Q

Previsão do tempo

19° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
20° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
21° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 24° C

PS assume presidência da Câmara e PSD lidera Assembleia Municipal

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O socialista Ricardo Fernandes tomou posse na passada sexta-feira de mais um mandato como presidente da Câmara Municipal do Bombarral, durante a cerimónia de instalação dos órgãos municipais para 2021-2025. Na sessão, no Teatro Eduardo Brazão, foi eleito o presidente da Assembleia Municipal, que passou a ser Élio Leal, do PSD.
Executivo Municipal (foto José António)

O socialista Ricardo Fernandes tomou posse na passada sexta-feira de mais um mandato como presidente da Câmara Municipal do Bombarral, durante a cerimónia de instalação dos órgãos municipais para 2021-2025. Na sessão, no Teatro Eduardo Brazão, foi eleito o presidente da Assembleia Municipal, que passou a ser Élio Leal, do PSD.

Na cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos da autarquia – deputados e vereação, Ricardo Fernandes começou por agradecer “aos bombarralenses, que deram o seu voto de confiança para continuarmos a cuidar do Bombarral”. “Houve reconhecimento que, apesar de todas as dificuldades, esta seria a equipa mais preparada para abraçar os desafios que se colocarão nos próximos quatro anos”, apontou o autarca reeleito nas últimas autárquicas, que tem como objetivo “conduzir este município para padrões condizentes com a sua história de sucesso”.

Ricardo Fernandes também recordou que “apesar de todas as vicissitudes inimagináveis e totalmente comprometedoras de sucesso nos domínios a que nos propusemos há quatro anos, conseguiram-se performances e desempenhos verdadeiramente notáveis”, dando como exemplo diversas obras. Tudo isso, segundo o autarca, “fruto de muito querer, de achar que nada é impossível com empenho, trabalho e muita vontade de fazer”.

Falou igualmente da vontade de tornar o território “um concelho atrativo para quem cá vive”. Também ter notoriedade externa, colocar o concelho bem visível, a renovação da frota municipal, substituição da cobertura do pavilhão desportivo municipal, introdução de painéis solares fotovoltaicos, incrementar a reabilitação urbana do concelho e desenvolver um programa estratégico para a reabilitação urbana da vila, com ações calendarizadas para um arco temporal de 15 anos, são metas a atingir.

Para o autarca, “o Bombarral hoje está melhor do que há quatro anos e seguramente que daqui a outros quatro estará melhor”. Nesse sentido “continuaremos o nosso trabalho em prol de um Bombarral cada vez mais bem preparado para enfrentar o futuro, e por isso vamos construir a Loja do Cidadão, com todas as valências, novos estaleiros municipais, reorganizar os serviços municipais, apostar na digitalização e desmaterialização de processos, melhorar a articulação com as juntas de freguesia, tornando-as “verdadeiras extensões da autarquia”, continuar com o incremento do apoio ao movimento associativo, reforçar o apoio social em diversas valências, e por fim, aproveitar as oportunidades que surgirão no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.

tomada bombarral2 1
Mesa da Assembleia Municipal (foto José António)

Com a tomada de posse do novo executivo a vereação é agora composta por Ricardo Fernandes (PS), presidente da autarquia, Nuno Vicente (PS), Selma Santos (PSD), Carlos João Fonseca (PSD), Nuno Mota (PSD), Bruno Santos (PS), e Fátima Coelho (PS).

O presidente cessante da Assembleia Municipal, Jorge Gabriel Martins, procedeu à instalação dos novos eleitos para a Assembleia Municipal, onde a eleita pelo PS, Margarida Marques, na qualidade de cabeça de lista mais votada, assumiu o cargo por minutos.

Após alguma polémica inicial suscitada pela decisão da mesma de usar uma cabine de voto para a votação do novo presidente da Assembleia, com contestação da bancada do PSD, que alegava nunca tal ter sido a prática no Bombarral, procedeu-se à votação, com duas candidaturas, Margarida Marques (PS) e Élio Leal (PSD).

O resultado da primeira votação determinou um empate, com doze votos em cada uma das listas e um voto em branco, pelo que foi, nos termos da lei, repetida a votação. Nesta segunda instância, o resultado foi de catorze votos no candidato do PSD e onze votos na candidata do PS, pelo que foi eleito presidente da Assembleia Municipal do Bombarral o social-democrata Élio Leal.

Para o cargo de primeiro secretário, a eleita do PSD, Vanda Laura, derrotou Fialho Marcelino, do PS, com treze votos contra doze.

O inverso sucederia na eleição para segundo secretário, com a candidata do PS, Sandra Barros, a ser eleita para o cargo, com treze votos contra doze do social-democrata Luís Bernardino.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Bombeiros pedem criação de carreira

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral entregou na tarde da passada quarta-feira, na Câmara Municipal, uma carta a alertar para a necessidade da criação da carreira de bombeiro.

carta

Concurso de Ideias de Negócio

O Município do Bombarral encontra-se a promover o Concurso de Ideias de Negócio “Bombarral – Coração do Oeste”, iniciativa que pretende captar ideias de negócio que sejam desenvolvidas no território e que fixem no concelho a sua sede social.

Livro de Inês Sofia “O segundo lado da perfeição” alerta para romances tóxicos

“O segundo lado da perfeição” é como se designa o livro da jovem Inês Sofia que foi lançado no passado dia 7 na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral.
É o segundo livro da autora, de 19 anos, e é uma história de amor entre dois adolescentes. “É sobre um relacionamento abusivo. Os seus sinais, a forma como se expressa, a maneira como se faz sentir, e, principalmente, a culpa com que as vítimas ficam”, contou.

ines 1