Q

Previsão do tempo

14° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 20° C
14° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 20° C
15° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 21° C

Levantamento de restrições recebido com agrado

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Desde 1 de outubro que está em vigor a nova fase do Plano de Levantamento Gradual das Restrições, tendo em conta a evolução da pandemia em Portugal e, sobretudo, do processo de vacinação. Com 85% da população vacinada contra a Covid-19 foram adotadas várias medidas de aliviamento.
No café snack bar Reis, nas Caldas da Rainha, os clientes e a gerência mostravam-se satisfeitos com as novas medidas de desconfinamento

Desde 1 de outubro que está em vigor a nova fase do Plano de Levantamento Gradual das Restrições, tendo em conta a evolução da pandemia em Portugal e, sobretudo, do processo de vacinação. Com 85% da população vacinada contra a Covid-19 foram adotadas várias medidas de aliviamento.

Bares e discotecas passaram a abrir com certificado digital, os restaurantes deixaram de ter limite máximo de pessoas por grupo e cessou a exigência de certificado digital para acesso a restaurantes, estabelecimentos turísticos ou alojamento local, bingos, casinos, aulas de grupo em ginásios, termas e spas.

Foi posto fim aos limites de lotação, designadamente para o comércio (número de clientes quer no interior quer nas esplanadas), espetáculos culturais, e casamentos, batizados e funerais.

Continua a haver obrigatoriedade de apresentação do certificado digital Covid para viagens por via aérea ou marítima, visitas a lares e estabelecimentos de saúde e grandes eventos culturais, desportivos ou corporativos.

O uso da máscara é obrigatório em transportes públicos, lares, hospitais, salas de espetáculos e eventos, e grandes superfícies (espaços comerciais com mais de 400 metros quadrados). As máscaras são obrigatórias nas escolas a partir do 5º ano e creches, salvo nos recreios ao ar livre.

Permanece o uso de máscara no interior das igrejas assim como a higienização, assim a comunhão deve continuar a ser ministrada na mão dos fiéis. Os celebrantes e os convocados para realizar as leituras poderão retirar a máscara, para melhor entendimento da palavra, desde que haja distância de segurança.

A saudação da paz continua suspensa e as pias de água benta continuarão vazias.

Nos locais de trabalho o empregador tem poder de decidir sobre o uso de máscara nos casos em que não é obrigatório. Verifica-se a eliminação da recomendação de teletrabalho e a eliminação da testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores.

Outra medida que caiu foi a limitação à venda e consumo de álcool.

O isolamento para vacinados contra a Covid-19 há mais de duas semanas após um contacto com infetado deixa de existir se houver um teste molecular (PCR) com resultado negativo. Para os não vacinados o período de isolamento baixa de 14 para 10 dias.

Empresários aplaudem fim da lotação

O fim do limite de lotação de clientes nos espaços comerciais em geral é a medida mais aplaudida pelos empresários nas Caldas da Rainha.

“Espero que haja mais afluência porque às vezes tenho pessoas na rua, à porta, à espera, e depois cansam-se e vão-se embora”, manifestou Sandra Martins, da loja Atractiva Moda XL.

“Vamos começar a ter 80 lugares, agora só tinha 40, temos de voltar um bocadinho à normalidade”, referiu Mónica Rezendes, do café Porta da Cidade.

“Vamos ter maior afluência de clientes e acho que vai ser benéfico”, comentou Daniel Pereira, do restaurante-bar dos bombeiros.

No café snack bar Reis, os clientes e a gerência também se mostravam satisfeitos com as novas medidas de desconfinamento.

Há no entanto comerciantes que manifestam receios e querem um aliviamento mais gradual das medidas, continuando ainda a limitar a lotação no interior dos estabelecimentos.

Testagem aos alunos do 3º ciclo

Depois do pessoal docente e pessoal não docente, desde a educação pré-escolar ao ensino secundário, e dos estudantes do secundário, chegou a vez dos alunos do terceiro ciclo do ensino básico serem testados, o que está a acontecer até 15 de outubro nas escolas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Kidicaldas incentiva o uso da bicicleta nas deslocações diárias

A 2ª edição do Kidicaldas aconteceu no passado sábado e contou com uma forte participação de crianças e adultos, nos mais variados tipos de bicicleta. Os otogenários Virgínia e Mário Tavares foram conduzidos num trishaw, com direito ao vento nos cabelos.

kidicaldas 1

Cultartis expõe no Parque

A Cultartis – Associação para a Cultura das Artes tem patente de 23 a 30 de setembro uma exposição coletiva na Casa dos Barcos, no Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha.

cultartis

Urgência encerrada um dia e meio

Devido a limitações de recursos para um atendimento em segurança, a urgência de ginecologia e obstetrícia da unidade de Caldas da Rainha do Centro Hospitalar do Oeste esteve encerrada entre as 9h de 23 de setembro e as 9h de 24 de setembro.