Q

Previsão do tempo

14° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
15° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C
15° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 24° C

Carlos Coutinho cessa funções como diretor e é elogiado pelo trabalho nos museus

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Carlos Coutinho dirigiu os Museus José Malhoa, da Cerâmica e Dr. Joaquim Manso desde 24 de março de 2015. No momento em que cessa funções como diretor, na sequência do concurso internacional aberto para a nova comissão de serviço do cargo, foram muitas as personalidades que transmitiram nas redes sociais e ao JORNAL DAS CALDAS o seu apreço pela “dedicação” e “excelente” trabalho desenvolvido pelo até agora diretor.

Carlos Coutinho dirigiu os Museus José Malhoa, da Cerâmica e Dr. Joaquim Manso desde 24 de março de 2015. No momento em que cessa funções como diretor, na sequência do concurso internacional aberto para a nova comissão de serviço do cargo, foram muitas as personalidades que transmitiram nas redes sociais e ao JORNAL DAS CALDAS o seu apreço pela “dedicação” e “excelente” trabalho desenvolvido pelo até agora diretor.

A Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC) agradece-lhe “todo o trabalho, profissionalismo e dedicação, reconhecendo publicamente o seu contributo para o desenvolvimento e promoção destes espaços, das suas coleções e das suas equipas”.

O cartoonista caldense Bruno Prates, da Academia Desenhos do Bruno, agradece a “dedicação e disponibilidade com que sempre se apresentou à comunidade”. “Criou laços, fidelizou novos públicos, mas acima de tudo esteve sempre atento a todos nós. Soube democratizar a cultura e torná-la acessível a todos”, acrescentou.

Daniel Pinto, diretor da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), também prestou a Carlos Coutinho o “reconhecimento e agradecimento por toda a atenção e excelente colaboração que sempre dedicou à relação com a EHTO, proporcionando aos alunos visitas de estudo aos museus e participando em diversas iniciativas temáticas que cruzaram os universos da gastronomia, arte e cultura”.

A presidente da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Azul, Ana Cristina Hilário, mostrou a sua gratidão “pela dedicação à arte e à cidade das Caldas da Rainha”.

A deputada municipal do CDS-PP, Sofia Cardoso, deixou um “enorme sentimento de gratidão pelo serviço prestado à comunidade e à cultura”. “Desejo muito sucesso para o futuro, nunca esquecendo o orgulho de ter tido um caldense à frente dos museus da nossa cidade”, adiantou.

No Facebook do Museu José Malhoa há mais relatos de homenagem ao ex-diretor.

Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, Vítor Marques, presidente da União das Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, disse que teve a oportunidade de “durante dois mandatos acompanhar e trabalhar em conjunto” com o diretor Carlos Coutinho, realizando “diversas atividades que muito nos honraram e proporcionaram aos caldenses e aos visitantes dos museus vivenciar experiências únicas e enriquecedoras”.

Já a vereadora responsável pelo pelouro da cultura da Câmara das Caldas, Maria Conceição Pereira, disse ao JORNAL DAS CALDAS que Carlos Coutinho, enquanto diretor dos museus, “demonstrou um grande empenho e dedicação e estabeleceu um contacto muito bom com a comunidade e com as instituições não só de Caldas da Rainha mas de fora do concelho”. Destacou a recente exposição, “Casulos. José Malhoa, Dado e Carolein Smit”, que foi inaugurada a 20 de maio no Museu José Malhoa. 

A autarca referiu ainda que o ex-diretor trouxe aos museus caldenses “boas exposições” e fez um “excelente trabalho com a Liga dos Amigos do Museu de José Malhoa”. “Dignificou os espaços museológicos mesmo com o pouco orçamento e recursos humanos que tinha”, adiantou a vereadora.

O presidente da Câmara das Caldas, Tinta Ferreira, também demonstrou “gratidão e reconhecimento” a Carlos Coutinho, que desenvolveu um “ótimo trabalho”. “Houve um concurso e lamento que não possa continuar como diretor porque estabelecemos uma ótima parceria de trabalho que valorizou a política cultural do município, do ministério da Cultura e valorizou a visibilidade do Museu Malhoa e Cerâmica”. O autarca acredita que Carlos Coutinho continuará no museu com a “determinação que o acompanhou há anos”.

Carlos Coutinho é licenciado em Línguas e Literaturas Modernas Variante Estudos Portugueses e Ingleses da Universidade Autónoma de Lisboa. Mestrando em Museologia e Património na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade Nova de Lisboa, tirou o curso de Pós-Graduação em Museologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.

De 2000 a 2012 foi técnico superior do Museu José Malhoa. Desenvolveu trabalho de investigação, inventário e interpretação das coleções, programação de exposições e projetos culturais e educativos baseados no trabalho de campo com as comunidades locais, apresentação do acervo em reserva, conservação das coleções e criação de parcerias com organizações da sociedade civil e/ou estabelecimentos de ensino.

De 2012 a março de 2015, foi coordenador dos museus da DRCC (Museu José Malhoa e Museu da Cerâmica).

Em 2015 foi nomeado diretor destes dois museus e ainda do Museu Dr. Joaquim Manso.

Carlos Coutinho vai continuar a trabalhar nos museus caldenses, uma vez que pertence ao quadro da DRCC.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Jantar convívio em Santa Catarina

O Centro Pastoral de Santa Catarina é palco no dia 4 de maio de um jantar convívio promovido pela Comissão de Pais de Santa Catarina no âmbito das comemorações dos 30 anos da escola da freguesia.

jantar

Beatriz Monteiro nos Jogos Paralímpicos Paris 2024

Beatriz Monteiro, atleta com experiência da Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, garantiu a qualificação para os Jogos Paralímpicos Paris 2024.

beatriz

Livro de Inês Sofia “O segundo lado da perfeição” alerta para romances tóxicos

“O segundo lado da perfeição” é como se designa o livro da jovem Inês Sofia que foi lançado no passado dia 7 na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral.
É o segundo livro da autora, de 19 anos, e é uma história de amor entre dois adolescentes. “É sobre um relacionamento abusivo. Os seus sinais, a forma como se expressa, a maneira como se faz sentir, e, principalmente, a culpa com que as vítimas ficam”, contou.

ines 1