“Visita”, uma exposição de desenho de Jorge Leal, está patente no Museu António Duarte, no Centro de Artes de Caldas da Rainha, entre 4 de novembro e 13 de dezembro, sendo inaugurada nesta quinta-feira às 21h.
“Desenho em museus desde a adolescência. É o único modo que encontro de me relacionar com as peças, de entender o que são, como foram realizadas. Ao prazer de ver acrescento o prazer de desenhar, que por sua vez me dá o prazer do conhecimento e memória profundos”, relata Jorge Leal.
Parte dos objetivos das residências artísticas que fez no Centro de Artes de Caldas da Rainha durante 2019 consistia em trabalhar a partir das suas coleções de esculturas. “Nos últimos anos continuei a aprofundar o meu conhecimento sobre as peças e a interrogá-las graficamente através de inúmeros desenhos em cadernos, no que constitui o meu modo de trabalhar qualquer tema. Os desenhos dos cadernos serviram como ponto de partida para fazer versões aumentadas no ateliê. Os desenhos transformam as esculturas numa outra entidade, com caraterísticas físicas e materiais distintas”, descreve.
Jorge Leal nasceu em Lisboa em 1975, onde vive e trabalha. É doutorado em desenho pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Desenvolve atividade docente em desenho. Expõe regularmente desde 2005 em instituições e espaços privados. Está representado na coleção do MAAT, Coleção Figueiredo Ribeiro e coleções privadas (Portugal, Espanha, França, Bélgica, Inglaterra, Alemanha).
Desde 2012, o seu trabalho está centrado na investigação prática e teórica sobre desenho, onde procura interrogar os seus elementos constituintes, assim como a integração da escrita no desenho.
0 Comentários