A candidatura “Vamos Mudar-Foz do Arelho” organizou no passado sábado a mesa redonda “Lagoa de Óbidos, que caminho para o futuro? Ecossistema Lagunar e Economia Local”, com um primeiro painel sobre o turismo e as atividades náuticas, com a moderação de António Vidigal e os convidados Philippe Dabadier e Marcos Paulo Pinto.
O segundo painel refletiu sobre o ecossistema lagunar, a importância da sua preservação e os recursos associados, e foi moderado por Maria Jesus Fernandes, tendo como convidados Dorte Schneider, Patrícia Ventura e Sandra Rodrigues.
Segundo nota enviada ao JORNAL DAS CALDAS pela candidata a presidente da Junta de Freguesia da Foz do Arelho, Ina Vasques, “foi uma reflexão muito interessante e focada acima de tudo no futuro da Lagoa, nas aspirações e anseios de quem dela depende para viver – económica, social e emocionalmente”.
O evento salientou ainda a “importância ecológica como lagoa costeira, o retorno financeiro dos que dela dependem profissionalmente, a fruição das atividades que proporciona e a qualidade de vida que permite aos que escolheram este território para viver e ter a sua atividade”.
“Falou-se de marketing territorial, de organização em rede, de promoção, de desportos náuticos não motorizados, de renaturalização, de proteção e conservação, de valor económico dos ecossistemas, da pesca e da mariscagem, de educação e sensibilização, e de cidadania. Mas também do valor do vento e do nevoeiro”, adiantou Ina Vasques.
“Afinal, que papel deve ter a autarquia no desenvolvimento, na promoção e no futuro da lagoa? Que papel cabe aos eleitos locais no desenvolvimento harmonioso entre a preservação deste ecossistema e a melhoria da qualidade de vida dos que dele dependem financeiramente? Como envolver os agentes económicos, os residentes, os utilizadores nas decisões e na vida da Lagoa?”, foram questões debatidas na iniciativa.
No final da mesa redonda Pedro Teles e Fernando Ferreira Mendes, candidatos à Junta de Freguesia da Foz do Arelho pelo Movimento “Vamos Mudar”, apresentaram a proposta de projeto de requalificação do cais e da margem norte da Lagoa de Óbidos.
0 Comentários