Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
14° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 16° C

João Almeida ficou em 16º no contrarrelógio olímpico

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O caldense João Almeida foi na passada quarta-feira o 16º classificado no contrarrelógio dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, uma prova de 44,2 quilómetros ganha pelo esloveno Primoz Roglic. Nelson Oliveira, o outro português em competição, foi o 21º.
O caldense esperava ficar no top 15

Num percurso ondulado, os contrarrelogistas puros tiveram forte concorrência de corredores completos, num tipo de exercício individual que costuma agradar aos ciclistas portugueses. O início explosivo, com uma das subidas mais duras até ao ponto de cronometragem instalado ao quilómetro 9,7 foi o troço que mais penalizou as aspirações de João Almeida e de Nelson Oliveira. Nesse parcial estavam ambos fora do top 20.

Com o passar dos quilómetros, os dois representantes de Portugal foram melhorando relativamente aos rivais, algo particularmente notório em João Almeida. O corredor natural das Caldas da Rainha terminaria com 58’33”97, mais 3’29”78 do que o novo campeão olímpico. Nelson Oliveira fez parar o cronómetro nos 58’59”22, a 3’55”03 do vencedor.

João Almeida estreou-se em contrarrelógios dos Jogos Olímpicos e conseguiu afastar um dos receios, o de ser pouco competitivo por nunca ter feito um contrarrelógio tão longo. “Acho que consegui gerir bem o esforço, mesmo tendo arriscado tentando entrar bem desde o início. Consegui manter o nível ao longo de toda a prova, mas reconheço que, não tendo más sensações, não senti que, fisicamente, estivesse no meu máximo. Perante este lote de adversários e numa distância tão longa, tinha pensado num top 15. Acabei por ficar perto. Acima de tudo saio com a satisfação de já ser um atleta olímpico”, explicou o corredor que, na prova de fundo, ficara na 13ª posição.

Depois do sétimo lugar no Rio de Janeiro, Nelson Oliveira aspirava a manter-se entre os dez melhores na corrida de Tóquio, não conseguindo alcançar essa meta.

O selecionador nacional, José Poeira, também reconheceu que os resultados não corresponderam às expetativas. “Pelo percurso, pelo trabalho feito pelos corredores e pela sua qualidade acreditávamos que o top 10 era possível. Mas não aconteceu e há que dar os parabéns a quem foi mais forte”, manifestou o responsável técnico.

Entre o segundo e o quinto classificados a diferença foi de apenas 4 segundos. O neerlandês Tom Dumoulin ficou com a medalha de prata, a 1’01”39 do vencedor, enquanto o bronze ficou para o australiano Rohan Dennis, a 1’03”09 do primeiro. O suíço Stefan Kung perdeu o pódio por uma diferença de 40 centésimos de segundo relativamente a Dennis. O quinto foi o campeão mundial, o italiano Filippo Ganna, que gastou mais 1’05”74 do que o campeão olímpico.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss