Q

Previsão do tempo

23° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 20° C
24° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 21° C
24° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 22° C

Nicole Costa é a nova diretora do Museu Malhoa e do Museu da Cerâmica

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A antropóloga Nicole Costa é a nova diretora dos Museus José Malhoa e da Cerâmica, nas Caldas da Rainha, e do Museu Dr. Joaquim Manso, na Nazaré, anunciou a Direção Regional de Cultura do Centro.

A antropóloga Nicole Costa é a nova diretora dos Museus José Malhoa e da Cerâmica, nas Caldas da Rainha, e do Museu Dr. Joaquim Manso, na Nazaré, anunciou a Direção Regional de Cultura do Centro.

A nomeação de Nicole Costa resulta de um procedimento concursal de seleção internacional, lançado em julho de 2020, pela Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC), entidade que tutela o Museu José Malhoa e respetiva unidade orgânica (onde estão integrados o Museu da Cerâmica, nas Caldas da Rainha, e o Museu Dr. Joaquim Manso, na Nazaré). 

Com base na avaliação curricular, de uma proposta de projeto e de uma entrevista, o júri do concurso selecionou a nova diretora, que propõe para aqueles museus uma estratégia que tem como conceito “envolver para desenvolver”, refere uma nota da DRCC.

“A partir dos conceitos de comunidade, território e arte”, Nicole Costa apresenta uma visão clara e inspiradora do Museu e do seu papel social e cultural”, diz o comunicado, que relata um “projeto a três anos, baseado numa estratégia diferenciada que integra o Museu e o seu potencial no território onde está inserido”.

Segundo a DRCC, a nova diretora defende uma relação que se “pretende única com a comunidade envolvente, estabelecendo redes de trabalho tanto numa dimensão local como, de igual forma, nacional e internacional”.

A proposta programática “trabalha ainda conceitos estruturantes como a economia criativa e a definição de um serviço de mediação cultural de qualidade para os vários públicos do Museu”, acrescenta a nota.

Para Suzana Menezes, diretora da DRCC, “o projeto da doutora Nicole Costa apresenta uma estrutura sólida, um conhecimento profundo do Museu e da sua coleção e uma visão clarividente da relação permanente com a comunidade, o que traduz os valores e a missão da DRCC”.

À semelhança do que o pintor José Malhoa fazia no seu trabalho e no seu quotidiano, Suzana Menezes acredita que “este projeto estimulará um diálogo permanente com o público das Caldas da Rainha, com os estudantes e profissionais das artes e com instituições nacionais e internacionais”.

Nicole Costa é doutorada em antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco, no Brasil. Ao longo dos seus vinte anos de atividade profissional geriu e coordenou vários projetos transversais à cultura e à educação, passando pela área social, tendo sido premiada por vários destes projetos.

Desde 2019, é gestora geral do Paço do Frevo, um espaço dedicado à difusão, pesquisa, lazer e formação nas áreas da dança e música, na cidade de Recife, no Brasil.

Ao procedimento concursal apresentaram-se onze candidatos – oito nacionais e três internacionais.

Nicole Costa destacou-se, por unanimidade do júri, dos restantes candidatos em todos parâmetros de avaliação, tendo sido selecionada com uma classificação de 17,8 valores.

O júri do concurso contou com profissionais ligados a entidades com uma forte responsabilidade na museologia em Portugal, entre elas a DRCC, a Associação Portuguesa de Museologia, a Direção Regional de Cultura do Norte e a Universidade de Coimbra.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Caldense no top 12 do concurso Miss Portugal

Érica Batim Moreira representou Caldas da Rainha no concurso Miss Portugal 2024, destacando-se ao ser selecionada para o top 12, onde estavam concorrentes de Amarante, Ourém, Viana do Castelo, Vizela, Oliveira do Bairro, Sintra, Paços de Ferreira, Ponta Delgada, Seixal, Vila Nova de Cerveira e Seia.

batim site 1

Apartamento assaltado

Um apartamento foi assaltado na manhã do passado dia 18 na Travessa do Sol Nascente (junto ao Campo da Feira), nas Caldas da Rainha.

FootMania concentra dezenas de equipas de futebol juvenil

Entre 26 de junho e 7 de julho, Caldas da Rainha volta a acolher o FootMania, torneio internacional de futebol juvenil, que envolve a participação de jovens nacionais e estrangeiros, seus treinadores, dirigentes e familiares.