Um praticante de parapente sofreu ferimentos graves após uma queda aparatosa na falésia da Praia da Gralha, em São Martinho do Porto, ao princípio da tarde desta segunda-feira, tendo a vítima embatido contra as rochas.
O homem, de nacionalidade alemã, de 58 anos, praticava parapente com amigos, quando foi parar a meio da arriba.
Por causa do nevoeiro cerrado, os bombeiros tiveram de andar à procura da vítima, uma vez que o alerta, pelas 13h07, não indicava o local preciso da queda.
“Mobilizámos de imediato dez elementos e quatro viaturas para esta ocorrência. Efetuámos uma busca terrestre na zona da arriba e motorizada ao longo da praia”, relatou Emanuel Souto, adjunto do comando dos bombeiros de São Martinho do Porto.
“Devido às condições meteorológicas que se faziam sentir, com muito nevoeiro, em que a visibilidade era praticamente nula, foi-nos muito difícil detetar a vítima”, adiantou.
Após várias buscas o desportista acabou por ser encontrado. Estava em paragem cardiorrespiratória, situação que foi revertida após manobras de reanimação. “Tinha diversas fraturas e estabilizámos a vítima, com a intervenção da nossa equipa pré-hospitalar e da equipa da viatura médica de emergência e reanimação das Caldas da Rainha”, indicou Emanuel Souto.
A vítima apresentava ferimentos nos membros inferiores, que o levaram a dar entrada no hospital de Leiria em estado muito grave.
As operações contaram ainda com a Polícia Marítima da Nazaré e com a GNR de São Martinho do Porto.
As causas do acidente estão a ser investigadas, mas poderão estar relacionadas com o súbito fenómeno meteorológico de denso nevoeiro que se verificou no local, que é regularmente procurado para a prática de desportos radicais.
0 Comentários