Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
13° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 16° C

Câmara das Caldas homenageia atleta paralímpica Beatriz Monteiro

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A atleta de Para Badminton Beatriz Monteiro, de 15 anos, foi homenageada pelo município das Caldas da Rainha e promete dar o máximo nos Jogos Paralímpicos que se realizam em Tóquio de 24 de agosto a 5 de setembro.
Cerimónia de homenagem à atleta de Para Badminton Beatriz Monteiro

A jovem, natural de Sintra, é aluna da UAARE (Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola) do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, tendo transitado este ano letivo para o 11o ano do curso de Ciências e Tecnologias.

Frequenta há cerca de um ano a escola caldense e conseguiu atingir o objetivo de estar presente nos Jogos Paralímpicos, em Tóquio, de 24 de agosto a 5 de setembro.

Antes da partida para Tóquio, Beatriz Monteiro foi homenageada numa cerimónia que decorreu na passada segunda-feira no Salão Nobre dos Paços do Concelho das Caldas da Rainha.

A autarquia ofereceu à atleta uma serigrafia de Mantraste, artista também das Caldas da Rainha, que se inspirou no badminton, modalidade que viu confirmada a estreia portuguesa em Jogos Paralímpicos.

Na cerimónia de homenagem, a atleta não escondeu a felicidade que sente quanto à sua qualificação para os Jogos Paralímpicos.

“Estou muito contente por representar Portugal. É um grande orgulho e a concretização de um sonho”, referiu.

Admitiu “ser difícil ganhar uma medalha em Tokyo 2020”, garantindo, no entanto, que está “na melhor forma possível”, que vai dar o seu melhor e que quer divertir-se e “aproveitar a melhor sensação que um atleta pode ter”.

Quanto a ser a única atleta a representar a modalidade, Beatriz Monteiro disse que sente “uma pressão positiva”, estando mais motivada para concretizar os seus objetivos.

Começou a praticar badminton quando tinha apenas nove anos, no seu 5o ano de escolaridade. “Não tive qualquer influência para começar a praticar este desporto, simplesmente iniciei no desporto escolar, que é das melhores coisas que um aluno pode ter, porque ajuda-nos em tudo”, conta a aluna-atleta da UAARE do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro. Federou-se aos dez anos no seu primeiro clube.

“Exemplo para muitos jovens”

O triatleta caldense João Pereira, que participou nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 e terminou em 27o, esteve presente nesta sessão, mostrando o seu apoio a Beatriz Monteiro.

O vereador Pedro Raposo, responsável pelo pelouro de desporto, disse que esta cerimónia pretende “exaltar a importância do desporto e a representação portuguesa nisto que são os Jogos Paralímpicos que representam a coragem, determinação, inspiração e igualdade”.

Frisou a importância de Beatriz Monteiro “defender as cores nacionais, mas, também por mostrar a inclusão que deve ser promovida pela prática do desporto”.

O vereador agradeceu o apoio e presença da família da atleta, que “tiveram um papel ativo neste processo”.

Presente na cerimónia de homenagem esteve o presidente do Comité Paralímpico de Portugal, José Manuel Lourenço. Disse a Beatriz Monteiro que ela tem que ser um exemplo “para muito jovens da tua idade ou um pouco mais velhos”.

“A presença hoje aqui de João Pereira é inspiradora e simboliza aquilo que deve ser a união entre estas duas dimensões que, já agora, acredito que um dia, ainda que existam competições diferentes em termos organizativos, o futuro vai encarregar-se de juntar”, manifestou.

José Manuel Lourenço agradeceu ainda o apoio dos pais da atleta, considerando que “é nas famílias que está a solução para trazermos mais jovens para o desporto”. “É fundamental que as famílias vençam o estigma da deficiência”, salientou, acrescentando que “é através do desporto que se pode aumentar a qualidade de vida das pessoas com deficiência”. “Dá-lhes outros horizontes e outras perspetivas de vida e em muitos casos funciona como um elevador social”, adiantou.

Sandra Amaral, diretora da Federação Portuguesa de Badminton, falou em representação do presidente da Federação e “elogiou o esforço e dedicação da Beatriz Monteiro, que é a primeira atleta de Para Badminton a representar Portugal nos Jogos Paralímpicos”.

Vítor Pardal, responsável nacional do projeto UAARE, referiu os resultados finais deste ano letivo da unidade caldense: “Nas Caldas o projeto UAARE, com atletas de nove modalidades não podia ser mais exemplar”, salientou, acrescentando que “os alunos que frequentam a Escola Rafael Bordalo Pinheiro têm 98,80% de desempenho académico, acima da média nacional”, fazendo notar que “85% destes alunos atletas não tiveram uma negativa”.

O presidente da Câmara, Tinta Ferreira, destacou o facto de Beatriz Monteiro ter vindo viver para as Caldas “percebendo que havia uma alternativa do projeto UAARE numa escola com qualidade e uma Federação Portuguesa de Badminton que a acolheu”.

Destacou os resultados positivos e o sucesso do projeto UAARE na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro e pediu um aplauso ao professor aposentado, Manuel Nunes, que iniciou este processo na escola.

O autarca defendeu ainda que o desporto escolar tem que ser “reativado” e receber mais “investimento”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss