Q

Previsão do tempo

20° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 23° C
16° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 23° C
16° C
  • Friday 27° C
  • Saturday 28° C
  • Sunday 25° C

“Vamos Mudar” organiza mesa redonda sobre a Lagoa de Óbidos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A candidatura “Vamos Mudar-Foz do Arelho” organizou no passado sábado a mesa redonda “Lagoa de Óbidos, que caminho para o futuro? Ecossistema Lagunar e Economia Local”, com um primeiro painel sobre o turismo e as atividades náuticas, com a moderação de António Vidigal e os convidados Philippe Dabadier e Marcos Paulo Pinto.

A candidatura “Vamos Mudar-Foz do Arelho” organizou no passado sábado a mesa redonda “Lagoa de Óbidos, que caminho para o futuro? Ecossistema Lagunar e Economia Local”, com um primeiro painel sobre o turismo e as atividades náuticas, com a moderação de António Vidigal e os convidados Philippe Dabadier e Marcos Paulo Pinto.

O segundo painel refletiu sobre o ecossistema lagunar, a importância da sua preservação e os recursos associados, e foi moderado por Maria Jesus Fernandes, tendo como convidados Dorte Schneider, Patrícia Ventura e Sandra Rodrigues.

Segundo nota enviada ao JORNAL DAS CALDAS pela candidata a presidente da Junta de Freguesia da Foz do Arelho, Ina Vasques, “foi uma reflexão muito interessante e focada acima de tudo no futuro da Lagoa, nas aspirações e anseios de quem dela depende para viver – económica, social e emocionalmente”.

O evento salientou ainda a “importância ecológica como lagoa costeira, o retorno financeiro dos que dela dependem profissionalmente, a fruição das atividades que proporciona e a qualidade de vida que permite aos que escolheram este território para viver e ter a sua atividade”.

“Falou-se de marketing territorial, de organização em rede, de promoção, de desportos náuticos não motorizados, de renaturalização, de proteção e conservação, de valor económico dos ecossistemas, da pesca e da mariscagem, de educação e sensibilização, e de cidadania. Mas também do valor do vento e do nevoeiro”, adiantou Ina Vasques.

 “Afinal, que papel deve ter a autarquia no desenvolvimento, na promoção e no futuro da lagoa? Que papel cabe aos eleitos locais no desenvolvimento harmonioso entre a preservação deste ecossistema e a melhoria da qualidade de vida dos que dele dependem financeiramente? Como envolver os agentes económicos, os residentes, os utilizadores nas decisões e na vida da Lagoa?”, foram questões debatidas na iniciativa.

No final da mesa redonda Pedro Teles e Fernando Ferreira Mendes, candidatos à Junta de Freguesia da Foz do Arelho pelo Movimento “Vamos Mudar”, apresentaram a proposta de projeto de requalificação do cais e da margem norte da Lagoa de Óbidos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

João Almeida com Covid-19 desiste do Giro d’Italia

A 18ª etapa do Giro d’Italia, nesta quinta-feira, fica marcada pela ausência do ciclista caldense João Almeida, que acusou positivo à Covid-19, sendo assim forçado a abandonar a prova, quando ocupava o quarto lugar, a 1 minuto e 54 segundos do líder e a 49 segundos do pódio.

almeida 3

Aluna caldense “Embaixadora UC à Frente” 

A caldense Beatriz Lopes, estudante do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas na Universidade de Coimbra, recebeu o prémio “UC à Frente”, atribuído pela Reitoria da Universidade de Coimbra (UC).

premio 1

Vigília com “abraço” ao hospital das Caldas da Rainha

Uma vigília que terminou com um cordão humano em frente à urgência do hospital das Caldas da Rainha foi a forma encontrada pela população para exigir medidas do Governo para melhorar as condições em que trabalham os profissionais de saúde. O alerta foi feito na noite da passada sexta-feira.

vigilia2