Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 13° C
13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 13° C
14° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C

Mais de um milhão de euros para reabilitar muralhas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A obra da reabilitação das muralhas de Peniche está orçada em 1,1 milhão de euros, beneficiando de um cofinanciamento de 85% do Centro 2020 e o prazo de execução previsto ronda os 600 dias. O auto de consignação foi assinado no dia 10 de setembro.
As muralhas são um património arquitetónico de grande valor histórico para Peniche

A obra da reabilitação das muralhas de Peniche está orçada em 1,1 milhão de euros, beneficiando de um cofinanciamento de 85% do Centro 2020 e o prazo de execução previsto ronda os 600 dias. O auto de consignação foi assinado no dia 10 de setembro.

Este processo teve início com o levantamento das anomalias existentes nas muralhas de Peniche, um importante elemento do património local. A frente abaluartada da Praça de Peniche, classificada como monumento nacional desde 1938 – que une o Forte das Cabanas até à Praia do Quebrado através de muralhas, baluartes e meios baluartes – carecia há muito de uma intervenção de fundo para colmatar o estado de degradação em que se encontra há muitos anos.

De acordo com o diagnóstico efetuado, a intervenção inclui o reforço estrutural e a reconstrução da muralha principal e de todas as estruturas inerentes existentes, reforço estrutural e reconstrução dos caminhos de ronda (adarves) existentes, em materiais idênticos aos originais, tratamento das patologias identificadas, tais como necessidade de preenchimento das juntas de alvenaria ou cantaria de pedra, com necessidade de reposição de alvenaria ou cantarias e degradação das guaritas.

A intervenção em causa difere das atividades correntes de construção civil, uma vez que é considerada como sendo de conservação e restauro deste importante património arquitetónico de grande valor histórico para a cidade de Peniche. Por outro lado, atendendo ao facto de a muralha ter uma zona de contacto com a água, esta intervenção implicará necessariamente diferentes meios de acesso, nomeadamente andaimes suspensos e apoiados nos taludes em terra.

Esta obra de extrema importância para a salvaguarda do património de Peniche irá permitir também a intervenção há muito aguardada em diversos espaços da envolvente das muralhas, tais como reabilitação do jardim municipal e seu parque infantil, construção de um novo skate park no Parque do Baluarte, reabilitação do Baluarte de São Vicente, reordenamento dos campos de ténis do Parque do Baluarte, incluindo a construção de novas instalações para o Clube de Ténis.

Para o presidente da Câmara Municipal de Peniche, Henrique Bertino, “a importância desta obra vai para além da própria obra, uma vez que irá permitir requalificar toda esta zona de Peniche”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

António Costa visitou em Peniche obra que vai ser inaugurada pelo novo Governo

Num dos últimos atos enquanto primeiro-ministro, António Costa visitou no passado domingo na fortaleza de Peniche, antiga cadeia política, as obras de instalação do Museu da Resistência e da Liberdade, lançadas pelo seu Governo mas que vão ser inauguradas pelo novo elenco governativo a 27 de abril.

costa1

Falta de médicos na Urgência do Hospital de Peniche

O Serviço de Urgência Básica de Hospital de Peniche tem sofrido alguns encerramentos devido a “ausências imprevistas ou por incapacidade de preenchimento de escala de serviço, por falta de médicos interessados”, revelou o conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO).

medico