Q

Previsão do tempo

11° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
12° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C

Aqueduto é um dos mais bonitos de Portugal

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Aqueduto de Óbidos é considerado um dos 18 mais bonitos de Portugal. A divulgação da lista é feita pelo site viagens.sapo.pt, uma plataforma digital, com a melhor seleção de artigos, dicas e crónicas para viajar por locais de todos os cantos do mundo.
Aqueduto tem um total de seis quilómetros

O Aqueduto de Óbidos é considerado um dos 18 mais bonitos de Portugal. A divulgação da lista é feita pelo site viagens.sapo.pt, uma plataforma digital, com a melhor seleção de artigos, dicas e crónicas para viajar por locais de todos os cantos do mundo.

Conhecido como aqueduto da Usseira, uma vez que é ali o seu início, veio revolucionar o sistema de abastecimento de água à vila de Óbidos. Mandado edificar pela Rainha D. Catarina de Áustria, esposa de D. João III e irmã do imperador Carlos V, em 1573, possivelmente veio a ser finalizado já no reinado de Filipe I.

Com a sua origem numa nascente de Usseira, finaliza no Chafariz Real da Praça de Santa Maria de Óbidos, perfazendo um total de seis quilómetros, três dos quais subterrâneos.

Conjuntamente com a instalação de uma grande praça renascentista no centro da vila, o aqueduto insere-se num plano de modernização e de crescimento a que foram sujeitas muitas cidades e vilas do país, fomentado pela rainha e pelo seu neto, D. Sebastião, de modo a promover a melhoria das condições de vida e de abastecimento às populações.

Como compensação pelas obras realizadas a custo da casa da rainha, o Município de Óbidos entregou ao património régio as terras férteis a poente da vila, que ainda hoje guardam o nome de Várzea da Rainha.

O aqueduto é formado por três troços com apenas um registo, em que as arcadas são constituídas em arcos de volta perfeita, sendo em ponta quebrada na passagem das vias, reforçadas a espaços regulares por pegões.

Esta estrutura sofreu obras de restauração em 1611 e 1622. Neste ano a fonte também sofreu restauros, terminando com os últimos restauros em 1717. Entrou na lista dos Imóveis de Interesse Público em 1962.

Poderá ser hoje visitado na sua extensão através de um percurso pedonal criado recentemente para o efeito, onde se desfruta das melhores vistas e paisagens sobre a vila.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Infantis obidenses vencem em futsal

Em jogo da 4ª jornada da Divisão Distrital - Grupo B de futsal em infantis, no pavilhão da EB 2-3 D. Luís de Ataíde, em Peniche, defrontaram-se no passado dia 24 o Peniche Amigos Clube “B” e a Associação Desportiva de Óbidos. O resultado foi de 2-6.

futsal

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto