Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 18° C
13° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 18° C
14° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 18° C

Walter Chicharro quer reduzir impostos na Nazaré

10 de Outubro, 2021
Decorreu no passado sábado a cerimónia de instalação dos novos órgãos autárquicos, durante a qual tomaram posse os membros da Câmara e Assembleia Municipal da Nazaré. Walter Chicharro tomou posse do seu terceiro mandato como presidente da Câmara.
Cerimónia de instalação dos novos órgãos autárquicos

Decorreu no passado sábado a cerimónia de instalação dos novos órgãos autárquicos, durante a qual tomaram posse os membros da Câmara e Assembleia Municipal da Nazaré. Walter Chicharro tomou posse do seu terceiro mandato como presidente da Câmara.

No seu discurso de tomada de posse recordou os resultados das eleições: “O PS conseguiu maioria absoluta na Câmara Municipal e nas freguesias da Nazaré e Famalicão. Na Assembleia Municipal temos uma maioria que nos acrescenta responsabilidade de gestão. Já na freguesia de Valado dos Frades, os eleitores decidiram mudar. É uma posição que respeitamos e que já parabenizámos o projeto vencedor”.

O PS elegeu quatro vereadores na Câmara Municipal, o PSD dois e o PCP-PEV um. Para a Assembleia Municipal, o PS elegeu dez deputados, o PSD sete o PCP-PEV três e o BE um. Neste órgão municipal têm assento por inerência os presidentes das juntas de freguesia eleitos. O PS elegeu dois presidentes às Assembleias de Freguesia: João Formiga, na Nazaré e José Filipe Ramalho, em Famalicão. O PCP-PEV elegeu um presidente de Assembleia de Freguesia, em Valado dos Frades, Samuel de Oliveira.

Walter Chicharro apontou que nos últimos oito anos houve uma redução de dívida (46 milhões de euros) e a sua renegociação, com melhores taxas de juro, “o que nos permite sair de uma agonia permanente na gestão dos pagamentos diários”.

“Queremos baixar os níveis de endividamento para o valor que nos permite baixar impostos, tarifas e taxas municipais, onde se inclui, naturalmente a tarifa da água. Reforço que é minha intenção reduzir impostos o mais breve possível”, assegurou.

O autarca enumerou os investimentos realizados no espaço público e nas iniciativas “para potenciar as acessibilidades e a atratividade do território”, como a conclusão da área empresarial de Valado dos Frades, “um sucesso que já nos obrigou a programar o alargamento da atual área de acolhimento empresarial e a programar a instalação de outra em Famalicão”.

O novo Centro Escolar de Famalicão, o novo centro de saúde da Nazaré e os grandes eventos internacionais, tais como o Campeonato Mundial de Bodyboard, o Campeonato de Free Ride, o Europeu de sub16 de Andebol de Praia, o Nazaré Challenge, o Arena 1000 ou a Euro Winners Cup, foram outras inovações destacadas dos oito anos de governação.

“Conseguimos tornar-nos numa referência na organização de eventos de mar e praia que dinamizam a nossa economia e a nossa sociedade, que, com baixos custos para o Município, trazem um gigante retorno económico para toda a economia local”, sublinhou.

Sobre os próximos quatro anos, o presidente da Câmara disse que, de todos os desafios traçados, a implementação da Estratégia Local de Habitação será o maior. “Só criando condições para fixar no nosso concelho os mais jovens podemos assegurar um desenvolvimento sustentável para o futuro”, sustentou.

A instalação de uma start up em Valado dos Frades e de um centro de inovação do mar, em projeto para a sede do concelho, assim como a construção do ascensor da Pederneira, da nova estrada de acesso à Praia do Norte, e o reforço do investimento na manutenção e conservação da rede viária em todo o concelho, são outras metas para o novo mandato, tal como a criação de mais espaços de estacionamento.

“A construção do novo parque no atual espaço da feira e com a construção de um parque subterrâneo no mercado municipal, espaço que será também requalificado, mas também com a construção do parque de estacionamento da Quinta do Campo, como forma de apoio à zona central de Valado dos Frades”, referiu.

Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Vinhos da região no livro “A Alma dos Vinhos de Lisboa”

Foi lançado no passado dia o livro “A Alma dos vinhos de Lisboa”, que aborda a história da Região Demarcada de Lisboa, bem como o seu território, as suas quintas e os seus vinhos. Nesta obra, que foi promovida pela Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa constam a Adega Cooperativa da Vermelha, no Cadaval, a Companhia Agrícola do Sanguinhal, no Bombarral, e a Adega Cooperativa da Lourinhã.

livro 1

FOLIO recebeu 20 mil visitantes ávidos de conhecer novos autores

Após um ano de interrupção, devido à pandemia, o FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos voltou a ter casa cheia, para assistir a tertúlias, apresentações de livros, workshops, concertos e outras iniciativas, que atraíram cerca de 20 mil visitantes, ávidos de conhecer novos autores e assistir a espetáculos. O evento literário, que envolveu 469 oradores e dinamizadores de atividades, regressa no próximo ano, entre 6 e 16 de outubro, sob o tema “O Poder”.

balanco folio