Q

Previsão do tempo

14° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 21° C
14° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 20° C
14° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 22° C

Levantamento de restrições recebido com agrado

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Desde 1 de outubro que está em vigor a nova fase do Plano de Levantamento Gradual das Restrições, tendo em conta a evolução da pandemia em Portugal e, sobretudo, do processo de vacinação. Com 85% da população vacinada contra a Covid-19 foram adotadas várias medidas de aliviamento.
No café snack bar Reis, nas Caldas da Rainha, os clientes e a gerência mostravam-se satisfeitos com as novas medidas de desconfinamento

Desde 1 de outubro que está em vigor a nova fase do Plano de Levantamento Gradual das Restrições, tendo em conta a evolução da pandemia em Portugal e, sobretudo, do processo de vacinação. Com 85% da população vacinada contra a Covid-19 foram adotadas várias medidas de aliviamento.

Bares e discotecas passaram a abrir com certificado digital, os restaurantes deixaram de ter limite máximo de pessoas por grupo e cessou a exigência de certificado digital para acesso a restaurantes, estabelecimentos turísticos ou alojamento local, bingos, casinos, aulas de grupo em ginásios, termas e spas.

Foi posto fim aos limites de lotação, designadamente para o comércio (número de clientes quer no interior quer nas esplanadas), espetáculos culturais, e casamentos, batizados e funerais.

Continua a haver obrigatoriedade de apresentação do certificado digital Covid para viagens por via aérea ou marítima, visitas a lares e estabelecimentos de saúde e grandes eventos culturais, desportivos ou corporativos.

O uso da máscara é obrigatório em transportes públicos, lares, hospitais, salas de espetáculos e eventos, e grandes superfícies (espaços comerciais com mais de 400 metros quadrados). As máscaras são obrigatórias nas escolas a partir do 5º ano e creches, salvo nos recreios ao ar livre.

Permanece o uso de máscara no interior das igrejas assim como a higienização, assim a comunhão deve continuar a ser ministrada na mão dos fiéis. Os celebrantes e os convocados para realizar as leituras poderão retirar a máscara, para melhor entendimento da palavra, desde que haja distância de segurança.

A saudação da paz continua suspensa e as pias de água benta continuarão vazias.

Nos locais de trabalho o empregador tem poder de decidir sobre o uso de máscara nos casos em que não é obrigatório. Verifica-se a eliminação da recomendação de teletrabalho e a eliminação da testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores.

Outra medida que caiu foi a limitação à venda e consumo de álcool.

O isolamento para vacinados contra a Covid-19 há mais de duas semanas após um contacto com infetado deixa de existir se houver um teste molecular (PCR) com resultado negativo. Para os não vacinados o período de isolamento baixa de 14 para 10 dias.

Empresários aplaudem fim da lotação

O fim do limite de lotação de clientes nos espaços comerciais em geral é a medida mais aplaudida pelos empresários nas Caldas da Rainha.

“Espero que haja mais afluência porque às vezes tenho pessoas na rua, à porta, à espera, e depois cansam-se e vão-se embora”, manifestou Sandra Martins, da loja Atractiva Moda XL.

“Vamos começar a ter 80 lugares, agora só tinha 40, temos de voltar um bocadinho à normalidade”, referiu Mónica Rezendes, do café Porta da Cidade.

“Vamos ter maior afluência de clientes e acho que vai ser benéfico”, comentou Daniel Pereira, do restaurante-bar dos bombeiros.

No café snack bar Reis, os clientes e a gerência também se mostravam satisfeitos com as novas medidas de desconfinamento.

Há no entanto comerciantes que manifestam receios e querem um aliviamento mais gradual das medidas, continuando ainda a limitar a lotação no interior dos estabelecimentos.

Testagem aos alunos do 3º ciclo

Depois do pessoal docente e pessoal não docente, desde a educação pré-escolar ao ensino secundário, e dos estudantes do secundário, chegou a vez dos alunos do terceiro ciclo do ensino básico serem testados, o que está a acontecer até 15 de outubro nas escolas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festa no Reguengo da Parada

A festa em honra de Nossa Senhora da Guia vai animar o Reguengo da Parada entre 10 e 19 de maio, numa organização da Associação Desportiva e Recreativa. No dia 10, pelas 22h00, o baile é com Chaparral Band, e no dia 11 atua Bico d’Obra, seguindo-se o dj Rikardo....

437574991 1873892616378257 4348903617813390839 n

Samuel Freire e Catarina Ribeiro vencem nas Caldas nos 10.000 metros

Samuel Freire e Catarina Ribeiro conquistaram no passado sábado os títulos de Portugal em 10.000 metros, nos campeonatos que decorreram na pista verde de Caldas da Rainha, numa organização da Federação Portuguesa de Atletismo, com apoio da Associação Distrital de Atletismo de Leiria e do Município de Caldas da Rainha.

atletismo2

Workshop sobre contratos de trabalho

A Associação Empresarial da Região Oeste (AIRO) organiza o workshop “Direitos no despedimento e tipos de rescisão de contrato de trabalho” no dia 6 de maio, pelas 14h00.