliê. Os desenhos transformam as esculturas numa outra entidade, com caraterísticas físicas e materiais distintas”, descreve.

Jorge Leal nasceu em Lisboa em 1975, onde vive e trabalha. É doutorado em desenho pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Desenvolve atividade docente em desenho. Expõe regularmente desde 2005 em instituições e espaços privados. Está representado na coleção do MAAT, Coleção Figueiredo Ribeiro e coleções privadas (Portugal, Espanha, França, Bélgica, Inglaterra, Alemanha).

Desde 2012, o seu trabalho está centrado na investigação prática e teórica sobre desenho, onde procura interrogar os seus elementos constituintes, assim como a integração da escrita no desenho.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Livro de Inês Sofia “O segundo lado da perfeição” alerta para romances tóxicos

“O segundo lado da perfeição” é como se designa o livro da jovem Inês Sofia que foi lançado no passado dia 7 na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral.
É o segundo livro da autora, de 19 anos, e é uma história de amor entre dois adolescentes. “É sobre um relacionamento abusivo. Os seus sinais, a forma como se expressa, a maneira como se faz sentir, e, principalmente, a culpa com que as vítimas ficam”, contou.

ines 1

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.

afetos