Q

Previsão do tempo

12° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 14° C
12° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 15° C
13° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 15° C

Câmara reforça rede de oleões na cidade

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara Municipal das Caldas da Rainha, através dos seus Serviços Municipalizados, reforçou a rede de equipamentos de recolha de óleos alimentares usados nas duas freguesias da cidade.

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha, através dos seus Serviços Municipalizados, reforçou a rede de equipamentos de recolha de óleos alimentares usados nas duas freguesias da cidade.

Desde que foi implementada a rede de oleões no concelho, em 2020, já foram recolhidas cerca de 16 toneladas de óleos.

Como sublinha o vice-presidente do Município, Joaquim Beato, que tutela também o pelouro do ambiente, “são 16 toneladas de um resíduo, com elevado potencial de contaminação da água e dos solos, que não foram indevidamente depositadas na rede de esgotos”.

O responsável regista também que “há uma crescente sensibilidade das pessoas para estas questões ambientais, cabendo aos municípios desenvolver políticas e criar condições que promovam práticas ambientalmente adequadas”.

Nos oleões só devem ser depositados óleos de origem alimentar. Os óleos lubrificantes de motores, transmissões ou de lubrificação devem ser encaminhados através das oficinas para operadores licenciados para destino final adequado.

Os óleos alimentares usados possuem um elevado potencial de recuperação, nomeadamente para a produção de sabão ou de biodiesel.

Presentemente existem 35 oleões distribuídos por todo o concelho.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Associação comercial reduz pegada ecológica

A ACCCRO – Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste vai realizar no dia 3 de dezembro uma ação de sensibilização e de distribuição de árvores, para que estas sejam plantadas em locais a selecionar pelas juntas de freguesia.

dsc 0488

Almoço pedagógico

O polo de Peniche da Escola Profissional Alda Brandão de Vasconcelos realizou um almoço pedagógico no Restaurante BrisaMar, no Hotel PinhalMar Peniche, confecionado e servido pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Cozinha/Pastelaria.

solidario

Professor caldense concorre às eleições legislativas

Carlos Ubaldo, de 57 anos, professor na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, em Caldas da Rainha, é o nº 3 na lista do Bloco de Esquerda no distrito de Leiria nas próximas eleições legislativas, depois de ter sido o candidato à Câmara Municipal das Caldas da Rainha nas últimas eleições autárquicas.