Q

Previsão do tempo

17° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
17° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
17° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C

Alunos da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro receberam certificados de quadro de mérito

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Cerca de 245 alunos do sétimo ao décimo segundo ano, incluindo também os cursos profissionais da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro (ESRBP), receberam certificados de quadro de mérito. Foi no passado dia 22, no grande auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha que se realizou a cerimónia de entrega dos certificados, […]
Isaura Pronto recebeu o certificado de quadro de mérito de valor

Cerca de 245 alunos do sétimo ao décimo segundo ano, incluindo também os cursos profissionais da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro (ESRBP), receberam certificados de quadro de mérito.

Foi no passado dia 22, no grande auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha que se realizou a cerimónia de entrega dos certificados, referentes ao ano letivo de 2020/21.

Perante uma plateia lotada com membros da direção, professores, encarregados de educação, familiares, a vereadora com o pelouro da educação, Conceição Henriques, e o presidente da Câmara, Vitor Marques, os alunos receberam os certificados ao som de calorosos aplausos, como prova de reconhecimento pelo esforço, empenho e dedicação que demonstraram ao longo do ano, nas categorias de mérito académico, representação institucional, valor e desportivo.

A cerimónia foi abrilhantada por João Amaral (voz), Rita Cavaca (piano) e Gonçalo Figueiredo (bateria). Beatriz Marques (atualmente aluna da Academia Nacional Superior de Orquestra) e Ana Clara Sousa tocaram flauta transversal. Também houve coreografias de dança dinamizadas pelos alunos. 

Maria do Céu Santos, diretora do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, considerou esta iniciativa “uma motivação extra para os alunos continuarem o bom trabalho”.

Destacou os “desafios e luta pela educação na pandemia”, onde os professores “superaram obstáculos e se reinventaram para transformar a missão impossível em possível”. 

A maior média do ensino secundário foi de 19,89 valores, alcançada por Laura Marques (12.º CT1), que recebeu o certificado de percurso académico de excelência.

Dos cursos profissionais, Henrique José Oliveira, do curso Técnico de Gestão Desportiva, foi o melhor estudante, com a média de 17,9.

Do 3.º ciclo, Júlia Paulo Henriques (9º ano) foi a melhor aluna, com a média de 4,9.

Isaura Pronto (8º B) recebeu o certificado de quadro de mérito de valor, após um percurso de superação da grave e muito debilitante doença de que padece. Apesar dos longos períodos de internamento decorrentes de complicações muito graves, que a impediram de frequentar a escola em regime presencial, a sua perseverança, positivismo, resiliência, coragem e preocupação com o seu progresso académico permitiram-lhe alcançar excelentes resultados académicos, tendo sido proposta para o Quadro de Mérito Académico, cumprindo as atividades com cuidado, entusiasmo, dedicação e muita qualidade.

Paralelamente e através das redes sociais e da imprensa escrita, foi “ativista na causa de divulgar a sua doença, em especial, a necessidade de desburocratizar o acesso a medicamentos inovadores, tendo sido selecionada para integrar o Programa de Acesso Precoce do Infarmed ao medicamento Kaftrio”.

É a primeira vez que é realizada uma cerimónia só para certificados de quadros de mérito. Até 2019 foi feita a entrega de todos os diplomas e quadros de mérito. Nesse ano foram feitas três sessões no auditório da Escola. Em 2020 devido à pandemia não se pôde realizar o evento e este ano por “questões logísticas e de contingência foi realizado no grande auditório do CCC, apenas para os quadros de mérito”.

Desde 2014 que está estipulada no regulamento interno deste estabelecimento de ensino a atribuição de mérito desportivo e institucional. Agora com a Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) faz, segundo a diretora, “ainda mais sentido valorizar os desempenhos desportivos dos nossos alunos”.

Quanto à representação institucional, “cada vez mais temos parcerias com o exterior e os nossos alunos são a “cara” do Agrupamento, por isso é de valorizar as boas prestações”, adiantou Maria do Céu Santos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161