Praxe solidária a favor de associação social do Coto
Como já é tradição, os caloiros e veteranos da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha (ESAD.CR) participaram na passada quarta-feira, nas ruas da cidade, em mais uma atividade solidária, em alternativa às praxes tradicionais. Desta vez, a iniciativa promovida pelo Grupo Académico da ESAD.CR, em parceria com o JORNAL DAS CALDAS, fez com que os caloiros andassem a vender jornais à população, tendo angariado quase 700 euros, que foram entregues à Associação de Desenvolvimento Social da Freguesia de Coto, com intuito de ajudar os utentes da instituição.
Visando a integração dos novos alunos das licenciaturas no ambiente académico e fomentando o espírito solidário, o Grupo Académico da ESAD.CR promoveu mais uma atividade solidária pelas ruas do centro da cidade, sendo a 7ª edição das “praxes solidárias”.
Depois de doados fundos ao Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor, à CRAPAA – Caldas da Rainha Associação Protetora dos Animais Abandonados, ao Olha-Te, à Ordem do Trevo e ao Banco Alimentar do Oeste e de terem comprado equipamentos para a Associação de Desenvolvimento Social da Freguesia de Alvorninha, os alunos optaram por ajudar a Associação de Desenvolvimento Social da Freguesia de Coto, que presta apoio social a pessoas idosas.
“Optámos por começar o semestre com uma ação de solidariedade”, explicou Marco Oliveira, presidente do Grupo Académico da ESAD.CR, adiantando que “tentamos sempre apoiar uma instituição diferente no concelho”. Nesse sentido, os alunos escolheram apoiar a Associação de Desenvolvimento Social da Freguesia do Coto, que conta atualmente com duas respostas sociais, o Centro de Dia e o Serviço de Apoio Domiciliário.
Ao longo de todo o dia, os 56 alunos conseguiram vender cerca de 500 jornais, que renderam quase 700 euros. “A população ajudou e deu mais do que o mínimo”, sublinhou Marco Oliveira, que já está a preparar a próxima ação solidária para o segundo semestre.
Para a diretora técnica da instituição social, Tânia Rainho “esta iniciativa por parte dos alunos da ESAD.CR foi espetacular, pois toda a ajuda para nós é preciosa”. “É brilhante que haja este tipo de ações por parte dos jovens e que se lembrem dos seniores”, apontou.
Com o dinheiro doado, a associação do Coto vai poder continuar a prestar apoio aos 40 utentes que diariamente tem nas duas respostas sociais. “Somos uma instituição sem fins lucrativos, onde todo o valor monetário é contado, por isso todo o dinheiro que vem é sempre bem-vindo, sendo sempre uma grande ajuda para nós”, frisou a diretora técnica, que acompanhada por alguns utentes da instituição recebeu o valor angariado.
Além da entrega do dinheiro, o Grupo Académico da ESAD.CR animou os idosos com música no Parque D. Carlos I.
0 Comentários