Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
Entrevista ao candidato do Bloco de Esquerda

João Paulo Cardoso pretende aproximar a política dos cidadãos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O candidato independente João Paulo Cardoso recandidata-se pelo Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Óbidos nas próximas eleições autárquicas, com intuito de aproximar a política dos cidadãos, bem como “defender a transparência e a participação”. Foi convidado do programa “Especial Autárquicas 2021” da Rádio Mais Oeste (94.2 FM) em colaboração com o JORNAL DAS CALDAS, que decorreu no dia 8 de setembro.
O candidato do BE foi entrevistado pela Rádio Mais Oeste em colaboração com o Jornal das Caldas

Entrevista ao candidato do Bloco de Esquerda

O candidato independente João Paulo Cardoso recandidata-se pelo Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Óbidos nas próximas eleições autárquicas, com intuito de aproximar a política dos cidadãos, bem como “defender a transparência e a participação”. Foi convidado do programa “Especial Autárquicas 2021” da Rádio Mais Oeste (94.2 FM) em colaboração com o JORNAL DAS CALDAS, que decorreu no dia 8 de setembro.

Licenciado em direito e técnico de justiça no Ministério Público de Caldas da Rainha, concelho onde reside, o candidato, que concorre pela segunda vez como independente, aceitou novamente o desafio por considerar que “Óbidos precisa de recuperar a estabilidade e de lutar contra a partidocracia”, propondo-se assim a defender o ambiente e a transparência, promover a igualdade e a qualidade de vida e aproximar a política dos cidadãos.

Nestas eleições, o candidato, que durante o atual mandato tem integrado a Assembleia Municipal e que tem a “noção daquilo que não é feito”, pretende “lutar contra a partidocracia, que infelizmente tem sido o cancro que existe em Portugal, tanto a nível local como nacional”, e as “maiorias absolutas”, bem como criar um gabinete de análise de denúncias dos munícipes, contribuir para a educação cívica, “de uma vez por todas”, e consagrar o direito à oposição, “que não é praticado em Óbidos”.

Para o candidato do BE, “deve ser aplicado o direito de oposição porque as pessoas podem ter abordagens diferentes ou ideias melhores e quem está no poder tem de fazer o exercício do interesse comum”.

João Paulo Cardoso, que ambiciona ser eleito e tornar-se no “fiel da balança”, considera importante haver uma “política local que deve servir para melhorar a qualidade de vida de todos os cidadãos e para bem gerir e preservar o património público, cultural, histórico e ambiental”. “Não vejo em Óbidos a preocupação pelo interesse público e pelo bem comum”, afirmou, adiantando que pretende aproximar a política ao cidadão e aproveitar o capital intelectual e artístico na forma como realizar os eventos e no orçamento participativo.

Outra das bandeiras do programa eleitoral do Bloco é promover empregos de qualidade, fixar novos residentes e acolher visitantes, “sem esquecer, os que já cá estão e que muito fizeram pelo concelho”. A recuperação de aldeias e da cidade romana de Eburobrittium, tornando-as visitáveis, a descentralização dos eventos culturais, podendo alargá-los a outros concelhos do Oeste e privilegiar o turismo em vez do excursionismo, levando a que as pessoas permaneçam em Óbidos, são também propostas apresentadas.

“Óbidos teve turismo de qualidade e é isso que quero que volte a ter”, frisou o candidato.

Defende ainda a isenção da taxa do IMI para atrair novos residentes ao concelho, bem como restituir a totalidade do IRS, a requalificação de espaços verdes e promoção da preservação da biodiversidade com interligação à lagoa de Óbidos, assim como a criação de um gabinete de arqueologia e restauro, e de um centro de interpretação histórico e roteiro turístico no concelho.

O candidato do BE também pretende articular os meios de transporte de Óbidos (OBI) e das Caldas (TOMA) entre os dois concelhos, permitindo assim “uma mobilidade mais eficaz”, e ainda que o concelho seja “um exemplo de sustentabilidade agrícola e florestal”, apoiando assim as práticas mais ecológicas de exploração agrícola.

No que diz respeito à área da saúde, João Paulo Cardoso considera “urgente” que o novo hospital central seja construído o mais próximo possível da autoestrada, não sendo “admissível a perda de tempo que já tivemos”. Relativamente ao ex-libris do concelho, a Lagoa de Óbidos frisou a falta de vontade política para resolver os problemas, defendendo uma reforma estrutural.

O deputado municipal, que “quer lutar pela transparência e participação dos cidadãos”, acredita que, desta vez, poderá chegar à vereação, e que “todas as propostas apresentadas são exequíveis e que não oneram o marasmo público”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Óbidos Vila Gaming regressa de 4 a 12 de maio

Estava previsto realizar-se de dois em dois anos, mas o sucesso da primeira edição em 2023 fez com que o Óbidos Vila Gaming voltasse a repetir-se já este ano, de 4 a 12 de maio.

obidosgaming2

50 anos do 25 de Abril com diversos eventos e atividades

O Município de Caldas da Rainha realiza diversas iniciativas em todo o concelho, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, destacando-se a programação cultural agendada até ao dia 27 de abril.

abril1

João Silva segura Taça de Portugal de Esperanças

A Taça de Portugal de Esperanças em ciclismo foi conquistada por João Silva (Óbidos Cycling Team), concluída que está a quarta e última prova - a Volta às Terras de Santa Maria/Troféu Fernando Mendes, ganha por Alejandro Paz (Padronés Cortizo).

joao