O triatleta cadavalense André Duarte qualificou-se, no passado dia 16, em Espanha, para o mítico campeonato do mundo Ironman Havai, que representa o culminar das qualificações internacionais de longa distância.
A proeza do jovem desportista do Vilar (Cadaval) aconteceu ao classificar-se em 4.º lugar no escalão, obtido no Ironman Maiorca 2021, em Alcúdia (Maiorca), Espanha.
Foi depois de ter sido campeão nacional do seu escalão e vice-campeão absoluto na prova de Coimbra, em junho, que surgiu a hipótese de participar no Ironman Maiorca, em Espanha, que consistiu em 3,8 km de natação, seguidos por 180 km de bicicleta, finalizando com uma maratona (42 km).
“A prova correu bastante bem. Tinha vindo de uma lesão que me impossibilitou de correr consistentemente durante três meses, mas no final fiquei feliz pela prestação. A natação correu melhor que previsto, com um tempo de 58 minutos, de onde rapidamente passei para a bicicleta. Terminei os 180 km em cinco horas e cinco minutos, a uma velocidade média de 35 km/hora. Já na corrida, a dúvida era se conseguiria correr ao meu melhor nível. Apesar de ter abrandado mais do que queria nos últimos 10 km, consegui terminar a maratona em três horas e sete minutos. O tempo total de prova foi de nove horas e 17 minutos”, descreveu.
A qualificação para estar presente no Havai em 2022 deixou-o “muito feliz porque foram anos de treino a dar os seus frutos”.
0 Comentários