Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 13° C
14° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C

Disfunção Temporomandibular – O que é?

Francisco Santos, especialista em Medicina Dentária no Hospital CUF Torres Vedras e na Clínica CUF Medicina Dentária Braamcamp

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Disfunção Temporomandibular (DTM) é um conjunto de desordens músculo esqueléticas que provocam dor orofacial (dor na região da cabeça, na face, pescoço, boca e/ou mandíbula). Afeta principalmente a zona onde o osso temporal (um osso do crânio) se articula com a mandíbula (maxilar inferior) - articulação temporomandibular, e os músculos mastigatórios. Estas desordens são caraterizadas por dor regional da face e pré-auricular ou pela limitação e interferência de movimentos mandibulares.
Francisco Santos, especialista em Medicina Dentária no Hospital CUF Torres Vedras e na Clínica CUF Medicina Dentária Braamcamp

Portugal carece de estudos epidemiológicos, no entanto, estudos realizados nos Estados Unidos observaram que entre 5 a 12% da população apresenta DTM.

Muitas vezes a DTM está relacionada com dor crónica e algumas condições psicológicas como a depressão.

Os sinais e sintomas mais comuns associados à DTM são: Estalidos e crepitação nos movimentos mandibulares; Bloqueio do maxilar; Dores de dentes; Dores de cabeça; Dor de ouvidos; Zumbidos ou sensação de ouvido tapado; Bruxismo – comportamento de apertar e/ou ranger os dentes, ou manter a mandíbula na mesma posição.

O diagnóstico é feito através da análise da história clínica do paciente, de um exame clínico que abrange a cavidade oral, a musculatura da face e articulação. Para complementar o diagnóstico, os exames mais comuns são a ressonância magnética e as tomografias computorizadas.

A terapêutica mais utilizada passa pela terapia farmacológica, fisioterapia, goteira oclusal, viscossuplementação com ácido hialurónico, aplicação de toxina botulínica, agulhamento em pontos gatilho e reabilitação oral.

Contudo, a abordagem para o tratamento da disfunção temporomandibular é multidisciplinar e individualizada, sendo adaptada ao problema de cada indivíduo.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Infantis obidenses vencem em futsal

Em jogo da 4ª jornada da Divisão Distrital - Grupo B de futsal em infantis, no pavilhão da EB 2-3 D. Luís de Ataíde, em Peniche, defrontaram-se no passado dia 24 o Peniche Amigos Clube “B” e a Associação Desportiva de Óbidos. O resultado foi de 2-6.

futsal

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto