Q

Previsão do tempo

11° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 22° C
11° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 22° C
11° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 24° C

Alunos da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro receberam certificados de quadro de mérito

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Cerca de 245 alunos do sétimo ao décimo segundo ano, incluindo também os cursos profissionais da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro (ESRBP), receberam certificados de quadro de mérito. Foi no passado dia 22, no grande auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha que se realizou a cerimónia de entrega dos certificados, […]
Isaura Pronto recebeu o certificado de quadro de mérito de valor

Cerca de 245 alunos do sétimo ao décimo segundo ano, incluindo também os cursos profissionais da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro (ESRBP), receberam certificados de quadro de mérito.

Foi no passado dia 22, no grande auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha que se realizou a cerimónia de entrega dos certificados, referentes ao ano letivo de 2020/21.

Perante uma plateia lotada com membros da direção, professores, encarregados de educação, familiares, a vereadora com o pelouro da educação, Conceição Henriques, e o presidente da Câmara, Vitor Marques, os alunos receberam os certificados ao som de calorosos aplausos, como prova de reconhecimento pelo esforço, empenho e dedicação que demonstraram ao longo do ano, nas categorias de mérito académico, representação institucional, valor e desportivo.

A cerimónia foi abrilhantada por João Amaral (voz), Rita Cavaca (piano) e Gonçalo Figueiredo (bateria). Beatriz Marques (atualmente aluna da Academia Nacional Superior de Orquestra) e Ana Clara Sousa tocaram flauta transversal. Também houve coreografias de dança dinamizadas pelos alunos. 

Maria do Céu Santos, diretora do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, considerou esta iniciativa “uma motivação extra para os alunos continuarem o bom trabalho”.

Destacou os “desafios e luta pela educação na pandemia”, onde os professores “superaram obstáculos e se reinventaram para transformar a missão impossível em possível”. 

A maior média do ensino secundário foi de 19,89 valores, alcançada por Laura Marques (12.º CT1), que recebeu o certificado de percurso académico de excelência.

Dos cursos profissionais, Henrique José Oliveira, do curso Técnico de Gestão Desportiva, foi o melhor estudante, com a média de 17,9.

Do 3.º ciclo, Júlia Paulo Henriques (9º ano) foi a melhor aluna, com a média de 4,9.

Isaura Pronto (8º B) recebeu o certificado de quadro de mérito de valor, após um percurso de superação da grave e muito debilitante doença de que padece. Apesar dos longos períodos de internamento decorrentes de complicações muito graves, que a impediram de frequentar a escola em regime presencial, a sua perseverança, positivismo, resiliência, coragem e preocupação com o seu progresso académico permitiram-lhe alcançar excelentes resultados académicos, tendo sido proposta para o Quadro de Mérito Académico, cumprindo as atividades com cuidado, entusiasmo, dedicação e muita qualidade.

Paralelamente e através das redes sociais e da imprensa escrita, foi “ativista na causa de divulgar a sua doença, em especial, a necessidade de desburocratizar o acesso a medicamentos inovadores, tendo sido selecionada para integrar o Programa de Acesso Precoce do Infarmed ao medicamento Kaftrio”.

É a primeira vez que é realizada uma cerimónia só para certificados de quadros de mérito. Até 2019 foi feita a entrega de todos os diplomas e quadros de mérito. Nesse ano foram feitas três sessões no auditório da Escola. Em 2020 devido à pandemia não se pôde realizar o evento e este ano por “questões logísticas e de contingência foi realizado no grande auditório do CCC, apenas para os quadros de mérito”.

Desde 2014 que está estipulada no regulamento interno deste estabelecimento de ensino a atribuição de mérito desportivo e institucional. Agora com a Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) faz, segundo a diretora, “ainda mais sentido valorizar os desempenhos desportivos dos nossos alunos”.

Quanto à representação institucional, “cada vez mais temos parcerias com o exterior e os nossos alunos são a “cara” do Agrupamento, por isso é de valorizar as boas prestações”, adiantou Maria do Céu Santos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Centro de Artes uniu a cerâmica à cutelaria

O fogo da paixão pela cutelaria e pela cerâmica alimentou durante dois dias, 17 e 18 de março, um singular evento, organizado pela Centra – Associação dos Amigos do Centro de Artes, que juntou os dois principais setores das Caldas da Rainha, ao nível industrial e artesanal. A gastronomia foi o terceiro elemento, na temperatura de uma fogueira instalada no jardim do Centro de Artes das Caldas da Rainha.

domarofogo1

Festival de Tunas foi um sucesso

A Vitistuna (Tuna Mista da Escola Superior Agrária de Coimbra) foi considerado o melhor grupo que participou na 1ª edição do Festival de Tunas Mistas, que decorreu no passado fim-de-semana nas Caldas da Rainha.

festivaldetunas2