Q

Previsão do tempo

19° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 21° C
19° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 22° C
19° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C

Faleceu o fundador da Associação dos Franceses no Estrangeiro

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Faleceu aos 72 anos Jean Pierre Hougas, fundador da UFE-Oeste, Associação dos Franceses no Estrangeiro, com sede em Caldas da Rainha e a quarta mais representativa em Portugal, depois de Lisboa, Porto e Algarve.
Jean Pierre Hougas

Faleceu aos 72 anos Jean Pierre Hougas, fundador da UFE-Oeste, Associação dos Franceses no Estrangeiro, com sede em Caldas da Rainha e a quarta mais representativa em Portugal, depois de Lisboa, Porto e Algarve.

A morte chegou sem avisar e um homem bom acabou por partir, ele que era uma pessoa muito especial e que por tudo quanto significava para nós, deixará um grande vazio.

Guardo dele as melhores memórias, lembranças que revelam como foi um privilégio ter sido seu amigo e por isso sinto pesada mágoa e nesta triste despedida de uma personalidade muito especial.

A vida por vezes é injusta e sempre demasiado imprevisível. A morte venceu Jean Pierre Hougas.

Poderia usar muitas palavras, neste momento tão difícil, mas o melhor talvez seja resumir tudo num agradecimento.

Obrigado por teres sido um grande amigo desde os meus tempos de Paris e uma pessoa muito empenhada no trabalho enorme ao serviço do concelho de Caldas da Rainha, que te deve um merecido e grande obrigado.

Jean Pierre Hougas era uma personalidade intelectualmente superior, do ponto de vista da cultura cívica, um humanista que se dedicava de alma e coração ao mundo da francofonia e sobretudo aos que escolheram o nosso concelho vindos do estrangeiro para entre nós viverem as suas vidas e as suas reformas, e a morte deixa-nos um vazio imenso.

Uma cadeia de televisão francesa dizia que Jean Pierre Hougas era um destacado francês a viver nas Caldas da Rainha. Enquanto presidente da UFE-Oeste ajudava a receber os franceses em Portugal, muitos deles atraídos pelos benefícios fiscais para os residentes não habituais. E, tal como noutros pontos do país, também nesta região havia convívio entre cidadãos franceses. “Juntamo-nos por afinidade. Todas as segundas-feiras de manhã há um grupo que joga bowling. Outros têm encontros literários e outros jogam golfe”, contava Jean Pierre Hougas.

Escolheu Portugal porque havia aqui “um ritmo menos “stressante” do que aquele que se vive em França”. “Adaptamo-nos bem a viver aqui”, dizia.

Era mais um francófono que queria ficar em Portugal: “Não tenho saudades nenhumas de Paris”.

O namoro entre Jean Pierre Hougas e Portugal começou há cerca de 20 anos. Desde o ano 2000 que, sempre que tinha dois ou três dias disponíveis, apanhava o avião e vinha a Lisboa “aproveitar o sol”. Mas foi por amor a uma portuguesa, natural do lugar das Relvas, freguesia de Santa Catarina, que este francês se fixou em Santo Onofre.

À esposa manifesto o meu profundo pesar e a toda a família endereço toda a minha respeitosa solidariedade.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Diversão noturna e viagens de finalistas

Com a Páscoa, mais uma data festiva se passou, uma data muito celebrada ao longo dos anos no que toca a diversão noturna. De norte a sul foram muitos os eventos de celebração da mesma, contudo, já não é como outrora, em que se faziam romarias com família e amigos para diversos espaços noturnos espalhados pelo país fora.

ruben alves2

A UE não deve ceder nos Direitos Humanos por causa da ameaça nuclear

Em 25 de março, Hossein Amir-Abdollahian, o Ministro das Relações Exteriores do Irão e Josep Borrell, o líder da política externa da União Europeia (UE) discutiram a importância de continuar as negociações e visitas para remover as sanções nucleares sobre o Irã. Borrell reiterou que finalizar as negociações nucleares é prioritário para a UE e destacou a necessidade de suspender tais sanções.

ia