Q

Previsão do tempo

10° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
10° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C

Faleceu o fundador da Associação dos Franceses no Estrangeiro

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Faleceu aos 72 anos Jean Pierre Hougas, fundador da UFE-Oeste, Associação dos Franceses no Estrangeiro, com sede em Caldas da Rainha e a quarta mais representativa em Portugal, depois de Lisboa, Porto e Algarve.
Jean Pierre Hougas

Faleceu aos 72 anos Jean Pierre Hougas, fundador da UFE-Oeste, Associação dos Franceses no Estrangeiro, com sede em Caldas da Rainha e a quarta mais representativa em Portugal, depois de Lisboa, Porto e Algarve.

A morte chegou sem avisar e um homem bom acabou por partir, ele que era uma pessoa muito especial e que por tudo quanto significava para nós, deixará um grande vazio.

Guardo dele as melhores memórias, lembranças que revelam como foi um privilégio ter sido seu amigo e por isso sinto pesada mágoa e nesta triste despedida de uma personalidade muito especial.

A vida por vezes é injusta e sempre demasiado imprevisível. A morte venceu Jean Pierre Hougas.

Poderia usar muitas palavras, neste momento tão difícil, mas o melhor talvez seja resumir tudo num agradecimento.

Obrigado por teres sido um grande amigo desde os meus tempos de Paris e uma pessoa muito empenhada no trabalho enorme ao serviço do concelho de Caldas da Rainha, que te deve um merecido e grande obrigado.

Jean Pierre Hougas era uma personalidade intelectualmente superior, do ponto de vista da cultura cívica, um humanista que se dedicava de alma e coração ao mundo da francofonia e sobretudo aos que escolheram o nosso concelho vindos do estrangeiro para entre nós viverem as suas vidas e as suas reformas, e a morte deixa-nos um vazio imenso.

Uma cadeia de televisão francesa dizia que Jean Pierre Hougas era um destacado francês a viver nas Caldas da Rainha. Enquanto presidente da UFE-Oeste ajudava a receber os franceses em Portugal, muitos deles atraídos pelos benefícios fiscais para os residentes não habituais. E, tal como noutros pontos do país, também nesta região havia convívio entre cidadãos franceses. “Juntamo-nos por afinidade. Todas as segundas-feiras de manhã há um grupo que joga bowling. Outros têm encontros literários e outros jogam golfe”, contava Jean Pierre Hougas.

Escolheu Portugal porque havia aqui “um ritmo menos “stressante” do que aquele que se vive em França”. “Adaptamo-nos bem a viver aqui”, dizia.

Era mais um francófono que queria ficar em Portugal: “Não tenho saudades nenhumas de Paris”.

O namoro entre Jean Pierre Hougas e Portugal começou há cerca de 20 anos. Desde o ano 2000 que, sempre que tinha dois ou três dias disponíveis, apanhava o avião e vinha a Lisboa “aproveitar o sol”. Mas foi por amor a uma portuguesa, natural do lugar das Relvas, freguesia de Santa Catarina, que este francês se fixou em Santo Onofre.

À esposa manifesto o meu profundo pesar e a toda a família endereço toda a minha respeitosa solidariedade.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Obras de arte desaparecidas – Estátua Equestre de D. João IV

D. João IV (1604-1656), 8º duque de Bragança, 5º duque de Guimarães, 3º duque de Barcelos, filho de D. Teodósio II de Bragança (1568-1630) e da Sra. D. Ana Fernández de Velasco y Téllez-Girón (1585-1607), casado, no ano de 1633, com a Sra. D. Luísa Maria Francisca de Gusmão e Sandoval (1613-1666), da Casa espanhola de Medina-Sidónia, foi aclamado como o 22º Rei de Portugal e Algarves no dia 15 de dezembro de 1640.

Mensagem aos encarregados de educação

Ser encarregado de educação é cada vez mais exigente, dado que o próprio sistema educativo se tornou, também ele, complexo e rendido ao corporativismo. Já não basta ser um pai/mãe presente, onde simplesmente se marca presença nas reuniões com o diretor de turma, quando este convoca uma reunião. É preciso integrar-se nos meios que compõem o sistema educativo, pois só assim terá mais facilidade em resolver assuntos (in)diretamente relacionados com o seu educando.

Despolitizar

Foi na Grécia antiga, 508 a.C., que surgiu o primeiro sistema democrático, implementando um ambiente de maior igualdade perante a lei e um conjunto de reformas que resultaram na maior participação política.

olhar