A Quinta do Sanguinhal, no Bombarral recebeu no passado dia 10 o programa “Festa das Vindimas”, da RTP.
Esta quinta, que pertence à Companhia Agrícola do Sanguinhal, uma empresa secular familiar que se dedica à exploração de cem hectares de vinhas. Além de ser produtora de vinhos, a empresa tem um programa de visitas turísticas que permite partilhar um pouco da história da companhia e deste saber e, ao mesmo tempo, proporcionar uma visita ao espaço, composto por adegas, lagares e destilaria, com degustação de vinhos, passeio pelas vinhas, experiência de fazer vindima, entre outras atividades.
De acordo com diretor-geral da Companhia Agrícola do Sanguinhal, Diogo Reis, a companhia “festeja 150 anos de vindimas, produzindo tanto brancos leves, com pouco grau e frescos, como tintos mais encorpados”. No que diz respeito às quintas, o responsável disse que “a das Cerejeiras é o nosso ex-libris e é um clássico dos vinhos portugueses, e a de São Francisco é nosso cavalo de Tróia, superpremiado e com um perfil típico da região de Lisboa”.
Relativamente ao enoturismo, que começou na Quinta das Cerejeiras, Diogo Reis sublinhou que “esta é uma atividade que iniciou há mais 30 anos e que recebe anualmente mais de dez mil visitas, onde é possível aprender a história do vinho português e o peso que a mesma tem na nossa cultura, sendo uma espécie de visita familiar, uma experiência diferente”.
Segundo a responsável pelo enoturismo na Quinta do Sanguinhal, Ana Reis, esta atividade “é um complemento daquilo que nós fazemos como produtores de vinho, acabando por fidelizar os nossos clientes quando regressam a casa”.
Adiantou que “no fundo, aquilo que fazemos é receber as pessoas e fazer com que elas percebam o que está por detrás deste estilo de vida, bem como conhecer a diversidade de castas de vinha que temos nas três quintas”.
Além de partilhar a história da Companhia Agrícola do Sanguinhal, o programa também contou com a presença do engenheiro da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, André Teodoro, e do enólogo da Adega Cooperativa da Vermelha, Nuno Galvão.
A companhia agrícola vai organizar um trail no dia 7 de novembro, com dois percursos pelas três quintas da companhia – Quinta do Sanguinhal, Quinta das Cerejeiras e Quinta de São Francisco.
0 Comentários