Desde 15 de setembro há um novo capitão do porto de Peniche e comandante local da Polícia Marítima de Peniche, com a entrada em funções de Artur Simas Silva, que veio substituir Vasco Toledo Cristo.
O capitão-de-fragata Simas Silva nasceu em Lisboa em 1967 e ingressou na Escola Naval em 1987.
Após a promoção a oficial, prestou serviço a bordo de vários navios: fragatas, corvetas, patrulhas e veleiros, primeiro como chefe de serviços e depois como comandante.
Especializou-se em comunicações e guerra eletrónica. De 2000 a 2003 foi comandante de Companhia de cadetes da Escola Naval, depois até 2005 comandou o navio patrulha NRP Cacine e de 2005 a 2007 chefiou o Centro de Comunicações NATO em Portugal.
De 2007 a 2010 foi professor da Escola Naval dos cursos de licenciatura e de mestrado integrado, assim como dos cursos de formação básica e complementar de oficiais e comandou os veleiros de instrução NRP Vega e atual NRP Zarco.
De 2010 a 2013 prestou serviço no Estado-maior da Armada, na Divisão de Pessoal.
Seguiram-se até 2016 as funções de capitão dos portos e comandante local da Polícia Marítima da Póvoa de Varzim e Vila do Conde.
De 2016 a 2018 o seu desempenho profissional foi no Estado-maior General das Forças Armadas, como chefe do gabinete do comandante de apoio geral.
Desde junho de 2018 está colocado na Direção-geral da Autoridade Marítima, primeiro como chefe da Divisão de Ordenamento e Atividades no Domínio Público Marítimo e no último ano como chefe da Divisão de Fiscalização e Recursos.
Frequentou vários cursos de formação e carreira, destacando-se o curso geral naval de guerra e o curso de aperfeiçoamento em autoridade marítima.
Ao longo da sua carreira recebeu vários louvores militares e civis, sendo agraciado com duas Medalhas Militar de Serviços Distintos – Grau Prata, Medalha Militar de Mérito Militar de segunda classe, Medalha da Cruz de S. Jorge de segunda classe, duas Medalhas de Cruz Naval de terceira classe, Medalha Militar de Comportamento Exemplar – Grau Ouro e a Medalha de Amigo da Marinha do Brasil.
0 Comentários
Trackbacks/Pingbacks