Q

Previsão do tempo

14° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
15° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C
15° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 24° C

FIA aposta na promoção e na recuperação do artesanato nacional

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Fundação AIP, através da Lisboa - Feiras Congressos e Eventos, com o apoio do IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, vai realizar a FIA Lisboa - Feira Internacional do Artesanato de 4 a 12 de setembro.
Feira Internacional do Artesanato regressa à FIL

Segundo comunicado enviado pelo gabinete de imprensa da FIA, será uma edição adaptada à conjuntura atual, mas que manterá o seu núcleo tão distintivo e que tanto cativa o público – “a área dedicada ao artesanato nacional, em grande destaque, ao artesanato internacional e ainda a área da gastronomia”.

Depois de, em 2020, a FIA Lisboa não se ter realizado por não estarem reunidas as condições de segurança relativas à contenção da pandemia Covid-19, e de ser necessário proceder ao adiamento da feira nas datas inicialmente previstas em 2021, a Fundação AIP encara a “realização daquela que é a mais representativa feira de artesanato da Península Ibérica como uma aposta séria e consciente no retomar do caminho para este setor”.

A organização tem como expectativa que esta “constitua uma viragem no desenvolvimento da atividade económica, sabendo o que representa para o artesanato nacional e para os seus artesãos”.

Esta 33ª edição da FIA Lisboa será, aliada a uma “franca aposta no desenvolvimento da atividade económica deste setor – também ele muito afetado pela pandemia – o apostar também na divulgação e promoção do artesanato e gastronomia nacionais, porta de entrada para a promoção turística das regiões, que são representadas na FIA Lisboa pelos seus artesãos”.

A Fundação AIP tem implementado um plano de contingência e, com base nas diretivas da DGS – Direção Geral de Saúde, irá “tomar medidas de forma a assegurar toda a segurança para expositores e visitantes”.

Dessa forma, a área exposicional será “alargada para garantir uma melhor circulação de pessoas e assegurar as devidas distâncias de segurança e será explorado todo o potencial interno e externo do recinto da FIL, garantido, assim, um incremento do espaço disponível. Ao mesmo tempo, a capacidade será limitada ao número permitido por metro quadrado e só é permitida a entrada na FIA Lisboa mediante a apresentação do Certificado Digital Covid da UE ou de um teste negativo válido”.

A realização da FIA Lisboa 2021 permite também aos visitantes uma viagem por “culturas de outros países, preservando a mística pela qual a FIA Lisboa é reconhecida e que, ao longo das suas 32 edições, tem trazidos tantos visitantes à FIL”.

Nesta edição de 2021 a Fundação AIP, atenta a situação económica do setor e da economia nacional, vai “incentivar a presença de visitantes e compradores do artesanato nacional e internacional, através de descontos nos bilhetes de entrada que serão, em média, de 50% comparativamente à última edição de 2019”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Jantar convívio em Santa Catarina

O Centro Pastoral de Santa Catarina é palco no dia 4 de maio de um jantar convívio promovido pela Comissão de Pais de Santa Catarina no âmbito das comemorações dos 30 anos da escola da freguesia.

jantar

Semana Hortícola do Oeste

A Semana Hortícola do Oeste realiza-se no auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, no dia 2 de maio. Na sua 11ª edição, o tema é “A terra das couves e as couves sem terra”.

Bombeiros pedem criação de carreira

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral entregou na tarde da passada quarta-feira, na Câmara Municipal, uma carta a alertar para a necessidade da criação da carreira de bombeiro.

carta