Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 22° C
14° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 23° C
15° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 24° C

Vestimenta medieval projeta Óbidos

13 de Setembro, 2021
A empresa Municipal Óbidos Criativa entregou na passada sexta-feira duas cotas de armas ao animador Orlando Silva, com os brasões da vila de Óbidos, imagens fortes e identitárias que o acompanharão onde for, projetando assim o nome de Óbidos.
Orlando Silva com uma cota de armas

A empresa Municipal Óbidos Criativa entregou na passada sexta-feira duas cotas de armas ao animador Orlando Silva, com os brasões da vila de Óbidos, imagens fortes e identitárias que o acompanharão onde for, projetando assim o nome de Óbidos.

A cota de armas é uma vestimenta medieval usada pelo chefe-de-armas e pelos cavaleiros de uma determinada família ou casa nobiliárquica, com o respetivo escudo heráldico bordado ao peito.

Orlando Silva recebeu uma cota de armas com o brasão de Óbidos e outra com o brasão heráldico dos Silva, com a imagem do leão em perfil, que foi, este ano, escolhida para identificar os estabelecimentos de Óbidos associados aos Segredos de Óbidos e à celebração dos Tempos de Outrora, um programa de animação de verão, lançado pela Óbidos Criativa, em parceria com o projecto “Segredos de Óbidos”, em substituição do Mercado Medieval, que não se pôde realizar devido às limitações da pandemia e que levou a Óbidos um conjunto de animadores e iniciativas, que numa escala mais reduzida não deixou de lembrar a história medieval.

As cotas de armas foram executadas pelo projecto Sartor Consustura, igualmente sediado em Óbidos, que se dedica à pesquisa e recuperação de vestuário de época.

Orlando Silva fundou na Amoreira a Armis Nostrum, academia de armas históricas europeias dedicada ao estudo prática e divulgação da esgrima histórica e arco histórico. Ao longo dos últimos anos frequentou o circuito europeu de esgrima histórica e foi presença assídua em vários eventos de cariz medieval realizados por todo o país.

Este ano fez parte dos Tempos de Outrora, tendo marcado presença ao longo de todo o mês de agosto na encosta do Castelo de Óbidos com uma mostra de armas, algumas simulações de combates e a possibilidade de experimentação do arco por parte dos visitantes interessados.

Comentários
.

0 Comentários

Submit a Comment

Artigos Relacionados

Detido por maus tratos e ameaças de morte à companheira

Durante a relação de  26 anos, um homem controlou a companheira, provocando-lhe medo e limitando a sua vida social e familiar. Infligiu-lhe maus tratos verbais, psicológicos, físicos e ameaças de morte com recurso a arma de fogo.

Choque entre camiões e carro faz cinco feridos

Um acidente envolvendo um camião de transporte de lixo, outro camião com resíduos de construção e um carro provocou cinco feridos ligeiros, na Estrada Nacional 247, em Atouguia da Baleia, pelas 08h48 desta terça-feira.

Perguntas sobre hospital

Deputados do PSD do círculo de Leiria questionaram a ministra da saúde sobre o hospital das Caldas da Rainha sobre quando é que estão prontas as obras da urgência, que já duram há três anos.