Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
15° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
15° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 26° C

Orcas danificaram veleiro ao largo de Peniche

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um veleiro alemão com dois tripulantes a bordo foi resgatado para terra depois de ter sofrido uma intervenção de quatro orcas que danificaram o leme, quando a embarcação se encontrava a quatro milhas náuticas a sudoeste de Peniche, na madrugada da passada quarta-feira.
Os elementos da estação salva-vidas com os dois tripulantes do veleiro

Um veleiro alemão com dois tripulantes a bordo foi resgatado para terra depois de ter sofrido uma intervenção de quatro orcas que danificaram o leme, quando a embarcação se encontrava a quatro milhas náuticas a sudoeste de Peniche, na madrugada da passada quarta-feira.

“Fomos surpreendidos mas não tivemos medo porque não achámos que tenha sido um ataque, mas sim uma brincadeira, numa espécie de jogo das orcas com o veleiro. Quando percebemos a situação, não tivemos medo. Já ouvimos falar deste tipo de interações e não sentimos que fosse ameaçadora”, contou Severin Kodderitzch, alemão de 60 anos que vive em Berlim e viajava com destino a Lisboa com o escocês com nacionalidade norte-americana Duncan Spencer, de 81 anos.

As orcas, mamíferos da família dos golfinhos, três delas juvenis com cerca de dois metros e uma adulta com quatro metros, deram várias pancadas no leme e roçaram a embarcação ao longo de meia-hora, até desaparecerem.

“A preocupação era que estragassem o leme e perdêssemos o controlo do barco. Foi que aconteceu. A dada altura emperrou e só andávamos aos círculos”.

O veleiro “Barbarella”, com oito metros e meio de comprimento, ficou “aos círculos à deriva”, mas os tripulantes mantiveram a calma e acionaram um pedido de socorro, tendo rapidamente recebido resposta.

“Mandei ativar o semirrígido para assistir ao pedido de auxílio”, relatou Simas Silva, comandante da capitania de Peniche.

A lancha da estação salva-vidas de Peniche rebocou o barco para a doca daquela cidade, onde permanecerá até ser reparado. A intenção dos tripulantes é chegar até Lisboa e depois o alemão ainda vai para Gibraltar, onde terminará a viagem, iniciada em meados de junho em Keil, no mar báltico, na Alemanha.

O avistamento ou a interação com orcas na costa portuguesa tem acontecido com alguma frequência ao longo do último ano, levando a Autoridade Marítima Nacional a alertar os navegantes para os cuidados a ter e o que fazer, nomeadamente, “desligar o motor, por forma a inibir a rotação da hélice, e imobilizar a porta do leme, desmotivando assim estes mamíferos a interagir com as estruturas móveis das embarcações”.

“A interação com estes mamíferos ocorre sobretudo devido ao comportamento curioso de orcas juvenis, as quais atraídas pelas estruturas móveis e ruidosas das embarcações, como o leme e a hélice, podem aproximar-se excessivamente das embarcações e embater nas estruturas móveis, com probabilidade de rutura total ou parcial do leme”, refere.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.

afetos