Q

Previsão do tempo

14° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
14° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C
15° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 24° C

“Vamos Mudar” organiza mesa redonda sobre a Lagoa de Óbidos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A candidatura “Vamos Mudar-Foz do Arelho” organizou no passado sábado a mesa redonda “Lagoa de Óbidos, que caminho para o futuro? Ecossistema Lagunar e Economia Local”, com um primeiro painel sobre o turismo e as atividades náuticas, com a moderação de António Vidigal e os convidados Philippe Dabadier e Marcos Paulo Pinto.

A candidatura “Vamos Mudar-Foz do Arelho” organizou no passado sábado a mesa redonda “Lagoa de Óbidos, que caminho para o futuro? Ecossistema Lagunar e Economia Local”, com um primeiro painel sobre o turismo e as atividades náuticas, com a moderação de António Vidigal e os convidados Philippe Dabadier e Marcos Paulo Pinto.

O segundo painel refletiu sobre o ecossistema lagunar, a importância da sua preservação e os recursos associados, e foi moderado por Maria Jesus Fernandes, tendo como convidados Dorte Schneider, Patrícia Ventura e Sandra Rodrigues.

Segundo nota enviada ao JORNAL DAS CALDAS pela candidata a presidente da Junta de Freguesia da Foz do Arelho, Ina Vasques, “foi uma reflexão muito interessante e focada acima de tudo no futuro da Lagoa, nas aspirações e anseios de quem dela depende para viver – económica, social e emocionalmente”.

O evento salientou ainda a “importância ecológica como lagoa costeira, o retorno financeiro dos que dela dependem profissionalmente, a fruição das atividades que proporciona e a qualidade de vida que permite aos que escolheram este território para viver e ter a sua atividade”.

“Falou-se de marketing territorial, de organização em rede, de promoção, de desportos náuticos não motorizados, de renaturalização, de proteção e conservação, de valor económico dos ecossistemas, da pesca e da mariscagem, de educação e sensibilização, e de cidadania. Mas também do valor do vento e do nevoeiro”, adiantou Ina Vasques.

 “Afinal, que papel deve ter a autarquia no desenvolvimento, na promoção e no futuro da lagoa? Que papel cabe aos eleitos locais no desenvolvimento harmonioso entre a preservação deste ecossistema e a melhoria da qualidade de vida dos que dele dependem financeiramente? Como envolver os agentes económicos, os residentes, os utilizadores nas decisões e na vida da Lagoa?”, foram questões debatidas na iniciativa.

No final da mesa redonda Pedro Teles e Fernando Ferreira Mendes, candidatos à Junta de Freguesia da Foz do Arelho pelo Movimento “Vamos Mudar”, apresentaram a proposta de projeto de requalificação do cais e da margem norte da Lagoa de Óbidos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Jantar convívio em Santa Catarina

O Centro Pastoral de Santa Catarina é palco no dia 4 de maio de um jantar convívio promovido pela Comissão de Pais de Santa Catarina no âmbito das comemorações dos 30 anos da escola da freguesia.

jantar

Semana Hortícola do Oeste

A Semana Hortícola do Oeste realiza-se no auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, no dia 2 de maio. Na sua 11ª edição, o tema é “A terra das couves e as couves sem terra”.

Bombeiros pedem criação de carreira

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral entregou na tarde da passada quarta-feira, na Câmara Municipal, uma carta a alertar para a necessidade da criação da carreira de bombeiro.

carta