Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C

“Tradições da Vila” recriou costumes antigos ligados à vida rural

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No passado sábado, a cidade das Caldas da Rainha voltou a ser palco de um conjunto de recriações históricas e de vivências do final do séc. XIX e princípio do séc. XX, depois de um ano de interregno devido à pandemia de Covid-19. Nesta 5ª edição do projeto “Retrato - Tradições da Vila”, que juntou cerca de 140 elementos dos grupos etnográficos e folclóricos e não só, houve um desfile que retratou com rigor o quotidiano, as tradições, os trabalhos e ofícios de outros tempos, por vários pontos da cidade. Entre folclore, fandangos e teatro de rua houve ainda quem recordasse a antiga tradição popular das “pulhas” na Rua das Montras.
A iniciativa regressou após um ano de interregno devido à pandemia

No passado sábado, a cidade das Caldas da Rainha voltou a ser palco de um conjunto de recriações históricas e de vivências do final do séc. XIX e princípio do séc. XX, depois de um ano de interregno devido à pandemia de Covid-19. Nesta 5ª edição do projeto “Retrato – Tradições da Vila”, que juntou cerca de 140 elementos dos grupos etnográficos e folclóricos e não só, houve um desfile que retratou com rigor o quotidiano, as tradições, os trabalhos e ofícios de outros tempos, por vários pontos da cidade. Entre folclore, fandangos e teatro de rua houve ainda quem recordasse a antiga tradição popular das “pulhas” na Rua das Montras.

Com objetivo de “trazer à cidade todas as tradições, desde a forma de viver ao convívio do antigamente”, o evento surgiu há seis anos por iniciativa dos grupos de folclore e etnografia do concelho. O cortejo histórico, que contou novamente com o apoio da Câmara Municipal e das duas Uniões de Freguesias da cidade, “é uma forma de reanimar a cultura popular”, sublinhou um dos organizadores do evento, Sérgio Pereira.

Esta edição também contou com uma novidade, a “recriação das pulhas”. “A pulha era normalmente lançada à noite no alto da aldeia para desmontar o que se falava à boca pequena”, realçou, acrescentando que são “tradições que deixaram de existir nas aldeias, mas que nos preocupamos em recriar”. Pretende ainda continuar a recriar estas performance integrando forças da cultura popular ou erudita.

Em simultâneo houve artesãs de rendas e bordados ao vivo na Rua das Montras, danças e fandangos, cantares e desgarradas, teatro de rua e encenações com a presença da figura do mestre Rafael Bordalo Pinheiro e da Saloia, e animação com os grupos de gaiteiros e concertinas.

Nesta edição participaram os grupos folclóricos do concelho (Rancho Folclórico e Etnográfico “As Ceifeiras” da Fanadia, o Rancho Folclórico e Etnográfico “Os Oleiros”, do Bairro dos Arneiros, o Rancho Folclórico “Flores da Primavera”, do Guisado, o Rancho Folclórico “Os Amigos da Associação de Barrantes”) e dois de fora (Rancho Folclórico de Geraldes e Rancho Folclórico do Arco da Memória).

Juntaram-se ainda à iniciativa o grupo de bombos da Escola Técnica Empresarial do Oeste, as concertinas da Rebolaria e de Óbidos, os gaiteiros da Freiria (Torres Vedras), Bardoada (Pinhal Novo), Sons da Música (Torres Vedras), Gait’Arte (Coimbra), Óbidos e Fanadia (Caldas da Rainha).

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161