Q

Previsão do tempo

15° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 19° C
14° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 20° C
14° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 20° C

Nicole Costa é a nova diretora do Museu Malhoa e do Museu da Cerâmica

15 de Setembro, 2021
A antropóloga Nicole Costa é a nova diretora dos Museus José Malhoa e da Cerâmica, nas Caldas da Rainha, e do Museu Dr. Joaquim Manso, na Nazaré, anunciou a Direção Regional de Cultura do Centro.

A antropóloga Nicole Costa é a nova diretora dos Museus José Malhoa e da Cerâmica, nas Caldas da Rainha, e do Museu Dr. Joaquim Manso, na Nazaré, anunciou a Direção Regional de Cultura do Centro.

A nomeação de Nicole Costa resulta de um procedimento concursal de seleção internacional, lançado em julho de 2020, pela Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC), entidade que tutela o Museu José Malhoa e respetiva unidade orgânica (onde estão integrados o Museu da Cerâmica, nas Caldas da Rainha, e o Museu Dr. Joaquim Manso, na Nazaré). 

Com base na avaliação curricular, de uma proposta de projeto e de uma entrevista, o júri do concurso selecionou a nova diretora, que propõe para aqueles museus uma estratégia que tem como conceito “envolver para desenvolver”, refere uma nota da DRCC.

“A partir dos conceitos de comunidade, território e arte”, Nicole Costa apresenta uma visão clara e inspiradora do Museu e do seu papel social e cultural”, diz o comunicado, que relata um “projeto a três anos, baseado numa estratégia diferenciada que integra o Museu e o seu potencial no território onde está inserido”.

Segundo a DRCC, a nova diretora defende uma relação que se “pretende única com a comunidade envolvente, estabelecendo redes de trabalho tanto numa dimensão local como, de igual forma, nacional e internacional”.

A proposta programática “trabalha ainda conceitos estruturantes como a economia criativa e a definição de um serviço de mediação cultural de qualidade para os vários públicos do Museu”, acrescenta a nota.

Para Suzana Menezes, diretora da DRCC, “o projeto da doutora Nicole Costa apresenta uma estrutura sólida, um conhecimento profundo do Museu e da sua coleção e uma visão clarividente da relação permanente com a comunidade, o que traduz os valores e a missão da DRCC”.

À semelhança do que o pintor José Malhoa fazia no seu trabalho e no seu quotidiano, Suzana Menezes acredita que “este projeto estimulará um diálogo permanente com o público das Caldas da Rainha, com os estudantes e profissionais das artes e com instituições nacionais e internacionais”.

Nicole Costa é doutorada em antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco, no Brasil. Ao longo dos seus vinte anos de atividade profissional geriu e coordenou vários projetos transversais à cultura e à educação, passando pela área social, tendo sido premiada por vários destes projetos.

Desde 2019, é gestora geral do Paço do Frevo, um espaço dedicado à difusão, pesquisa, lazer e formação nas áreas da dança e música, na cidade de Recife, no Brasil.

Ao procedimento concursal apresentaram-se onze candidatos – oito nacionais e três internacionais.

Nicole Costa destacou-se, por unanimidade do júri, dos restantes candidatos em todos parâmetros de avaliação, tendo sido selecionada com uma classificação de 17,8 valores.

O júri do concurso contou com profissionais ligados a entidades com uma forte responsabilidade na museologia em Portugal, entre elas a DRCC, a Associação Portuguesa de Museologia, a Direção Regional de Cultura do Norte e a Universidade de Coimbra.

Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Pizza Hut abre na entrada sul da cidade

Abriu nesta terça-feira o 99º Pizza Hut em Portugal e o primeiro nas Caldas da Rainha, criando 25 postos de trabalho neste restaurante especializado em pizzas e massas cujo estabelecimento original surgiu nos Estados Unidos da América.

pizza hut1

Caldas venceu dérbi do Oeste

À sexta jornada, o Caldas Sport Clube impôs a primeira derrota ao Torreense, líder da Série B da Liga 3, com 13 pontos, vencendo no passado domingo, por 2-0. Somou o seu terceiro triunfo na competição, registando agora 10 pontos.

caldas1 1

CHO preocupado com saúde mental dos profissionais de saúde durante a pandemia

O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) assinalou a 11 de outubro o Dia Mundial da Saúde Mental, com uma conferência sobre “A Saúde Mental dos Profissionais de Saúde em tempos Covid-19”, organizada pelo Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) de Psiquiatria e Saúde Mental, que decorreu nas instalações da unidade das Caldas da Rainha.

mental