Q

Previsão do tempo

24° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 27° C
23° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 28° C
23° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 29° C
  • Saturday 30° C

FIA aposta na promoção e na recuperação do artesanato nacional

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Fundação AIP, através da Lisboa - Feiras Congressos e Eventos, com o apoio do IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, vai realizar a FIA Lisboa - Feira Internacional do Artesanato de 4 a 12 de setembro.
Feira Internacional do Artesanato regressa à FIL

Segundo comunicado enviado pelo gabinete de imprensa da FIA, será uma edição adaptada à conjuntura atual, mas que manterá o seu núcleo tão distintivo e que tanto cativa o público – “a área dedicada ao artesanato nacional, em grande destaque, ao artesanato internacional e ainda a área da gastronomia”.

Depois de, em 2020, a FIA Lisboa não se ter realizado por não estarem reunidas as condições de segurança relativas à contenção da pandemia Covid-19, e de ser necessário proceder ao adiamento da feira nas datas inicialmente previstas em 2021, a Fundação AIP encara a “realização daquela que é a mais representativa feira de artesanato da Península Ibérica como uma aposta séria e consciente no retomar do caminho para este setor”.

A organização tem como expectativa que esta “constitua uma viragem no desenvolvimento da atividade económica, sabendo o que representa para o artesanato nacional e para os seus artesãos”.

Esta 33ª edição da FIA Lisboa será, aliada a uma “franca aposta no desenvolvimento da atividade económica deste setor – também ele muito afetado pela pandemia – o apostar também na divulgação e promoção do artesanato e gastronomia nacionais, porta de entrada para a promoção turística das regiões, que são representadas na FIA Lisboa pelos seus artesãos”.

A Fundação AIP tem implementado um plano de contingência e, com base nas diretivas da DGS – Direção Geral de Saúde, irá “tomar medidas de forma a assegurar toda a segurança para expositores e visitantes”.

Dessa forma, a área exposicional será “alargada para garantir uma melhor circulação de pessoas e assegurar as devidas distâncias de segurança e será explorado todo o potencial interno e externo do recinto da FIL, garantido, assim, um incremento do espaço disponível. Ao mesmo tempo, a capacidade será limitada ao número permitido por metro quadrado e só é permitida a entrada na FIA Lisboa mediante a apresentação do Certificado Digital Covid da UE ou de um teste negativo válido”.

A realização da FIA Lisboa 2021 permite também aos visitantes uma viagem por “culturas de outros países, preservando a mística pela qual a FIA Lisboa é reconhecida e que, ao longo das suas 32 edições, tem trazidos tantos visitantes à FIL”.

Nesta edição de 2021 a Fundação AIP, atenta a situação económica do setor e da economia nacional, vai “incentivar a presença de visitantes e compradores do artesanato nacional e internacional, através de descontos nos bilhetes de entrada que serão, em média, de 50% comparativamente à última edição de 2019”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Exposição Álefe em Ferrel

Na galeria da Associação Cultural Rabeca, no Largo Dr. Manuel Pedrosa, em Ferrel, no concelho de Peniche, vai ser inaugurada a exposição Álefe, com pinturas e aguarelas de António Teodoro.

alefe

Freguesias levam cultura ao Folio

No âmbito do Folio - Festival Literário Internacional de Óbidos as sete freguesias do concelho de Óbidos fazem-se representar com iniciativas, como lançamento de livros, música, poesia, tertúlias, exposições, instalações, teatro, entre outras. Eventos inseridos no "Dia da Freguesia" - Folio Educa.

folio