Q

Previsão do tempo

28° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 21° C
28° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 21° C
29° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 22° C

Baleia retirada do porto de abrigo da Nazaré

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A baleia que foi transportada para o porto de abrigo da Nazaré depois de ter sido encontrada morta no dia 26 de julho na Praia de São Romeu, em Salir do Porto, nas Caldas da Rainha, à entrada da baía de São Martinho, foi finalmente retirada da água na passada sexta-feira de manhã, depois de trabalhos complexos que tiveram custos superiores a 40 mil euros.
A baleia numa altura em que já estava em sob o contentor submerso onde iria entrar com a maré

Os 18,80 metros de comprimento e as perto de 39 toneladas do cetáceo não facilitaram a sua remoção para uma unidade especializada no tratamento de cadáveres de animais em Coruche.

A primeira tentativa ocorreu logo no dia a seguir a ter ido rebocada por uma lancha da Estação Salva-Vidas da Nazaré para o porto de abrigo, onde foi utilizado o equipamento ali existente para içar barcos, o que não se revelou eficaz.

Por isso, houve necessidade de encontrar outra estratégia, que passou por fazer deslocar a baleia comum, do sexo masculino, para o interior de um contentor que foi submerso. Na noite de quinta-feira foi posicionada em cima do contentor, para que com a mudança de maré (praia-mar), por volta das sete e meia da manhã de sexta, viesse a entrar e encaixar naquele equipamento, de modo a ser içada por uma grua e ser levada.

A missão exigiu paciência e foi coordenada pela Proteção Civil das Caldas da Rainha em conjugação com a Capitania do Porto da Nazaré, envolvendo, para além das empresas encarregues da grua e do transporte, um grande contingente operacional constituído por elementos da Estação Salva-Vidas, da Proteção Civil, da Polícia Marítima, da GNR, dos Bombeiros e ligados à proteção do ambiente.

“Estávamos dependentes da maré, que foi propícia à manobra e ficámos contentes por resolver a situação, porque é um alívio para o ambiente”, manifestou Guy Caldas, coordenador da Proteção Civil das Caldas da Rainha.

O comandante da Capitania do Porto da Nazaré, Zeferino Henriques, relatou que “decidimos trazer a baleia para o porto da Nazaré porque não existiam outras condições melhores para ser removida”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Suspeito de esfaqueamento detido pela Judiciária

Um homem de 24 anos que tentou matar outro com uma faca, no ano passado em Rio Maior, foi detido no dia 24 de maio pelo Departamento de Investigação Criminal de Leiria da Polícia Judiciária em Ferrel, no concelho de Peniche.

pj

Barco de pesca encalhou na Consolação

Um barco de pesca encalhou na madrugada desta terça-feira a sul da Consolação, ao largo de Peniche, com cinco pescadores a bordo, que conseguiram chegar a terra sem problemas numa balsa salva-vidas.

barco3

Novo recorde de maior onda surfada na Praia do Norte

Há um novo recorde mundial de maior onda já surfada na Praia do Norte, na Nazaré, que foi alcançado pelo alemão Sebastian Steudtner, que em 29 de outubro de 2020 atingiu os 26,21 metros, segundo foi anunciado nesta terça-feira pela World Surf League (WSL), organizadora dos Red Bull Big Wave Awards.

onda