Q

Previsão do tempo

17° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 23° C
17° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 23° C
17° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 26° C

Câmara reforça rede de oleões na cidade

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara Municipal das Caldas da Rainha, através dos seus Serviços Municipalizados, reforçou a rede de equipamentos de recolha de óleos alimentares usados nas duas freguesias da cidade.

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha, através dos seus Serviços Municipalizados, reforçou a rede de equipamentos de recolha de óleos alimentares usados nas duas freguesias da cidade.

Desde que foi implementada a rede de oleões no concelho, em 2020, já foram recolhidas cerca de 16 toneladas de óleos.

Como sublinha o vice-presidente do Município, Joaquim Beato, que tutela também o pelouro do ambiente, “são 16 toneladas de um resíduo, com elevado potencial de contaminação da água e dos solos, que não foram indevidamente depositadas na rede de esgotos”.

O responsável regista também que “há uma crescente sensibilidade das pessoas para estas questões ambientais, cabendo aos municípios desenvolver políticas e criar condições que promovam práticas ambientalmente adequadas”.

Nos oleões só devem ser depositados óleos de origem alimentar. Os óleos lubrificantes de motores, transmissões ou de lubrificação devem ser encaminhados através das oficinas para operadores licenciados para destino final adequado.

Os óleos alimentares usados possuem um elevado potencial de recuperação, nomeadamente para a produção de sabão ou de biodiesel.

Presentemente existem 35 oleões distribuídos por todo o concelho.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Um dia de folga para o Joaquim Sá

A Associação MVC (Movimento Viver o Concelho) vai desenvolver um projeto que procura dar um dia de folga ao trabalho diário executado por Joaquim Sá para assegurar refeições a pessoas necessitadas, uma missão em que se tem empenhado nas Caldas da Rainha desde os anos 80 do século passado. 

quim2