Q

Previsão do tempo

18° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
18° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 23° C
18° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 24° C

Faleceu o primeiro presidente da Assembleia Municipal

12 de Setembro, 2021
Faleceu Aníbal Graciano Pedro, de 81 anos, um bombarralense que “ao longo da sua vida desempenhou um papel de enorme relevância e de destaque junto da comunidade do concelho”, manifestou o Município do Bombarral, por intermédio do presidente da Câmara, Ricardo Fernandes, que transmitiu o profundo pesar pela morte.
Aníbal Graciano Pedro teve um papel relevante no concelho do Bombarral

Faleceu Aníbal Graciano Pedro, de 81 anos, um bombarralense que “ao longo da sua vida desempenhou um papel de enorme relevância e de destaque junto da comunidade do concelho”, manifestou o Município do Bombarral, por intermédio do presidente da Câmara, Ricardo Fernandes, que transmitiu o profundo pesar pela morte.

O funeral realizou-se no dia 31 de agosto, com missa de corpo presente na igreja do Santíssimo Salvador do Mundo do Bombarral, seguindo o corpo para o cemitério de São Brás.

“O Bombarral vê assim partir um cidadão exemplar, que nos deixa um legado incalculável em termos empresariais, com a fundação de diversas empresas no concelho, em termos políticos, pelo exercício dos cargos de presidente da Junta e da Assembleia de Freguesia do Bombarral e da Assembleia Municipal do Bombarral, e em termos associativos, enquanto presidente do Sport Clube Escolar Bombarralense (SCEB)”, sublinhou o autarca.

Enveredou pela política no pós 25 de Abril de 1974, tendo assumido o cargo de primeiro presidente da Assembleia Municipal. No SCEB foi membro fundador da comissão pró-sede e assumiu em 2004 a presidência do clube, onde se manteve até 2008.

Medalha de honra do Município do Bombarral, foi distinguido em 2017 pelo Rotary Clube do Bombarral com o Prémio Carreira.

Em 2019, no âmbito da comemoração do 50º aniversário da Vepelibérica-Indústria e Comércio de Materiais de Construção Civil, Lda, com sede no Bombarral, Aníbal Graciano Pedro foi homenageado por não só ter encabeçado esta empresa como tê-la feito crescer, ao ponto de ser uma das mais antigas do concelho ainda em atividade. O empresário arriscou na abertura de novos espaços, garantindo postos de trabalho a mais de 60 famílias.

Aníbal Graciano Pedro nasceu em 1940 no Cintrão, no Bombarral. Como era costume no seio das famílias mais humildes, apenas lhe foi permitido concluir a quarta classe, pois havia que começar a trabalhar para sustento da família e foi isso que aconteceu com pouco mais de dez anos.

Iniciou a sua vida profissional como aprendiz de serralheiro na empresa Maximino de Carvalho, Lda, onde auferiu como primeiro salário um escudo por dia. Já casado, e com família para sustentar, decidiu trabalhar por conta própria e constituiu em 1969, com o colega Fernando Carvalho Venâncio, a Venâncio & Pedro, Lda, uma empresa de serralharia civil.

Em 1986 Aníbal Graciano Pedro comprou a quota do sócio e transformou a Venâncio & Pedro, Lda numa sociedade exclusivamente familiar, ficando os seus dois filhos detentores da respetiva quota.

Mantendo sempre o setor industrial relacionado com a metalúrgica, a Venâncio & Pedro, Lda ampliou o seu objeto social e enveredou pela energia solar, aquecimento central e venda de materiais de construção civil. Torna-se então um dos principais distribuidores a nível nacional de marcas como Solarhart, Roca e Pavigrês.

A empresa apostou na internacionalização em 2003 e alterou a sua denominação social de Vepel-Venâncio & Pedro, Lda para Vepelibérica-Indústria e Comércio de Materiais de Construção Civil, Lda.

Continuando a crescer, a empresa mudou de instalações, projetou-se a nível internacional, ampliou consideravelmente o número de funcionários mas na sua essência manteve-se uma empresa estritamente familiar.

Sempre atento às mutações do mercado, em 2018, Aníbal Graciano Pedro levou a Vepelibérica, Lda a abraçar também a construção civil, fazendo parte da empresa Imopromo, Lda.

Sendo um homem de família, Aníbal Graciano Pedro, depositou desde sempre nos seus filhos toda a sua confiança e foi assim que mais uma vez, assessorado pelos mesmos, apostou no Bombarral, transformando a antiga Panificadora Bombarralense num espaço moderno e acolhedor de pastelaria, padaria e restauração – O Pão.

Comentários
.

0 Comentários

Submit a Comment

Artigos Relacionados

Detido por maus tratos e ameaças de morte à companheira

Durante a relação de  26 anos, um homem controlou a companheira, provocando-lhe medo e limitando a sua vida social e familiar. Infligiu-lhe maus tratos verbais, psicológicos, físicos e ameaças de morte com recurso a arma de fogo.

Choque entre camiões e carro faz cinco feridos

Um acidente envolvendo um camião de transporte de lixo, outro camião com resíduos de construção e um carro provocou cinco feridos ligeiros, na Estrada Nacional 247, em Atouguia da Baleia, pelas 08h48 desta terça-feira.

Perguntas sobre hospital

Deputados do PSD do círculo de Leiria questionaram a ministra da saúde sobre o hospital das Caldas da Rainha sobre quando é que estão prontas as obras da urgência, que já duram há três anos.