Faleceu Aníbal Graciano Pedro, de 81 anos, um bombarralense que “ao longo da sua vida desempenhou um papel de enorme relevância e de destaque junto da comunidade do concelho”, manifestou o Município do Bombarral, por intermédio do presidente da Câmara, Ricardo Fernandes, que transmitiu o profundo pesar pela morte.
O funeral realizou-se no dia 31 de agosto, com missa de corpo presente na igreja do Santíssimo Salvador do Mundo do Bombarral, seguindo o corpo para o cemitério de São Brás.
“O Bombarral vê assim partir um cidadão exemplar, que nos deixa um legado incalculável em termos empresariais, com a fundação de diversas empresas no concelho, em termos políticos, pelo exercício dos cargos de presidente da Junta e da Assembleia de Freguesia do Bombarral e da Assembleia Municipal do Bombarral, e em termos associativos, enquanto presidente do Sport Clube Escolar Bombarralense (SCEB)”, sublinhou o autarca.
Enveredou pela política no pós 25 de Abril de 1974, tendo assumido o cargo de primeiro presidente da Assembleia Municipal. No SCEB foi membro fundador da comissão pró-sede e assumiu em 2004 a presidência do clube, onde se manteve até 2008.
Medalha de honra do Município do Bombarral, foi distinguido em 2017 pelo Rotary Clube do Bombarral com o Prémio Carreira.
Em 2019, no âmbito da comemoração do 50º aniversário da Vepelibérica-Indústria e Comércio de Materiais de Construção Civil, Lda, com sede no Bombarral, Aníbal Graciano Pedro foi homenageado por não só ter encabeçado esta empresa como tê-la feito crescer, ao ponto de ser uma das mais antigas do concelho ainda em atividade. O empresário arriscou na abertura de novos espaços, garantindo postos de trabalho a mais de 60 famílias.
Aníbal Graciano Pedro nasceu em 1940 no Cintrão, no Bombarral. Como era costume no seio das famílias mais humildes, apenas lhe foi permitido concluir a quarta classe, pois havia que começar a trabalhar para sustento da família e foi isso que aconteceu com pouco mais de dez anos.
Iniciou a sua vida profissional como aprendiz de serralheiro na empresa Maximino de Carvalho, Lda, onde auferiu como primeiro salário um escudo por dia. Já casado, e com família para sustentar, decidiu trabalhar por conta própria e constituiu em 1969, com o colega Fernando Carvalho Venâncio, a Venâncio & Pedro, Lda, uma empresa de serralharia civil.
Em 1986 Aníbal Graciano Pedro comprou a quota do sócio e transformou a Venâncio & Pedro, Lda numa sociedade exclusivamente familiar, ficando os seus dois filhos detentores da respetiva quota.
Mantendo sempre o setor industrial relacionado com a metalúrgica, a Venâncio & Pedro, Lda ampliou o seu objeto social e enveredou pela energia solar, aquecimento central e venda de materiais de construção civil. Torna-se então um dos principais distribuidores a nível nacional de marcas como Solarhart, Roca e Pavigrês.
A empresa apostou na internacionalização em 2003 e alterou a sua denominação social de Vepel-Venâncio & Pedro, Lda para Vepelibérica-Indústria e Comércio de Materiais de Construção Civil, Lda.
Continuando a crescer, a empresa mudou de instalações, projetou-se a nível internacional, ampliou consideravelmente o número de funcionários mas na sua essência manteve-se uma empresa estritamente familiar.
Sempre atento às mutações do mercado, em 2018, Aníbal Graciano Pedro levou a Vepelibérica, Lda a abraçar também a construção civil, fazendo parte da empresa Imopromo, Lda.
Sendo um homem de família, Aníbal Graciano Pedro, depositou desde sempre nos seus filhos toda a sua confiança e foi assim que mais uma vez, assessorado pelos mesmos, apostou no Bombarral, transformando a antiga Panificadora Bombarralense num espaço moderno e acolhedor de pastelaria, padaria e restauração – O Pão.
0 Comentários