Q

Previsão do tempo

18° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 13° C
  • Friday 14° C
18° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 13° C
  • Friday 15° C
19° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 13° C
  • Friday 15° C

“Caravana da Justiça” constatou falta de funcionários no tribunal

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Sindicato dos Funcionários Judiciais, que está a percorrer os tribunais de norte a sul do país, numa iniciativa a que deu o nome de "Caravana da Justiça", passou pelo Tribunal das Caldas da Rainha para verificar as condições de trabalho dos oficiais de justiça, tanto a nível de instalações, equipamentos e segurança, como a nível de recursos humanos, sendo “esse um problema transversal em todos os tribunais, a falta gritante de oficiais de justiça”. 
A iniciativa esteve no Tribunal das Caldas para verificar as condições de trabalho dos oficiais de justiça

O Sindicato dos Funcionários Judiciais, que está a percorrer os tribunais de norte a sul do país, numa iniciativa a que deu o nome de “Caravana da Justiça”, passou pelo Tribunal das Caldas da Rainha para verificar as condições de trabalho dos oficiais de justiça, tanto a nível de instalações, equipamentos e segurança, como a nível de recursos humanos, sendo “esse um problema transversal em todos os tribunais, a falta gritante de oficiais de justiça”. 

Este “périplo pelos tribunais”, que iniciou com seis viaturas pelo terreno desde o final do mês de setembro, tem como objetivo “tirar uma radiografia daquilo que se passa nos tribunais, designadamente as deficiências, que temos a nível de edifícios, como de recursos humanos”, frisou um dos dinamizadores da iniciativa, Francisco Medeiros.

Para avaliar o tribunal das Caldas da Rainha foram entregues formulários aos funcionários, que incidiram sobre dois campos: o estado dos serviços e o estado dos recursos humanos. No que toca aos recursos humanos foram recolhidos dados sobre a faixa etária dos oficiais de justiça, género, habilitações, entre outras questões alvo de queixas por parte dos funcionários da justiça. Através desses inquéritos já é possível verificar a “falta gritante de funcionários”, sendo esse “um problema transversal a todos os tribunais”.

“Temos um défice muito grande de oficiais de justiça, sendo pessoas que fazem falta nos tribunais e cada vez mais exacerbados com o trabalho, que é feito por colegas que vão para a reforma ou outros serviços”, destacou o responsável, adiantando que “por vezes, ninguém é colocado para substituir e isso é um prejuízo para o serviço de justiça que temos de prestar ao cidadão”. A essa falta de funcionários, que é colmatada pelas horas extra dos oficiais de justiça, também se junta uma classe trabalhadora “muito envelhecida”, adiantou.

“A nível nacional, 55% dos oficiais de justiça têm entre os 50 e os 65 anos e cerca de 2% têm menos de 30 anos, ou seja, efetivamente as pessoas estão a entrar numa fase muito avançada da sua atividade e já não têm aquela predisposição dos mais novos”, apontou Francisco Medeiros, que pede “mais consideração” por estes profissionais, “que não são reconhecidos”.

A mesma situação verifica-se no Tribunal das Caldas das Rainha, “em que se verificam em seções especializadas falta de funcionários, especialmente de auxiliares de justiça, que é a base dos tribunais”, sublinhou a subdelegada sindical, Célia Gonçalves.

A viagem segue até ao dia 15 de outubro, quando o sindicato vai entregar no Parlamento o relatório final, com todas as reivindicações e problemas recolhidos nos tribunais, coincidindo assim com a entrega do Orçamento de Estado para o próximo ano.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

A-dos-Francos empata em Santarém

No passado domingo, a equipa feminina sub 15 do Grupo Desportivo e Cultural de A-dos-Francos deslocou-se a Santarém, a fim de jogar com a Académica de Santarém, tendo o encontro da 5ª jornada do campeonato interdistrital das associações de Leiria, Santarém e Portalegre acabado com um empate a uma bola.

francos 2

Sofre queimaduras em incêndio

Um jovem de 25 anos sofreu queimaduras na sequência de um incêndio numa habitação na Rua Sebastião de Lima, nas Caldas da Rainha, no passado domingo, tendo o alerta sido dado pelas 07h58.

Ciclista ferido

Um carro embateu numa bicicleta na Rua Dr. Leonel Sotto Mayor, nas Caldas da Rainha, na manhã da passada segunda-feira, cerca do meio-dia, provocando um ferido ligeiro.

atropelamento 1