Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 15° C
15° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 16° C
15° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 16° C

Baleia retirada do porto de abrigo da Nazaré

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A baleia que foi transportada para o porto de abrigo da Nazaré depois de ter sido encontrada morta no dia 26 de julho na Praia de São Romeu, em Salir do Porto, nas Caldas da Rainha, à entrada da baía de São Martinho, foi finalmente retirada da água na passada sexta-feira de manhã, depois de trabalhos complexos que tiveram custos superiores a 40 mil euros.
A baleia numa altura em que já estava em sob o contentor submerso onde iria entrar com a maré

Os 18,80 metros de comprimento e as perto de 39 toneladas do cetáceo não facilitaram a sua remoção para uma unidade especializada no tratamento de cadáveres de animais em Coruche.

A primeira tentativa ocorreu logo no dia a seguir a ter ido rebocada por uma lancha da Estação Salva-Vidas da Nazaré para o porto de abrigo, onde foi utilizado o equipamento ali existente para içar barcos, o que não se revelou eficaz.

Por isso, houve necessidade de encontrar outra estratégia, que passou por fazer deslocar a baleia comum, do sexo masculino, para o interior de um contentor que foi submerso. Na noite de quinta-feira foi posicionada em cima do contentor, para que com a mudança de maré (praia-mar), por volta das sete e meia da manhã de sexta, viesse a entrar e encaixar naquele equipamento, de modo a ser içada por uma grua e ser levada.

A missão exigiu paciência e foi coordenada pela Proteção Civil das Caldas da Rainha em conjugação com a Capitania do Porto da Nazaré, envolvendo, para além das empresas encarregues da grua e do transporte, um grande contingente operacional constituído por elementos da Estação Salva-Vidas, da Proteção Civil, da Polícia Marítima, da GNR, dos Bombeiros e ligados à proteção do ambiente.

“Estávamos dependentes da maré, que foi propícia à manobra e ficámos contentes por resolver a situação, porque é um alívio para o ambiente”, manifestou Guy Caldas, coordenador da Proteção Civil das Caldas da Rainha.

O comandante da Capitania do Porto da Nazaré, Zeferino Henriques, relatou que “decidimos trazer a baleia para o porto da Nazaré porque não existiam outras condições melhores para ser removida”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vestuário e perfumes apreendidos no Mercado Semanal

Mais de 200 peças de vestuário e perfumes com marcas de renome, avaliados em cerca de quatro mil euros e que incorriam em contrafação porque os vendedores não dispunham de direitos de utilização, foram apreendidos no Mercado Semanal das Caldas da Rainha, no Campo...

mercado1

GNR em ação de sensibilização no La Vie

O Destacamento Territorial de Caldas da Rainha da GNR realizou uma ação de sensibilização focada na proteção da floresta e ambiente e na prevenção criminal, no Centro Comercial La Vie, em Caldas da Rainha, nos dias 18 e 19 de março.

vie