Q

Previsão do tempo

19° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 15° C
19° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 18° C
19° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 18° C

Protocolo apoia estudantes de Moçambique

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara Municipal das Caldas da Rainha, o Politécnico de Leiria (IPL) e o Instituto de Bolsas de Moçambique assinaram, no passado sábado, um protocolo de cooperação que vai apoiar quatro estudantes de Moçambique que ingressem nos cursos Técnicos Superiores Profissionais ministrados pelo IPL.
Carla Caomba, Vitor Marques e Rui Pedrosa

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha, o Politécnico de Leiria (IPL) e o Instituto de Bolsas de Moçambique assinaram, no passado sábado, um protocolo de cooperação que vai apoiar quatro estudantes de Moçambique que ingressem nos cursos Técnicos Superiores Profissionais ministrados pelo IPL.

O protocolo prevê a cedência de alojamento, a título gratuito, pelo Município das Caldas da Rainha, e a concessão da isenção de taxa de matrícula e de taxa de candidatura por parte do IPL. A redução em 50% do valor da propina anual para estudante internacional é outro dos apoios.

O Instituto de Bolsas de Estudo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Moçambique será responsável pela atribuição de bolsas de estudo para cobrir as despesas de deslocação a Portugal, propinas, alimentação e vivência em contexto académico.

Para o presidente da Câmara das Caldas da Rainha, Vitor Marques, o acordo agora firmado é “uma porta que se abre e que queremos manter aberta, até para as escolas de ensino profissional do concelho e que poderão capacitar os alunos noutras áreas”.

O presidente do IPL, Rui Pedrosa, sublinhou a “colaboração ímpar” da autarquia, referindo que “estes desafios só são possíveis com parcerias de confiança”.

A diretora-geral do Instituto de Bolsas de Estudo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Carla Caomba, agradeceu a “oportunidade que é concedida” e que vai contribuir para o desenvolvimento de “soluções profissionais para Moçambique”.

A responsável acredita que estes apoios permitem “concretizar os sonhos dos jovens moçambicanos e desenvolver o capital humano e social, que irão beneficiar as comunidades de onde [os estudantes] são provenientes”.

O acordo é celebrado pelo período de dois anos letivos e aplica-se aos estudantes cujo ingresso no Politécnico de Leiria ocorra no ano letivo de 2021/2022.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Workshop “Técnica de Remada”

O SUPCRC, secção de SUP (stand up paddle) do Caldas Rugby Clube, organizou no passado sábado um workshop sobre “técnica de remada”, mais uma iniciativa de divulgação desta modalidade, aproveitando a celebração do 25º aniversário do clube caldense. O workshop...

sup

Ex-candidato quer “médico municipal”

Carlos Pinto Machado, dirigente distrital do CDS-PP e ex-candidato à presidência da Câmara de Óbidos, comentou a recenteaprovação de aquisição de um plano de saúde concelhio para a população de Óbidos, manifestando recear que “não resolvaos verdadeiros problemas de...

Associação Desportiva de Óbidos perde em Leiria

A equipa de veteranos masculina de voleibol da Associação Desportiva de Óbidos deslocou-se no passado dia 17 a Leiria, aoPavilhão EB 2, 3 José Saraiva, onde defrontou a equipa dos Amigos do Volei de Leiria, em jogo da 9a jornada do 7º Campeonato de Voleibol de...

voleibol 1