Q

Previsão do tempo

7° C
  • Thursday 11° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 11° C
8° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
7° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 11° C

Escolas caldenses aderem a projeto contra obesidade infantil

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
48 escolas do distrito de Leiria, três das quais das Caldas da Rainha, já aderiram este ano letivo ao projeto “Heróis da Fruta”, promovido desde 2011 pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI).

48 escolas do distrito de Leiria, três das quais das Caldas da Rainha, já aderiram este ano letivo ao projeto “Heróis da Fruta”, promovido desde 2011 pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI).

Depois do sucesso das edições anteriores, em que mais de 50% das 502.122 crianças participantes alcançaram a ingestão das porções diárias recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) relativamente ao consumo de frutas e vegetais em apenas dez semanas, o projeto regressa este ano às escolas para continuar a combater a má nutrição e prevenir doenças crónicas, como a obesidade, a diabetes ou o cancro, através de uma alimentação mais saudável.

Mário Silva, presidente da APCOI e coordenador nacional do projeto Heróis da Fruta, afirma que “a aposta na prevenção da obesidade infantil em Portugal tem dado bons resultados. Em 2019, a OMS apontou Portugal como uma referência a seguir por outros países por ter conseguido diminuir em quase 10% a percentagem de crianças com excesso de peso nos últimos dez anos. No entanto, no mesmo estudo, que comparou a prevalência desta doença em 21 países europeus, Portugal ainda ocupava o quinto lugar do ranking. Até 2025, queremos chegar a todas as escolas do país com o projeto Heróis da Fruta”.

Para implementar o método “Heróis da Fruta”, são necessários apenas cinco minutos diários durante pelo menos 25 dias úteis (cinco semanas letivas consecutivas). Após a inscrição, os responsáveis receberão por email o «Guia Heróis da Fruta» com orientações passo-a-passo para implementar o projeto no ano letivo 2021/2022. As inscrições são gratuitas e podem participar todos os estabelecimentos de ensino públicos e privados com turmas de pré-escolar e 1º ciclo.

Para o ano letivo 2021/2022 já estão inscritas nas Caldas da Rainha o Centro Social Paroquial de Santa Catarina, a Escola Básica do Bairro da Ponte e a Escola Básica com Jardim de Infância de Alvorninha.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Inês Belbute com medalha de bronze na marcha

Inês Belbute, atleta da Escola de Atletismo do Arneirense, das Caldas da Rainha, alcançou o 3° lugar no Campeonato Nacional de Marcha em Estrada, realizado em Porto de Mós, com a marca de 29 minutos e 42 segundos.

atleta

Gaeirense com vitória caseira no futsal

O Gaeirense arrancou com uma goleada a fase de manutenção/descida do Campeonato Nacional da III Divisão de Futsal, série 6. Vitória caseira por 5-1, diante da Casa do Benfica da Golegã.

Nova loja de produtos para animais de estimação

A Goldpet - Produtos para animais de estimação, Lda abriu uma loja nas Caldas da Rainha, estando o evento formal de inauguração marcado para sábado, a partir das 10h00.

goldpet2