Q

Previsão do tempo

18° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
18° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
18° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 17° C

E se a Lista B tivesse ganho as eleições concelhias do PS em 2020?

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No dia 26 de setembro aconteceram as eleições autárquicas e, como é notório, o Partido Socialista caldense sofreu uma forte derrota, a maior de sempre.

No dia 26 de setembro aconteceram as eleições autárquicas e, como é notório, o Partido Socialista caldense sofreu uma forte derrota, a maior de sempre.

O mau resultado eleitoral é fruto do trabalho que foi desenvolvido até aqui. Quem o levou a cabo acreditou, certamente, que estava a fazer o melhor pelo partido, pelo que não pretendemos agora fazer “rolar cabeças”, mas parece-me necessário referir que eu e os militantes que me acompanharam na candidatura à liderança da concelhia em janeiro de 2020 teríamos procedido de outro modo, e os factos demonstram isso mesmo, muito claramente.

Não estarei a cometer nenhuma inconfidência partidária, uma vez que tudo o que vou referir foi, ao longo do tempo, tornado público.

O Partido Socialista decaiu em mais de metade dos votos relativamente a 2017. Perdeu 1 dos 2 vereadores (e, pelo reduzido número de votos conquistados, esteve à beira de ficar desapossado dos 2); e perdeu 3 dos 6 deputados municipais.

Isto num cenário completamente propício para o crescimento do PS, pois, a candidatura independente, que surgiu neste ano eleitoral, liderada por um membro anteriormente integrante das listas do PSD, naturalmente iria (tal como aconteceu) dividir aquele partido. Divisão essa que, existindo o candidato, a equipa, e o projeto certo, poderia fazer do Partido Socialista um vencedor. Mas o que aconteceu, e tal como há muito se fazia adivinhar, foi exatamente o contrário.

Desde 2017 que era projeto da concelhia repetir o mesmo candidato em 2021 (e, quiçá, em 2025).

Tendo, durante o processo das autárquicas de 2017, percecionado que a candidatura do PS, em vários domínios, possuía escassa recetividade, e não concordando com a sua repetição, em janeiro de 2020, quando fui candidata à liderança da concelhia, propus um projeto renovador onde se incluía a apresentação de novo candidato para a Câmara Municipal.

Não ganhámos, mas fomos eleitos 7 militantes para a Comissão Política (onde, obviamente, somos minoria). Venceu a Lista A encabeçada pela camarada Sara Velez, atual presidente da concelhia.

Em maio de 2020, em reunião de Comissão Política Concelhia (CPC), intentei que a escolha do candidato autárquico fosse feita em Assembleia Geral de Militantes, para que todos pudessem ter o direito de eleger e de serem eleitos. A minha proposta foi rejeitada e a escolha em causa foi marcada para reunião da CPC, a realizar em junho de 2020, na sede dos Pimpões, onde o secretariado apresentou, como se previa, o mesmo candidato de 2017 (Luís Patacho).

Em conjunto com vários militantes apontámos o engenheiro Joaquim Beato para candidato a candidato autárquico de 2021.

Vou naturalmente abster-me de fazer desenvolvimentos do que aconteceu naquele acalorado fórum, refiro apenas que sendo nós, os proponentes, uma minoria na Comissão Política, o engenheiro Joaquim Beato não foi o eleito.

Venceu, como estava muito bem definido pela concelhia e secretariado, Luís Patacho.

Entretanto, já em 2021, surgiu, como todos sabem, o Movimento Independente “VM – Vamos Mudar” liderado por Vítor Marques (que, curiosamente, escolheu Joaquim Beato para seu número 2).

Perante este cenário, disse-o por várias vezes, e a vários militantes, que, naquele contexto, se eu fosse presidente da concelhia socialista, tentaria fazer uma aliança com este Movimento; que procuraria construir uma lista conjunta; que o Movimento seria (estabelecendo-se acordo) a candidatura do PS.

O Movimento Independente “VM – Vamos Mudar” ganhou estas autárquicas. O nosso candidato a candidato, Joaquim Beato (que lançámos politicamente), foi um dos vencedores da noite de 26 de setembro. O PS foi um dos grandes derrotados.

Com Joaquim Beato ou, mais tarde, fazendo lista conjunta com o Movimento Independente, o PS poderia ter sido o ganhador destas eleições. Foram duas oportunidades perdidas pela atual concelhia. Faltou, na minha modesta opinião, visão/estratégia política.

A conclusão que posso tirar neste momento é a de que se em janeiro de 2020 a nossa Lista B tivesse vencido as eleições concelhias, o PS teria fortes probabilidades de ser agora a governança deste concelho.

Vítor Marques é o novo presidente da Câmara caldense. Porém, com a maioria na Assembleia Municipal a pertencer ao PSD (por via das Juntas de Freguesia conquistadas), e com um empate de vereadores entre o Movimento e o PSD (3/3), a governação não se aparenta facilitada.

Através de alianças, ou assumindo-se a oposição, depositamos legitimamente, por ora, esperança na existência de um trabalho criativo, inovador, atento e holístico, de todos os intervenientes, mas será, como diria Paulo Freire, uma “esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar”.

Isabel Alves Pinto

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Diversão noturna e viagens de finalistas

Com a Páscoa, mais uma data festiva se passou, uma data muito celebrada ao longo dos anos no que toca a diversão noturna. De norte a sul foram muitos os eventos de celebração da mesma, contudo, já não é como outrora, em que se faziam romarias com família e amigos para diversos espaços noturnos espalhados pelo país fora.

ruben alves2

A UE não deve ceder nos Direitos Humanos por causa da ameaça nuclear

Em 25 de março, Hossein Amir-Abdollahian, o Ministro das Relações Exteriores do Irão e Josep Borrell, o líder da política externa da União Europeia (UE) discutiram a importância de continuar as negociações e visitas para remover as sanções nucleares sobre o Irã. Borrell reiterou que finalizar as negociações nucleares é prioritário para a UE e destacou a necessidade de suspender tais sanções.

ia